PRÉ-VESTIBULARES POPULARES E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA LUTA POPULAR
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15757Palavras-chave:
camadas populares, educação popular, pré-vestibular popularResumo
Este trabalho é parte da pesquisa em andamento “Juventudes, Educação e Experiências Literárias no cursinho pré-vestibular popular Afin/Ituiutaba-MG”, realizado em nível de Mestrado em Educação. Considerando a relação entre os pré-vestibulares populares (PVP) e seu fundamento na Educação Popular, tem como objetivo compreender a importância desses pré-vestibulares na luta pela democratização do acesso à educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como principal instrumento o levantamento bibliográfico, baseado nas/os autoras/es Lajara Janaina de Lopes Corrêa (2011), Clóves Alexandre Castro (2005) e Adriano De La Fuente (2019). O levantamento de dados foi feito na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) com as palavras-chave “Pré-vestibular popular” e “Educação Popular” no período de 10 anos e com correspondência a todos os termos de busca. Foram elencados e analisados 15 trabalhos considerando o título, ano de publicação, palavras-chave, objetivos e resultados. Assim, foi perceptível que os fundamentos da Educação Popular adotadas pelos pré-vestibulares populares corroboram a potencialidade destes, contemplando a luta pela democratização do acesso à educação e a transformação social.
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