PRÉ-VESTIBULARES POPULARES E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA LUTA POPULAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15757

Palavras-chave:

camadas populares, educação popular, pré-vestibular popular

Resumo

Este trabalho é parte da pesquisa em andamento “Juventudes, Educação e Experiências Literárias no cursinho pré-vestibular popular Afin/Ituiutaba-MG”, realizado em nível de Mestrado em Educação. Considerando a relação entre os pré-vestibulares populares (PVP) e seu fundamento na Educação Popular, tem como objetivo compreender a importância desses pré-vestibulares na luta pela democratização do acesso à educação. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como principal instrumento o levantamento bibliográfico, baseado nas/os autoras/es Lajara Janaina de Lopes Corrêa (2011), Clóves Alexandre Castro (2005) e Adriano De La Fuente (2019). O levantamento de dados foi feito na Base Digital de Teses e Dissertações (BDTD) com as palavras-chave “Pré-vestibular popular” e “Educação Popular” no período de 10 anos e com correspondência a todos os termos de busca. Foram elencados e analisados 15 trabalhos considerando o título, ano de publicação, palavras-chave, objetivos e resultados. Assim, foi perceptível que os fundamentos da Educação Popular adotadas pelos pré-vestibulares populares corroboram a potencialidade destes, contemplando a luta pela democratização do acesso à educação e a transformação social.

Biografia do Autor

Beatriz Fernanda Carreira, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Mestranda em Educação na linha de pesquisa: Leitura, Educação e Ensino da Língua Materna e Ciências da Natureza, pela Universidade Federal de Catalão - GO. Graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Humanas do Pontal, da Universidade Federal de Uberlândia - ICHPO/UFU, na cidade de Ituiutaba/MG. Atuou como bolsista de Apoio Pedagógico no Programa de Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (Afin/Pontal). Atuou como bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), subprojeto Pedagogia. Exerceu monitoria especial na Divisão de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Depae). Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisas em Leitura, Escrita, Livros e Linguagens (Geplell). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Letramento Literário.

Maria Zenaide Alves, Universidade Federal de Catalão (UFCAT)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003), mestrado em Europeu em Ciências Sociais e Educacionais pela Universidade do Porto (2007) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013) com estágio sanduiche na Columbia University (2012). Atualmente é professora professor titular da Universidade Federal de Catalão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação popular, atuando principalmente nos seguintes temas: juventudes, projetos de vida, migração, formação de professores, educação do campo, juventude rural.

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Publicado

21-11-2023

Como Citar

CARREIRA, Beatriz Fernanda; ALVES, Maria Zenaide. PRÉ-VESTIBULARES POPULARES E A DEMOCRATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO POR MEIO DA LUTA POPULAR. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 135–149, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15757. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15757. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem