REUNIÃO COOPERATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GESTÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores/as

  • Adriana de Vasconcelos Cavalcanti Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Flávio Boleiz Junior UFRN

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.16098

Palabras clave:

Freinet, escola moderna, reunião cooperativa, educação do trabalho

Resumen

Este artigo visa a abordar uma das técnicas que contribui para com a materialidade da concepção pedagógica de Célestin Freinet na relação dialética e dialógica que envolve as práticas docente e discente. Trata-se da Reunião Cooperativa, que coloca crianças e adultos em horizontalidade para resolverem coletivamente os problemas e conflitos cotidianos da sala de aulas em geral. O arcabouço teórico apresenta sintonia com os princípios da pedagogia popular de Freinet ao propor a metodologia ativa e progressista da Escola Moderna, que a especificou como Educação do Trabalho. Ao tratar detalhadamente, neste pequeno ensaio, a Reunião Cooperativa, a metodologia utilizada não poderia deixar de ser a observação participante, um método qualitativo para abordar a experiência relevante da imersão em um ambiente que consegue propiciar, através do próprio trabalho educativo, reflexão acerca da aprendizagem e da conduta democrática no despertar da autonomia e da gestão do próprio trabalho pedagógico por parte dos educandos.

Biografía del autor/a

Adriana de Vasconcelos Cavalcanti, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Licenciada em Pedagogia (UFRN). Especialista em Fundamentos Linguísticos para o Ensino da Leitura e da Escrita (UFRN). Mestre em educação (UFRN) Linha de Políticas e Práxis Educativas, do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) UFRN. Professora das séries iniciais da rede estadual e privada do Rio Grande do Norte. Professora do ensino superior da rede privada do Rio Grande do Norte. Pesquisadora, atuante nos seguintes eixos voltados para a educação em suas variadas etapas da aprendizagem. Políticas educacionais e Fundamentos Filosóficos, Históricos, Antropológicos e Sociológicos da Educação que abrangem os seguintes temas: a micropolítica na escola, cooperativismo escolar, Pedagogia Freiriana, Pedagogia Freinet, Educação Popular.

Flávio Boleiz Junior, UFRN

Professor Adjunto no Departamento de Fundamentos e Políticas da Educação - DFPE do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, é Pedagogo (2003), Mestre (2008) e Doutor (2012) em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - Feusp. Atua principalmente nos seguintes temas: Fundamentos Filosóficos, Históricos, Antropológicos e Sociológicos da Educação, Pedagogia Freiriana, Administração Escolar, Educação a Distância e Direitos Humanos.

Citas

ENGELS, Friedrich. O papel do trabalho na transformação do macaco em homem (1876), Trabalho necessário. Rio de Janeiro, Ano 4, n. 4, p. 1-9, 2006, ISSN 1808-799X. DOI: https://doi.org/10.22409/tn.4i4.p4603

FREINET, Célestin. Pedagogia do bom senso. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

FREINET, Célestin. Educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. São Paulo: Paz e Terra, 1967.

MARX. Karl. O capital: crítica da economia política. v. 1, t. 1. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

OLIVEIRA, Anne Marie Milon. Célestin Freinet: raízes sociais e políticas de uma proposta pedagógica. Rio de Janeiro: Papéis e Cópias da Escola de Professores, 1995.

Publicado

21/11/2023

Cómo citar

CAVALCANTI, Adriana de Vasconcelos; BOLEIZ JUNIOR, Flávio. REUNIÃO COOPERATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA GESTÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 212–226, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.16098. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16098. Acesso em: 23 jul. 2024.

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem