INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2016.5165

Palavras-chave:

Computadores, Aulas de Matemática, Práticas pedagógicas de Professores de Matemática

Resumo

Neste artigo apresentamos um recorte dos dados obtidos por meio da aplicação de um questionário a 44 professores de Matemática que estavam lecionando no ano letivo 2013/2014 na cidade de Braga (Portugal). Os dados produzidos integram uma investigação cujo objetivo foi verificar como o computador é utilizado nas aulas de matemática das escolas públicas de Braga. Caracterizamos os sujeitos da pesquisa e apresentamos suas perspectivas referentes à integração do computador nas escolas e em suas práticas pedagógicas. Os resultados mostram que a maioria dos professores (79,5%) utiliza o computador em todos os anos que lecionam. Mostram, também, que 72,7% dos professores de matemática participantes do estudo usam o computador para lecionar no Ensino Básico, enquanto que 36,4% o utilizam no Ensino Secundário e, em ambos os níveis de ensino, a Geometria é o tema onde o computador é mais utilizado no ensino de conteúdos matemáticos. Os resultados demonstram a satisfação desses professores com o uso de computadores em suas práticas de ensino, reconhecendo a relevância de tal utilização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliel Constantino da Silva, Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)

Eliel Constantino da Silva é Licenciando em Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil, com dupla-diplomação obtida na Universidade do Minho, Portugal, no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI/CAPES). Desenvolve pesquisas relacionadas ao uso de Tecnologias no Ensino e Aprendizagem de Matemática e é membro do Grupo de Pesquisa "Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores" (GPEA) da Faculdade de Ciências e Tecnologia, UNESP, Campus de Presidente Prudente. Email: eliel_constantino@hotmail.com

José Antonio Fernandes, Instituto de Educação/Universidade do Minho

José António Fernandes é Doutor em Educação (Universidade do Minho), Professor Associado, Departamento de Estudos Integrados de Literacia, Didáctica e Supervisão, Universidade do Minho. Endereço para correspondência: Universidade do Minho, Instituto de Educação. Campus de Gualtar. 4710-057 Braga, Portugal. E-mail: jfernandes@ie.uminho.pt

Bento Duarte Silva, Instituto de Educação/Universidade do Minho

Bento Duarte da Silva é Professor Catedrático do Instituto de Educação da Universidade do Minho, Doutorado em Educação, na área da Tecnologia Educativa. Foi Vice-Presidente do Instituto de Educação e Psicologia (2003-2010) e Vice-Presidente do Instituto de Educação (2010-2013); Foi Diretor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa (2007-2016). Atualmente, é Coordenador da área de Especialização de Tecnologia Educativa do Mestrado em Ciências da Educação; é membro da Comissão Diretiva do Programa de Doutoramento em “Aprendizagem Enriquecida com Tecnologia e Desafios Societais”, apoiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT/Portugal); integra o Centro de Competência da UMinho para a área das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação; integra, ainda, o Observatório de Educação a Distância e Elearning da Universidade Aberta (Portugal), e faz parte dos corpos dirigentes da Associação Científica Internacional de Psicopedagogia (ACIP).

Desenvolve atividades de docência, pesquisa e orientação nos Programas de Pós-Graduação em Tecnologia Educativa (Mestrado e Doutoramento). É Autor de diversos trabalhos de investigação sobre Tecnologia e Comunicação Educacional, recaindo os seus atuais interesses de investigação na conceção, desenvolvimento e avaliação de estratégias para a integração das TDIC (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na Educação, particularmente na Educação Online.

Maria Raquel Miotto Morelatti, Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP)

Maria Raquel Miotto Morelatti é Doutora em Educação (Currículo) pela PUC/SP (2001) e mestre em Matemática pela UFSCar (1992). É professora assistente doutora junto ao Departamento de Matemática e Computação (DMC) e atualmente é vice-coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), UNESP, Campus de Presidente Prudente. Foi coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática no período 2006-2010, chefe do Departamento de Matemática e Computação (DMC) no período 2012-2014 e coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/Capes 2013, subprojeto do Curso de Matemática da FCT/UNESP, no período de março de 2014 a junho de 2016. Atua no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da FCT/Unesp, na linha de pesquisa Práticas e Processos Formativos em Educação, orientando trabalhos na temática ensino e aprendizagem de matemática, formação de professores de matemática e novas tecnologias educacionais. É coordenadora do Grupo de Pesquisa "Ensino e Aprendizagem como Objeto da Formação de Professores" desde 2002 e vice-líder do Grupo de Pesquisa "Práticas Colaborativas em Educação Matemática", criado em 2016. Atualmente é coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID/UNESP e Coordenadora do Projeto LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM REDE: UNESP, UFAM e UNIVERSIDADE DO MINHO, aprovado no âmbito do Programa Licenciaturas Internacionais - PLI Portugal/CAPES (Edital 074/2014).

Referências

Amado, N., & Carreira, S. (2008). Utilização pedagógica do computador por professores estagiários de Matemática – diferenças na prática de sala de aula. In A. P. Canavarro, D. Moreira, M. I. Rocha (Orgs.), Tecnologias e educação matemática (pp. 286-299). Lisboa: Seção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Blanco, E., & Silva, B. (1993). Tecnologia educativa em Portugal: conceito, origens, evolução, áreas de intervenção e investigação. Revista Portuguesa de Educação, 6(3), 37-55.

Costa, A. I. L., & Canavarro, A. P. (2008). Ensinar Matemática com computador: factores de inibição ou motivação das práticas dos professores. In A. P. Canavarro, D. Moreira, M. I. Rocha (Orgs.), Tecnologias e Educação Matemática (pp. 300-312). Lisboa: Seção de Educação Matemática da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação.

Fernandes, J. A., Alves, M. P., Viseu, F., & Lacaz, T. M. (2006). Tecnologias de informação e comunicação no currículo de matemática do ensino secundário após a reforma curricular de 1986. Revista de Estudos Curriculares, 4(2), 291-329.

Fernandes, J. A. (1998). Tecnologia gráfica no estudo de classes de funções. Educação e Matemática, 46, 33-36.

Fernandes, J. A., Vaz, O. (1998). Por que usar tecnologias nas aulas de matemática? Boletim da SPM, 39, 43-55.

Goldenberg, M. (2013). A Arte de Pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em Ciências Sociais (7ª ed.). Rio de Janeiro: Record.

Hill, M. M., & Hill, A. (2002). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Lima, A. J. B. (2011). A utilização de tecnologias de informação e comunicação na aprendizagem da matemática por alunos brasileiros e portugueses do ensino médio/secundário. Dissertação de mestrado, Instituto de Educação, Universidade do Minho, Braga, Portugal.

Ministério da Educação (2001a). Programa de Matemática A: 10º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.

Ministério da Educação (2001b). Programa de Matemática B: 10º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.

Ministério da Educação (2001c). Programa de Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.

Ministério da Educação (2002a). Programa de Matemática A: 11º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.

Ministério da Educação (2002b). Programa de Matemática B: 11º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.

Ministério da Educação (2002c). Programa de Matemática A: 12º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 20 junho, 2014, de

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.

Ministério da Educação (2002d). Programa de Matemática B: 12º ano. Lisboa: Autor. Recuperado em 10 junho, 2014, de

http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=directorio&pid=2&letra=M.

Ministério da Educação (2007). Programa de Matemática do Ensino Básico. Recuperado em 15 agosto, 2014, de http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinosecundario/index.php?s=dir-ectorio&pid=2&letra=M.

Ministério da Educação (2008). Modernização tecnológica do ensino em Portugal. Estudo de Diagnóstico. Lisboa: Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação (GEPE).

NCTM (1989). Curriculum and evaluation standards for school mathematics. Reston: NCTM.

NCTM (2000). Principles and standards for school mathematics. Reston: NCTM.

Ponte, J. P., & Canavarro, A. P. (1997). Matemática e novas tecnologias. Lisboa: Universidade Aberta.

Valente, J. A. (Org). (1993). Computadores e conhecimento: repensando a educação. Campinas: Gráfica Central da UNICAMP.

Viseu, S. (2007). A utilização das TIC nas escolas portuguesas: alguns indicadores e tendências. In F. A. Costa, H. Peralta, S. Viseu (Org.), As TIC na educação em Portugal: Concepções e práticas (pp. 37-59). Porto: Porto Editora.

Viseu, F., Lima, A. J. B., & Fernandes, J. A. (2013). Um estudo comparativo sobre o uso das TIC na aprendizagem de matemática do ensino secundário/médio em Portugal e no Brasil. Educação Matemática e Pesquisa, 15(2), 293-316.

Downloads

Publicado

09/05/2017

Como Citar

Silva, E. C. da, Fernandes, J. A., Silva, B. D., & Morelatti, M. R. M. (2017). INTEGRAÇÃO DE COMPUTADORES NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA. HOLOS, 8, 303–317. https://doi.org/10.15628/holos.2016.5165

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.