PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL EM TEMPOS DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.10910Palavras-chave:
Pandemia, Isolamento social, Educação, Tecnologias digitais, Aula remota, ProfessoresResumo
O presente artigo investiga as condições de trabalho remoto e a distância, impostas ao professor da educação básica, devido ao isolamento social decretado em função da Pandemia decorrente da propagação da COVID-19, que é uma doença que tem como principal consequência a insuficiência respiratória grave em um número expressivo de pacientes. A pesquisa se justifica pela abrangência da problemática, os impactos e a necessidade de compreensão desse momento da educação básica na perspectiva dos professores. Assim, a pesquisa permite compreender potencialidades e limites da atuação docente durante a pandemia com vistas ao aperfeiçoamento da sua prática. Metodologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo. Utilizou-se como instrumento um questionário estruturado aplicado em formato digital, distribuído conforme a técnica bola de neve, no prazo de dez dias, em que cada respondente era convidado a repassar o questionário a outros sujeitos que exerciam a docência na educação básica. Obtiveram-se 272 respostas de professores que atuam na educação básica, constituindo uma amostra não probabilística. A análise dos dados é quali-quantitativa. Concluiu-se que o isolamento social afetou expressivamente a vida pessoal e profissional dos professores. A intensificação da vida familiar mostrou-se um fenômeno ambíguo. A vida profissional também foi drasticamente afetada, levando à necessidade de se conhecerem novas ferramentas e modos de desempenhar a função, demandando mais tempo e esforço. O exercício das atividades profissionais em casa ainda levou ao esmaecimento das fronteiras entre uma esfera e outra.
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