UMA LEITURA DECOLONIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: APROXIMAÇÕES ENTRE O BEM VIVER E A AGROECOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16899

Palavras-chave:

reciprocidade, ecofeminismo, plurinacionalidade, territorialidade camponesa

Resumo

No Brasil e América Latina, o campo foi construído como território lutas e confrontos de interesses distintos na ocupação da terra. Demandas invisibilizadas ganharam destaque no século XX, pela necessidade de fazer do campo produtor de mercadorias e commodities. O Estado passa a se preocupar com políticas voltadas para a população campesina, visando atender o mercado. Dentre as políticas, tivemos o atendimento da Educação Rural, que consolidou a aliança: Estado e Mercado. Em contrapartida, com a mobilização social e a crítica da exploração dos territórios campesinos, com a exploração socioeconômica, tentativa de apagamento cultural e a degradação dos ecossistemas, é forjado um projeto de Educação do Campo, com base nas experiências de educação popular. O intuito da discussão é problematizar sobre quais aspectos são incorporados ao debate da Educação do Campo a partir de uma leitura decolonial? A proposta foi desenvolvida com uma perspectiva de pesquisa bibliográfica e sintetizando discussões resultantes da tese de doutoramento em Educação Popular. Encontramos como resultado duas propostas concorrentes do território campesino: uma Política de Educação Rural, alinhada com a perspectiva de desenvolvimento e progresso, que faz do campo um lugar a ser explorado em sua sociobiodiversidade e potencialidade local; e outra proposta, atrelada a luta popular, de construção de uma Educação Popular do Campo, que reconstrói as territorialidades no sentido de valorizar o local, suas dinâmicas e ethos, e propõe uma nova convivialidade mais ética na relação ser humano e ambiente, tendo contribuições das propostas decoloniais do Bem Viver e da Agroecologia.

Biografia do Autor

Monalisa Porto Araújo, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em Pedagogia, área de habilitação em Educação de Jovens e Adultos, pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2008). Mestre em Educação pela UFPB (2011). Doutora em Educação pela UFPB (2020). Participou de projetos de Educação de Jovens e Adultos do Campo (PRONERA; PROJOVEM CAMPO) e de Ensino Fundamental da Rede Municipal de João Pessoa e da Construção de uma Proposta Curricular do 2º segmento da EJA do município de João Pessoa. Tem atuação na docência no Ensino Superior nos cursos de Pedagogia e na Especialização em Educação Integral e Direitos Humanos da UFPB. Atualmente, integra o quadro de Docentes dos cursos de Licenciatura do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN).

Severino Bezerra da Silva, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Professor Titular na Universidade Federal da Paraíba - UFPB, no Centro de Educação - CE, vinculado ao Departamento de Metodologia da Educação - DME e ao Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPB, na Linha de Pesquisa Educação Popular. Possui Graduação em História pela Universidade Federal da Paraíba (1986), Mestrado em Sociologia Rural (Campina Grande) pela Universidade Federal da Paraíba (1994) e Doutorado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003). Tem experiência de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Ensino de História, Estágio Supervisionado em Ciências Sociais, Educação, Educação e Movimentos Sociais no Campo, Assentamentos Rurais, Educação Popular, Educação do Campo e Educação de Jovens e Adultos. Foi coordenador do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) - Saberes da Terra - no Estado da Paraíba (2008). No período (2015 a Julho 2018) exerceu a função de coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPB). No período de 2015 a julho de 2018, atuou como vice-coordenador do Fórum Regional/Nordeste de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Educação (FORPRED - NORDESTE). Desde o ano 2018 até o momento, é coordenador da Linha de Pesquisa Educação Popular, no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE/UFPB. Entre o segundo semestre de 2018 e o ano 2019 esteve enquanto professor formador no ProJovem Campo: Saberes da Terra do Estado da Paraíba, Pólo João Pessoa. No biênio 2018-2020 coordenou o GT06 - Educação Popular da ANPED/Nordeste. A partir de 2019 até atualmente, é integrante do Núcleo Carolina Maria de Jesus: Pesquisa e Extensão em Educação Popular, Agroecologia e Alfabetização da Classe Trabalhadora vinculado ao Programa de Extensão Tecelendo, no Centro de Formação de Professores - CFP, Universidade Federal do Recôncavo Baiano - UFRB (Campus Amargosa-BA), (UFRB/CFP). Membro da Rede Latino-americana de Pesquisadores\as em Educação do Campo. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Popular, Memória e Saberes, vinculado ao PPGE/UFPB e ao CNPQ.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

ARAÚJO, Monalisa Porto; BEZERRA DA SILVA, Severino. UMA LEITURA DECOLONIAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: APROXIMAÇÕES ENTRE O BEM VIVER E A AGROECOLOGIA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 70–89, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16899. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16899. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS