A RELEVÂNCIA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA E DE FILOSOFIA PARA A FORMAÇÃO DOS JOVENS NO SÉCULO XXI

Alexandre Medeiros de Araújo, José Gllauco Smith Avelino de Lima

Resumo


O presente texto busca problematizar esse “preconceito pedagógico”, abrindo espaço para um debate endereçado ao entendimento dos conhecimentos sociológicos e filosóficos como saberes constitutivos de uma das principais funções sociais da escola, qual seja: a da educação para o exercício da cidadania. Trazemos, ainda, a discussão sobre a especificidade da Sociologia e da Filosofia no âmbito do Ensino Médio, compreendendo essas disciplinas como integrantes de um projeto educacional alicerçado na construção de um “conhecimento prudente para uma vida decente”, como nos ensina, hoje, Boaventura de Sousa Santos (2006).

Palavras-chave


Educação; Juventude; Sociologia; Filosofia.

Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações Curriculares para o Ensino Médio. v. 3. Brasília: Ministério da Educação, 2006.

CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.

EPICURO. Carta sobre a felicidade: a Meneceu. Tradução e apresentação: Álvaro Lorencini e Enzo Del Carratore. São Paulo: Editora Unesp, 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 41. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GALLO, S.; ASPIS. R. L. Ensinar Filosofia: um livro para professores. São Paulo: Atta, Mídia e Educação, 2009.

GUIMARÃES, Elisabeth da Fonseca. Epistemologia e cidadania: o ensino de Sociologia na Educação Básica. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA (Org.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró/RN: UERN, 2014, p. 17-33.

IGLESIAS, Maura. O que é filosofia e para que serve. In: REZENDE, Antonio (Org.) Curso de Filosofia. 13. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2003.

KANT, Immanuel. Lógica. 3. ed. Trad. Guido Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003.

MARCONDES, D.; FRANCO, I. A filosofia: o que é para que serve?. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, PUC-Rio, 2011.

MILLS, C. W. A imaginação sociológica. 6. ed. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.

NIETZSCHE, F. Escritos sobre educação. Trad. Noéli Sobrinho. Rio de Janeiro: Loyola, PUC-Rio, 2004.

SANTOS, Boaventura de Sousa. Conhecimento prudente para uma vida decente: “um discurso sobre as ciências revisitado”. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

VIEIRA, José Glebson; CUNHA, Lidiane Alves. Apresentação: o ensino de Sociologia na pauta da UERN. In: VIEIRA, José Glebson; CUNHA (Org.). Desafios e perspectivas do ensino e da formação de professores de Sociologia para o Ensino Médio. Mossoró/RN: UERN, 2014, p. 7-16.




DOI: https://doi.org/10.15628/holos.2015.3223



 

HOLOS IN THE WORLD