EDUCAÇÃO AMBIENTAL DIALÓGICA E GIRO DECOLONIAL NA PRÁXIS DO GEAD/UFC
DOI :
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17037Mots-clés :
educação ambiental dialógica, perspectiva eco-relacional, grupo de pesquisa, educação libertadoraRésumé
O presente artigo busca dialogar com as práxis tecidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Ambiental Dialógica, Perspectiva Eco-Relacional e Educação Popular Freireana (GEAD), da Universidade Federal do Ceará (UFC). Refletiu quanto as possibilidades eco-relacionais da educação ambiental dialógica e o fazer educador comprometido com uma educação contextualizada e transgressora, frente as mazelas advindas do modelo moderno/colonial/capitalista. O GEAD, aproxima-se de seus vinte anos e ao longo desse estudo apresentamos alguns detalhes do seu percurso e caminhar parceiro, na construção de inéditos viáveis. A partir desse contexto tecemos formas, afetos, saberes parceiros e geradores que avançam para além da universidade no intento da potencialidade disseminadora da práxis freireana. Percorremos por referências, pesquisas e relatamos a importância de grupos de pesquisas que ousam propostas que possam sair de seus muros e contribuir com o criar de práxis geradoras que nos possibilitam ´o ser mais´, no educar coletivo para a feitura de uma educação libertadora e emancipatória.
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