A GESTÃO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA: PROPOSIÇÕES NA ESCOLA PÚBLICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.12003

Palavras-chave:

Gestão Educacional, Gestão Democrática, Políticas Públicas Educacionais, Escola Pública

Resumo

O estudo visa analisar práticas e desafios sobrepostos à implementação da Gestão Educacional na escola pública, enquanto eixo central das políticas brasileiras, apresentando proposições na garantia de processos democráticos e participativos. Nas reflexões em torno do tema trabalhamos com a metáfora do ciclo da rosa. As discussões são fruto de pesquisa de campo, contemplando o uso de levantamento teórico, análise documental e aplicação de entrevista semiestruturada. Os resultados indicam inúmeros desafios vivenciados na construção dos processos de gestão: ausência de participação da comunidade, conflitos internos, inexistência de planejamento e avaliação, falta de autonomia, cobranças governamentais em avaliações externas e falta de articulação do Projeto Político Pedagógico com a realidade, num contexto de inoperâncias entre as prescrições das políticas públicas e a escola. Indubitavelmente, assim como a rosa precisa ser desfolhada para florir novamente, a Gestão precisa ser reinventada, com parâmetros que ultrapasse o mero gerencialismo, para concretizar-se efetivamente.

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Biografia do Autor

MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutora em Educação pela UNICAMP. Docente do curso de Pedagogia, do Programa de Pós-graduação em Educação/Ufopa e do Programa de Pós-graduação em Educação da Amazônia/PGEDA, polo Ufopa. Coordenadora Adjunta do PPGE/Ufopa e do Grupo de Estudos e Pesquisas “História, Sociedade e Educação no Brasil – HISTEDBR/UFOPA”. É Vice coordenadora do Fórum de Editores de Periódicos de Educação das Regiões Norte e Nordeste Vice presidente da Região Norte da Sociedade Brasileira de Educação Comparada/SBEC (2020-2022). Bolsista do CNPq - Brasil (nº do processo 304018/2018-0).

LUCAS DE VASCONCELOS SOARES, Universidade Federal do Oeste do Pará.

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). Especialista em Gestão Escolar. Graduado em Licenciatura em Pedagogia. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/UFOPA). Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

MARIA JOSÉ PIRES BARROS CARDOZO, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará e Pós-doutora em Educação pela Ufopa. Professora associada do Departamento de Educação II e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Maranhão. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil (HISTEDBR/Ufopa). São Luís, Maranhão, Brasil.

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Publicado

18/06/2021

Como Citar

COLARES, M. L. I. S., SOARES, L. D. V., & CARDOZO, M. J. P. B. (2021). A GESTÃO EDUCACIONAL COMO POLÍTICA: PROPOSIÇÕES NA ESCOLA PÚBLICA. HOLOS, 2, 1–20. https://doi.org/10.15628/holos.2021.12003

Edição

Seção

Dossiê - Políticas educacionais: experiências significativas no Brasil e na Espanha

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