A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES

Autores

  • Marciele Taschetto da Silva Universidade Federal de Santa Maria
  • Silvia Maria de Aguiar Isaia Universidade Federal de Santa Maria
  • Adriana Moreira da Rocha Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2015.1718

Resumo

Este estudo é resultado de um trabalho de conclusão de curso, desenvolvida no Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, tendo como objetivo geral investigar como os professores formadores realizam a transposição didática de seus conhecimentos. E como objetivos específicos analisar as aproximações/distanciamentos dos formadores em relação à transposição didática e sua compreensão com base nas estratégias de ensino-aprendizagem. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas narrativas (CONNELY; CLANDININ, 1995) com docentes oriundos de diferentes áreas de conhecimento e que lecionam no Curso. A partir das análises sobre as falas docentes, foi possível refletir sobre os saberes desenvolvidos no curso de Pedagogia, buscando desencadear possíveis discussões acerca do desafio de se ofertar uma formação voltada para as demandas educacionais que aguardam o estudante de hoje, em sua futura atuação.

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Biografia do Autor

Marciele Taschetto da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Pedagoga, Especialista em Gestão Educacional e acadêmica do Curso de Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Silvia Maria de Aguiar Isaia, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, professora. Pesquisadora do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), Bolsista Produtividade do CNPq, Coordenadora da Rede Sul Brasileira de Insvestigadores da Educação Superior (RIES) na UFSM, Membro do PRONEX – CNPq/FAPERGS e Coordenadora do Observatório da Educação CAPES/INEP na UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil.

Adriana Moreira da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM, Membro da RIES, Pesquisadora Participante do Observatório da Educação junto a UFSM, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

18/04/2015

Como Citar

Taschetto da Silva, M., de Aguiar Isaia, S. M., & Moreira da Rocha, A. (2015). A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA IES FEDERAL NA VISÃO DE SEUS PROFESSORES. HOLOS, 2, 252–263. https://doi.org/10.15628/holos.2015.1718

Edição

Seção

ARTIGOS