DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESTUDOS SOBRE O PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.13256

Palavras-chave:

Educação, Trabalho, Políticas Públicas, Programa Nacional Mulheres Mil

Resumo

Objetiva-se analisar estudos sobre o Programa Nacional Mulheres Mil (PMM) nas produções acadêmicas dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu do Brasil, realizando o levantamento quantitativo, as regiões em que foram produzidas, considerando para análise as concepções de educação, trabalho e políticas públicas definidas nos trabalhos. Parte-se do entendimento de que política pública é ação de Estado e que essas são direcionadas para solucionar problemas sociais. Assim, problematiza o direcionamento do PMM às mulheres em situação de vulnerabilidade. A metodologia utilizada foi a pesquisa do tipo estado do conhecimento (ou estado da arte) que tem como finalidade levantar dados sobre o conhecimento produzido a respeito da temática, por meio do mapeamento sobre o que outros pesquisadores já publicaram. Os resultados apontaram que os trabalhos em sua maioria discutem sobre educação e trabalho e articulam a visão de mercado de trabalho a partir da compreensão de que as políticas públicas tem um papel fundamental no progresso de uma sociedade, nesse sentido, é importante refletir sobre a qualificação das pessoas, que se possa proporcionar um desenvolvimento para além do mercado de trabalho.

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Biografia do Autor

Tathyane Torres da Silva Duarte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN(2019-2020). Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente é assistente em administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Gestão Pública. 

Márcio Adriano de Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutor (2010) e Mestre (2006) em Educação (Política e Gestão), pela UFRN. Especialista em Processos Educacionais (2003) e graduado em Pedagogia (2000), também pela UFRN. Cursou estágio Pós-Doutoral (2013-2014) em Sociologia da Educação, pela Universidade do Minho/Portugal. É professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, trabalhando em cursos, projetos e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP/IFRN. Temas de interesse: Avaliação de políticas públicas, Educação profissional, Formação e trabalho docente, Educação do Campo e Povos Tradicionais, Educação de Jovens e Adultos, e pesquisa e inovação. Membro de Associações acadêmico-científicas brasileiras, como a SBPC e a Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação, e de associações internacionais, como a Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Líder do Observatório de Políticas Públicas em Educação Profissional - OppEP-IFRN-CNPq. Lotado no Campus Natal Central do IFRN, atualmente atua em cooperação técnica com o Campus Caicó do IFRN

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Publicado

12/01/2022

Como Citar

Duarte, T. T. da S., & Azevedo, M. A. de. (2022). DEFINIÇÕES DE EDUCAÇÃO, TRABALHO E POLÍTICAS PÚBLICAS EM ESTUDOS SOBRE O PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO BRASIL. HOLOS, 8, 1–23. https://doi.org/10.15628/holos.2021.13256

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