Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2018.7611Palavras-chave:
práticas integradoras, ensino médio integrado, integração curricularResumo
Nesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI). O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado.
Downloads
Referências
BRASIL. MEC/SETEC. CNE/CEB (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
BRASIL. CNE/CEB (2011). Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.
BRASIL (2004). Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília.
BRASIL (2008). Lei n. 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF.
BONFIM, Cristiani Hembecker; SILVA, Camila Mara Rodrigues (2014). Projeto INCUTEC: uma experiência de prática integradora para o Curso Técnico de Administração do IFMA Campus Buriticupu. HOLOS, 2(30),75-86.
LIMA ARAUJO, Ronaldo Marcos de; FRIGOTTO, Gaudêncio (2015). Práticas pedagógicas e ensino integrado. Revista Educação em Questão, 52(38),61-80.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (2005). Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Papirus editora.
LIBÂNEO, José Carlos (2013). Didática. – 2ª ed..São Paulo: Cortez.
GRÜMM, Cristiane Aparecida Fontana; VIEIRA, Solange Francieli; BRITO, L. M (2014). A iniciação científica no ensino médio integrado como possibilidade de uma prática integradora: estudo de caso através do resgate da memória da vitivinicultura em Videira, Santa Catarina. HOLOS, 30(2), 143-153.
HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; NASCIMENTO, José Mateus (2015). Sobre práticas integradoras: um estudo de ações pedagógicas na educação básica. HOLOS, 4(31) 63-76.
RAMOS, Marise N (2005). Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: In: RAMOS, Marise N. (Org.); FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez.
SACRISTÁN, Gimeno; GÓMEZ, AI Pérez (2009). Compreender e transformar o ensino. 4ª ed.. Artmed Editora.
ZABALA, Antoni (1998). A prática educativa: como ensinar. Penso Editora.