“BIOLOGIA TODO DIA” - A CRIAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE UM PERFIL NO INSTAGRAM COMO FERRAMENTA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2023.13720Palavras-chave:
Divulgação, Ciência, Validação, Instagram, Biologia.Resumo
O acesso à tecnologia é uma realidade vivenciada por grande parcela da população mundial. Desde o surgimento da internet, as relações humanas mudaram à nível global, principalmente sobre o conteúdo consumido online. Este estudo tem por objetivo validar um perfil no aplicativo Instagram, intitulado “Biologia Todo Dia”, como ferramenta de divulgação científica. Sabendo da presença desta rede social na vida da grande maioria das pessoas, principalmente dos jovens, é interessante explorar o seu potencial na promoção de conhecimento destinado a todos os públicos, de forma dinâmica e democratizada. A validação da página se deu através de análise das métricas disponibilizadas pelo próprio aplicativo, como também, através de análise de questionário aplicado com 57 seguidores. Foi possível inferir, após análise dos dados coletados, que o perfil “Biologia Todo Dia” possui potencial de ser usado com ferramenta de divulgação científica para o seu público, levando informação de forma clara, significativa e atrativa.
Downloads
Referências
Antônio, J. C. Uso pedagógico do telefone móvel (celular), Professor Digital. Disponível em: https://professordigital.wordpress.com/2010/01/13/uso-pedagogico-do-telefone-movel-celular/. Acesso em: 03 de jan. 2021.
Barbosa, C., Bulhões, J., Zhang, Y., & Moreira, A. (2017). Utilização do Instagram no ensino e aprendizagem de português língua estrangeira por alunos chineses na Universidade de Aveiro. Revista Latinoamericana de Tecnología Educativa-RELATEC, 16(1), 21-33.
Bolsarin, R. S., Passos, M. Y., & de Campinas, U. E. Cultura de Fãs e Produsagem: Engajamento e Novas Formas de Significação em Verbetes da Wikipédia1.
Cerigatto, M. P., & Nunes, A. K. F. (2020). O ENSINO DE CIÊNCIA E A CULTURA DIGITAL: PROPOSTA
PARA O COMBATE ÀS FAKE NEWS NO NOVO ENSINO MÉDIO. Revista de Educação, Ciências e Matemática, 10(3).
Costa, G. D. S. (2013). Mobile learning: explorando potencialidades com o uso do celular no ensino- aprendizagem de língua inglesa como língua estrangeira com alunos da escola pública.
Mozota, B. B., Klöpsch, C., & da Costa, F. C. X. (2009). Gestão do design: usando o design para construir valor de marca e inovação corporativa. Bookman editora.
G. R. G. Pessanha, T. O. Fidelis, C. D. Freire, E. A. Soares (2020). #Fiqueemcasa: análise de sentimento dos usuários do Twitter em relação ao covid19. Holos. 36(5), 1-20.
G1 (Brasil). Instagram faz 10 anos como uma das maiores redes sociais do mundo e de olho no TikTok, para não envelhecer. 2020. Disponível em: https://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/2020/10/06/instagram-faz-10anoscomo- uma-das-maiores-redes-sociais-do-mundo-e-de-olho-no-tiktok-paranaoenvelhecer.ghtml. Acesso em: 03 jan. 2021.
LIMA, Paolla Ribeiro. Perfil bizu de biologia (@bio.zu) no instagram e o impacto no processo de formação inicial docente. 2023. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Vitória de Santo Antão, 2023.
Marques, R., & Fraguas, T. (2021). A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. Research, Society and Development, 10(7), e31010716655-e31010716655.
PADILHA, I.; JÚNIOR, M.; SANTOS, M. A democratização da divulgação científica através do Wikipédia. 2019.
Paty, M. (2003). A ciência e as idas e voltas do senso comum. Scientiae Studia, 1, 9-26. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S167831662003000100002&ln g=en&nrm=iso. Acesso em: 03/01/2021.
Prensky, M. (2001). Nativos digitais, imigrantes digitais. On the horizon, 9(5), 1-6.
Ranginwala, S., & Towbin, A. J. (2018). Use of social media in radiology education. Journal of the American College of Radiology, 15(1), 190-200.
Santos, V.L.C & Santos, J.E. (2014). As redes sociais digitais e sua influência na sociedade e educação contemporâneas. HOLOS. 6. 307. 10.15628/holos.2014.1936.
Shafer S., Johnson M. B., Thomas R. B., Jhonson P. T., Fishman E. K. Instagram as a Vehicle for Education: What Radiology Educators Need to Know. Academic Radiology, 25(6), 819-822.
Silva, T., da Silva, S. M. R., & de Castro, C. S. S. (2021). DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NO INSTAGRAM: INSTRUMENTO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DE ESPÉCIES DE PRIMATAS DO LITORAL
NORTE DA PARAÍBA. Educação Ambiental em Ação, 19(74).
Silva, L W. A Internet foi Criada em 1969 com o nome de “Arpanet” nos EUA. Folha de S. Paulo. São Paulo 12 de agosto 2001. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml. Acesso em: 03 de jan. 2021.
SILVA, Maria Dara Pereira da. O uso do Instagram como recurso pedagógico no ensino de biologia. 2021. 72 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Biologia, Universidade Federal de Pernambuco (Ufpe), Vitória de Santo Antão, 2021.
Valeiro, P. M., & Pinheiro, L. V. R. (2008). Da comunicação científica à divulgação. Transinformação, 20, 159-169. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=384334798004. Acesso em: 05 de jan. 2021.
Vrana, R. (2013). Promotion of scientific literacy and popularization of science with support of libraries and internet services. In European Conference on Information Literacy (pp. 324- 330). Springer, Cham.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 HOLOS
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.