O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FACILITADORAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO EPIDÊMICO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2021.11665

Palavras-chave:

Ensino Remoto Emergencial, Covid-19, Tecnologias da Informação e Comunicação, Gestão Educacional, Ensino Superior.

Resumo

O cenário atual da Covid-19 acarretou uma nova realidade para as Instituições de Ensino Superior (IES), que tiveram que se adequar ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, o presente trabalho objetiva clarear o campo do ERE ao avaliar as principais Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) utilizadas em quatro estudos de casos, seus desafios e benefícios. Os casos se deram em três cursos de graduação, Medicina (UFRN), Arquitetura e Urbanismo (UFRN) e Tecnologia em Construção de Edifícios (IFRN), e em um curso de mestrado, Engenharia Civil (UFRN). A metodologia adotada divide-se em: delineamento da pesquisa; desenho da pesquisa; preparação e coleta dos dados; análise dos casos; e elaboração dos relatórios. Como resultados, obteve-se que as TICs mais difundidas foram: Google Meet, Google Classroom, SIGAA, Google Forms, Kahoot e Quizlet. O trabalho conclui que o uso das TICs no ensino-aprendizagem de forma remota insere-se como facilitador no atual contexto epidêmico.

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Biografia do Autor

Thalia Giesta Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no curso de Graduação em Medicina. Coordenadora do Programa Febre Reumática - UFRN. Integrante do Projeto de Pesquisa Análise Perfil Clínico Epidemiológico e Terapêutico de Pacientes com Cardite Reumática em Serviço Universitário de Referência - HUOL/UFRN. Integrante do grupo da Cardiopediatria UFRN. Monitora do componente curricular Saúde e Sociedade (UFRN) no contexto da COVID-19 e Ensino Remoto. E-mail: liagiesta@gmail.com.br

Thalita Giesta Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Estudante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Formada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN - 2019) no Curso Técnico Integrado em Edificações. Pesquisadora em Building Information Modeling no Núcleo de Pesquisa em BIM (NP-BIM) desde 2016. Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP). Integra o Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Economia Circular e Ciclo de Vida (UFRN/CNPq). Monitora dos componentes curriculares Desenho Arquitetônico 01 e Desenho Artístico 01 (UFRN) no contexto da COVID-19 e Ensino Remoto. E-mail: thalitagiesta@yahoo.com.br

Josyanne Pinto Giesta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Doutorado em Arquitetura e Urbanismo (UFRN - 2013), MBA em Master BIM: Ferramentas de Gestão e Projeto (IPOG - 2020), Professora efetiva do IFRN nos cursos Engenharia Civil, Tecnologia em Construção de Edifícios e Técnico de Edificações. Professora colaboradora do Mestrado em Engenharia Civil (UFRN) na disciplina Modelagem da Informação da Construção. Pesquisadora em Building Information Modeling no Núcleo de Pesquisa em BIM (IFRN) e no Grupo de Pesquisas Interdisciplinares em Economia Circular e Ciclo de Vida (UFRN/CNPq), além de líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP/CNPq). E-mail: josyanne.giesta@ifrn.edu.br

Alfredo Costa Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestrado em Engenharia Sanitária pela UFRN, Especialização em Gestão e Tecnologia na Construção Civil pela UnP, graduação em Engenharia Civil pela UnP, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, em ensino presencial e em EaD, dos cursos de Engenharia Civil, Tecnologia em Construção de Edifícios e Técnico de Edificações, Pesquisador em Building Information Modeling no Núcleo de Pesquisa em BIM (IFRN).  Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Integração de Projetos (GIP). E-mail: alfredo.neto@ifrn.edu.br

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Publicado

06/08/2021

Como Citar

Costa, T. G., Costa, T. G., Giesta, J. P., & Costa Neto, A. (2021). O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FACILITADORAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO EPIDÊMICO DA COVID-19. HOLOS, 3, 1–24. https://doi.org/10.15628/holos.2021.11665

Edição

Seção

Dossiê COVID-19 e o mundo em tempos de pandemia

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