EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA E GIRO DECOLONIAL NA PRÁXIS DO GEAD/UFC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17037

Palavras-chave:

educação ambiental dialógica, perspectiva eco-relacional, grupo de pesquisa, educação libertadora

Resumo

O presente artigo busca dialogar com as práxis tecidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Refletiu quanto as possibilidades eco-relacionais da educação ambiental dialógica e o fazer educador comprometido com uma educação contextualizada e transgressora, frente as mazelas advindas do modelo moderno/colonial/capitalista. O GEAD, aproxima-se de seus vinte anos e ao longo desse estudo apresentamos alguns detalhes do seu percurso e caminhar parceiro, na construção de inéditos viáveis. A partir desse contexto tecemos formas, afetos, saberes parceiros e geradores que avançam para além da universidade no intento da potencialidade disseminadora da práxis freireana. Percorremos por referências, pesquisas e relatamos a importância de grupos de pesquisas que ousam propostas que possam sair de seus muros e contribuir com o criar de práxis geradoras que nos possibilitam ´o ser mais´, no educar coletivo para a feitura de uma educação libertadora e emancipatória.

Biografia do Autor

Andreia Lopes Monte, Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduada em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Ceará - UFC, mestranda em Educação pela UFC, Pesquisadora no Grupo Educação Ambiental Dialógica - GEAD/UFC. Coordenadora na Crauá Coletiva Ambiental e Coidealizadora do Laboratório Corpo Território e integrante da Rede AfroIndígena Ambientalista do Ceará.

João Batista de Albuquerque Figueiredo, Universidade Federal do Ceará - UFC

Professor Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. Professor Titular do Departamento de Teoria e Prática de Ensino da FACED – UFC. Têm Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina; Pós-Doutorado Sênior em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Possui doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos; mestrado em Saúde Pública pela UECE. Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC. 

Andrêza Firmino Gonçalves , Universidade Federal do Ceará - UFC

Graduanda de Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Integrante/Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD).

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

LOPES MONTE, Andreia; BATISTA DE ALBUQUERQUE FIGUEIREDO, João; FIRMINO GONÇALVES , Andreza. EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA E GIRO DECOLONIAL NA PRÁXIS DO GEAD/UFC. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 284–301, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.17037. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17037. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS