EXPERIÊNCIA EXITOSA NO CAMPO DO ENSINO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA E DA ORTOGRAFIA - BINGO DE SÍLABAS E PALAVRAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15737Palavras-chave:
bingo, ensino e aprendizagem, brincadeiraResumo
A implementação de projetos na escola envolvendo a regionalidade ampliam as possibilidades de ensino e aprendizagem no âmbito do sistema de escrita alfabética e ortográfica dos estudantes no Ensino Fundamental, isso foi percebido com a implementação do Projeto Trilhos da Alfabetização. O objetivo é destacar a experiência exitosa envolvendo o uso do bingo de sílabas e palavras para estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental de forma lúdica e criativa numa escola maranhense. A metodologia partiu de uma abordagem qualitativa, com o público de duas turmas do 1º Ano do Ensino Fundamental, com média de 22 estudantes na faixa etária de seis anos de idade. Foram realizadas quatro etapas, a saber: a primeira tratou da organização da lógica do bingo. Em seguida, foi utilizado um aplicativo na internet para a produção de 25 cartelas do bingo. A terceira etapa foi a prática, que iniciou com a distribuição das cartelas para que os estudantes realizassem o desenvolvimento do jogo. Ao final, ocorreu a apreciação das crianças tentando decifrar em parceria com seus pares de classe as sílabas e palavras. A produção do bingo de sílabas e palavras foi planejada com foco na diversão pertinente ao jogo, pois além do jogar, observam-se olhares, participação e ajuda recíproca entre os pares. Outro ponto marcante foi a agitação exercitada durante o envolvimento das crianças, que apesar de alguns erros, avançavam tirando dúvidas com o professor e outros colegas a fim de alcançar sua meta particular motivada pelo jogo.
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