PLATAFORMA DE COMUNICAÇÃO SEM FIO APLICADA A SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2014.1945Resumo
A utilização de novas tecnologias para projetos de automação é hoje uma tendência nos grandes centros urbanos. Porém, no campo, a agricultura carece do uso dessas tecnologias, inclusive, em sistemas e métodos de irrigação e de monitoramento de lavouras, dos quais são em sua grande maioria ultrapassados e inadequados. Consequentemente, isso afeta diretamente todo o setor econômico de uma sociedade. Com isso, faz-se necessário o desenvolvimento de um mecanismo automatizado de controle de irrigação, possibilitando uma maior eficiência e eficácia no processo de irrigação. Para tanto, o objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um sistema de hardware e software capaz de tornar o processo de irrigação mais simples para o agricultor. Esse sistema consiste no controle e monitoramento da irrigação por meio de uma aplicação desenvolvida para computadores pessoais e através da internet, tendo em vista a mobilidade proporcionada para acesso do sistema em qualquer lugar do mundo. Além das vantagens práticas e econômicas, o sistema automatizado de irrigação possui um simples desenvolvimento, e utiliza materiais de baixo custo, o que torna viável sua implantação em grandes, médias e, inclusive, em pequenas lavouras.
Downloads
Referências
AQUINO, J.F.S. Plataformas de desenvolvimento para dispositivos móveis. Rio De Janeiro, Dezembro de 2007.
ARDUINO. Disponível em:<http://www.arduino.cc/>. Acesso em: 06 de Junho de 2013.
CAVALCANTE, M.A., TAVOLARO C.R.C., MOLISANI, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 4, 4503 (2011).
DIMARZIO, JEROME F.; Android: A programmer's Guide, New York. McGrawHill E-Book, 2008.
GAVIDIA, J.J.V. Programação funcional usando Java. 1997. Dissertação (Mestrado) – Instituto de Informática, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre. Julho de 1997.
ISTO É DINHEIRO. Uso de smartphones dobrou no último ano. Disponível em: <http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/117403_USO+DE+SMARTPHONES+DOBROU+NO+ULTIMO+ANO+APONTA+PESQUISA>. Acesso em: Agosto de 2013.
JÚNIOR, M.A.P., CASTRO, R.O. Estudo de caso da plataforma Android com Interfaces Adaptativas. LUMNI, v. 1, n. 1, (2011).
LIMA, C.B DE, VILLAÇA, M.V.M. AVR e Arduino técnicas de projetos. Florianópolis: Edição dos Autores, 2012. 632p.
LISTA, A.M. Projeto didático de Pesquisa: Informática. São Paulo: DCL, 2007. 776p.
PINHEIRO, J.M.S. As Redes com ZigBee. 2004. Disponível em: <http://www.projetoderedes.com.br/artigos/artigozigbee.php> Acesso em: 13 Julho de 2013.
QUEIROZ, T.M DE, BOTERL, T.A., FRIZZONE, J.A. Desenvolvimento de software e hardware para irrigação de precisão usando pivô central. Engenharia Agrícola, Jaboticabal, v.28, n.1, p.44-54, jan./mar. 2008.
ROBOCORE. Disponível em:<http://www.robocore.net/>. Acesso em: 06 de Junho de 2013.
RXTX. Disponível em:<http://rxtx.qbang.org/wiki/index.php/>. Acesso em: 23 de Dezembro de 2013.
SILVA, I.L.S DA. Sistema de Irrigação Automatizado Baseado na Umidade do Solo. Instituto de Estudos Superiores da Amazônia (IESAM). Belém – PA. 2007.
SOUZA, A.R., PAIXÃO, A.C., UZÊDA, D.D., DIAS, M.A., Duarte, S., Amorim H.S. A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33, n. 1, 1702 (2011).
WEBER, T.S. Tolerância a falhas: conceitos e exemplos. Apostila do Programa de Pós-Graduação–Instituto de Informática-UFRGS. Porto Alegre. 2003.