Práticas Pedagógicas Integradoras no Ensino Médio Integrado

Fábio Alexandre Araújo Santos, Joseane Duarte Santos, Vagner Pereira Professor, Angislene Ribeiro Silva

Resumo


Nesse artigo, objetivamos fazer um estudo acerca das práticas pedagógicas integradoras utilizadas pelos professores do Ensino Médio Integrado (doravante EMI).  O estudo trata de um estado do conhecimento realizado por meio do banco de dados Google Acadêmico, em um recorte temporal de 2007 a 2017. As análises desse trabalho partem de dezesseis textos que apresentam em sua temática práticas educativas que auxiliem na implementação do currículo integrado e possam assim contribuir para a formação dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Dentre essas práticas educativas integradoras, vê-se que, comumente ocorrem aquelas que partem da articulação de projetos interdisciplinares e de projetos integradores. O estudo evidencia a necessidade de práticas integradoras no EMI pela relevância de sua aproximação entre teoria e prática na integração das disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela sua efetiva contribuição na consolidação de um currículo integrado.  

 


Palavras-chave


práticas integradoras; ensino médio integrado; integração curricular

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DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2018.7611



 

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