A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2015.1718Resumo
Este estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral investigar como os professores formadores realizam a transposição didática de seus conhecimentos. E como objetivos específicos analisar as aproximações/distanciamentos dos formadores em relação à transposição didática e sua compreensão com base nas estratégias de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas (CONNELY; CLANDININ, 1995) com docentes oriundos de diferentes áreas de conhecimento e que lecionam no Curso. A partir das análises sobre as falas docentes, foi possível refletir sobre os saberes desenvolvidos no curso de Pedagogia, buscando desencadear possíveis discussões acerca do desafio de se ofertar uma formação voltada para as demandas educacionais que aguardam o estudante de hoje, em sua futura atuação.Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Refletir na prática. Revista Nova Escola on-line. Ed. n. 154, Ago. 2002. Disponível em:<http://novaescola.abril.com.br/index.htm?ed/154_ago02/html/fala_mestre>. Acesso em: 26 de dez. 2012.
BOLZAN. Doris Pires Vargas. Verbetes. In: CUNHA, M. I.; ISAIA, S. Professor da Educação Superior. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária – Glossário- vol. 2. Brasília/ INEP, 2006, p. 358, 357, 368, 380.
BRASIL.Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP 01/2006, aprovada em 15 de Maio de 2006.
CHEVALLARD, Yves. La transposición didáctica: Del saber sábio al saber enseñado. 3ª ed. 2ª reimp. Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
CONNELLY y CLANDININ. Relatos de experiência e investigación narrativa. In: LARROSA; ARNAUS; FERRER et al. Déjame que te cuente. Barcelona: Alertes, 1995, p.11– 59.
DEMO, Pedro. Educação e qualidade. 6. ed. São Paulo: Papirus, 2001.
GIL, A. C. A didática do ensino superior. São Paulo: Atlas, 2008.
GRILLO, Marlene; ENRICONE, Délcia. Transposição didática: Uma criação ou recriação cotidiana. In: II ANPEDSUL. Curitiba: UFPR, 1999. Disponível em: http://www.portalanpedsul.com.br/home.php?link=anpedsul&sublink=eventos_anteriores. Acesso em: 26 de dez. de 2012.
IMBERNON, Francisco. Formação docente e Profissional: Formar-se para a mudança e incerteza. São Paulo: Cortez, 2001.
ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Verbetes. In: CUNHA, M. I.; ISAIA, S. Professor da Educação Superior. In: MOROSINI, M. (Ed.). Enciclopédia de Pedagogia Universitária – Glossário- vol. 2. Brasília/ INEP, 2006.
_____.Os movimentos da docência superior: construções possíveis nas diferentes áreas de conhecimento. Projeto de Pesquisa Institucional. CNPQ/PPGE/CE/UFSM, 2010 – 2013.
ISAIA, S.; BOLZAN, D.P.V. Elementos constitutivos do processo formativo de professores que atuam em licenciaturas. In: X Seminário Nacional Univérsitas. Porto Alegre: PUCRS/UFRGS, 2005.
_____. Aprendizagem docente na educação superior: Construções e tessituras da professoralidade. Educação. Porto Alegre, 2006.
_____. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para educação superior. In:XIII ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO- ENDIPE.Anais. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 2006b.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1985.
LIBÂNEO, Jose Carlos. Pedagogia e Pedagogos, Para que? 1ª ed. São Paulo: Cortez, 1998.
MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. O processo formativo do professor no ensino superior: em busca de uma ambiência (trans)formativa. In: Pedagogia universitária: tecendo redes sobre a educação superior. ISAIA, Sílvia Maria de Aguiar; BOLZAN, Dóris Pires Vargas; MACIEL, Adriana Moreira da Rocha. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. p.63-77.
MASETTO, Marcos T. (org.) Docência na universidade. Campinas: Papirus, 1998.
MATOS FILHO, Maurício A. S. de. A transposição didática em chevallard: as deformações/transformações sofridas pelo conceito de função em sala de aula. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/EDUCERE da Pucpr, 8. 2008, Curitiba. Anais...Curitiba: Pucpr, 2008. Disponível em:. Acesso em: 10 nov. 2011.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo, Hucitec-Abrasco, 1992.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote, 1993.
PIMENTA, Selma Garrido (Org.). Pedagogia e pedagogos: caminhos e perspectivas. São Paulo: Cortez. 2002.
PIMENTA, Selma Garrido; ANASTASIOU, Léa das Graças Camargos. Docência no Ensino Superior. São Paulo: Cortez, 2010.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 23ª ed. Ver. E atual. – São Paulo: Cortez, 2007.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA, CENTRO DE EDUCAÇÃO. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura em Pedagogia. Santa Maria: PROGRAD, 2006. Disponível em:http://w3.ufsm.br/pedagogia/