O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO COMO FACILITADORAS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO CONTEXTO EPIDÊMICO DA COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2021.11665Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Covid-19, Tecnologias da Informação e Comunicação, Gestão Educacional, Ensino Superior.Resumo
O cenário atual da Covid-19 acarretou uma nova realidade para as Instituições de Ensino Superior (IES), que tiveram que se adequar ao Ensino Remoto Emergencial (ERE). Assim, o presente trabalho objetiva clarear o campo do ERE ao avaliar as principais Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) utilizadas em quatro estudos de casos, seus desafios e benefícios. Os casos se deram em três cursos de graduação, Medicina (UFRN), Arquitetura e Urbanismo (UFRN) e Tecnologia em Construção de Edifícios (IFRN), e em um curso de mestrado, Engenharia Civil (UFRN). A metodologia adotada divide-se em: delineamento da pesquisa; desenho da pesquisa; preparação e coleta dos dados; análise dos casos; e elaboração dos relatórios. Como resultados, obteve-se que as TICs mais difundidas foram: Google Meet, Google Classroom, SIGAA, Google Forms, Kahoot e Quizlet. O trabalho conclui que o uso das TICs no ensino-aprendizagem de forma remota insere-se como facilitador no atual contexto epidêmico.
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