BIOSSEGURANÇA NO ENSINO TÉCNICO: DE QUE MANEIRA OS ESTETICISTAS ASSOCIAM ESTE TEMA A PRÁTICA DE SUAS ATIVIDADES?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.10135

Palavras-chave:

Estética, Segurança Profissional, Percepção.

Resumo

O técnico em estética tem como atribuição atender e cuidar de seus pacientes, apesar desta categoria não apresentar formação médica fica claro a necessidade do mínimo de certificação para o desenvolvimento dos procedimentos Desta forma, a disciplina de biossegurança tem grande relevância na prática estetica, uma vez que, visa tratar ações que contribuem para a segurança dos indivíduos, tratando da construção humana coletiva, levando em consideração o conjunto de práticas sociais e culturais no exercicio da função. Sendo assim, este estudo teve como objetivo identificar como os discentes do curso técnico em Estética identificam os conceitos e as práticas de biossegurança na sua atuação profissional. O trabalho foi realizado em uma faculdade particular com uma turma egressa do curso técnico em estética. O estudo caracterizou-se como descritivo, dividido em duas etapas: a percepção prévia e formalização dos conceitos. A análise dos dados foi realizada com base na avaliação do discurso individual e coletivo, por meio de grupos focais. Foi observado que os discentes egressos possuem conceitos sobre a temática, contudo apresentam muitas lacunas entre as informações e após a formalização dos conceitos observou-se que ainda há uma necessidade de valorização da disciplina, uma vez que, os discentes apresentam ainda um conhecimento muito superficial da disciplina e de sua influência na prática estética.

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Biografia do Autor

Gleydson Kleyton Moura Moura Nery, Instituto Nacional do Semiárido - INSA.

Biólogo, Especialista em Etnobiologia e Mestre em Ecologia e Conservação - Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Pesquisador do Núcleo de Recursos Hídricos - Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

Janiele França Nery, Instituto Nacional do Semiárido

Bióloga, Universidade Estadual da Paraíba (UEPB); Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutora em Ecologia de Ecossistemas Aquáticos, Universidade Estadual de Maringá (UEM). Pesquisador do Núcleo de Recursos Hídricos - Instituto Nacional do Semiárido (INSA).

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Publicado

16/12/2020

Como Citar

Moura Nery, G. K. M., & Nery, J. F. (2020). BIOSSEGURANÇA NO ENSINO TÉCNICO: DE QUE MANEIRA OS ESTETICISTAS ASSOCIAM ESTE TEMA A PRÁTICA DE SUAS ATIVIDADES?. HOLOS, 6, 1–12. https://doi.org/10.15628/holos.2020.10135

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ARTIGOS

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