PRÁTICAS DOCENTES SOBRE XENOFOBIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO BRASIL (2017-2024)

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2025.17966

Palavras-chave:

docência, educação básica, educação inclusiva, revisão de literatura

Resumo

A educação básica pública no Brasil é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes das diversidades culturais e sociais. Este estudo aborda a relação entre xenofobia e práticas docentes, buscando responder à seguinte questão: como as práticas docentes relacionadas à xenofobia se apresentam, no âmbito da literatura já publicada, no contexto da educação básica da rede pública de ensino no Brasil? O objetivo é analisar pesquisas sobre práticas docentes relacionadas à xenofobia na educação básica, no contexto público e brasileiro, publicadas entre junho de 2017 e abril de 2024. Como percurso metodológico, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, na qual foram selecionadas 21 publicações, evidenciando cinco temáticas: a prática docente; a xenofobia no contexto escolar; os desafios pedagógicos; as atividades, recursos e materiais didáticos como propostas para o combate à xenofobia; e o papel da escola na inclusão. Os dados evidenciam a presença da xenofobia no ambiente escolar, destacando a ausência de políticas públicas para acolher alunos migrantes, a lacuna na formação de professores e os desafios pedagógicos, especialmente na comunicação. Apesar disso, iniciativas individuais e coletivas de docentes e gestores buscam enfrentar essas questões com recursos próprios. O estudo aponta uma insuficiência na literatura acadêmica sobre como essas práticas podem influenciar e moldar as percepções dos estudantes sobre a xenofobia. Esses resultados ressaltam a necessidade de aprofundar investigações sobre essa relação e fortalecer políticas públicas educativas, considerando estes como passos fundamentais para a construção de uma educação mais acolhedora, crítica e inclusiva.

Biografia do Autor

Elson Ferreira, Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Mestrando em Ensino pela Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé. Bolsista CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Ensino, Sociedade e Meritocracia (ESMER). Graduação em Licenciatura em Ciências Humanas pela Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja, Licenciatura em Pedagogia e Pós-Graduação em Metodologia de Ensino de Geografia e História pela Faculdade Venda Nova do Imigrante.

Yáscara Koga, Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Professora Adjunta da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Campus Bagé -RS. Doutora, Mestre em Educação e Licenciada em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). No ensino atua nas áreas de história da educação, sociologia da educação e políticas educacionais. Na extensão desenvolve projetos com a rede de educação básica e na pesquisa investiga temáticas relacionadas à formação de professores, sociologia educacional e ensino. Vice-líder do Grupo de Pesquisa: Ensino, sociedade e meritocracia - ESMER. Professora do Programa de Pós-graduação em Ensino da Unipampa. Como orientadora no Mestrado, atua na área de interface entre sociologia, história da educação e formação de professores; meritocracia, capital cultural e rendimento escolar; teorias de Pierre Bourdieu e o campo do ensino; ensino de história.

Lisete Funari, Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018), mestre em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010), Licenciada em Física pela Universidade Federal de Pelotas (2006). É professora adjunta da Universidade Federal do Pampa e Professora do quadro permanente do Mestrado Acadêmico em Ensino da Unipampa. Tem desenvolvido pesquisas e trabalhos na área de ensino, com ênfase em ensino de Ciências; políticas educacionais de currículo, formação inicial, formação continuada de professores; análise e produção de materiais didáticos.

Evandro Guindani, Universidade Federal do Pampa - Campus Bagé

Graduado em Filosofia (FAI/SP), Especialista em Comunicação Social (Cásper Líbero/SP), Mestre em Ciências da Religião (PUC/SP), Doutor em Educação (UFSC). Professor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) de 2003 a 2012. Desde 2013 é Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa. Membro do Corpo Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Unipampa, Campus Bagé. Líder do Grupo de Pesquisa: Educação, sociedade e meritocracia - ESMER. Como orientador no Mestrado, atua na área de interface entre Meritocracia e Educação, que subdivide-se nas seguintes temáticas: mobilidade social, meritocracia e trajetória escolar/acadêmica, herança de privilégio, meritocracia e rendimento escolar/acadêmico; desigualdade social, rendimento escolar e meritocracia; rendimento escolar, meritocracia e êxito profissional; religião, neoliberalismo, meritocracia e educação.

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Publicado

03-02-2025

Como Citar

SILVA, Elson Jonas Ferreira da; KOGA, Yáscara Michele Neves; DIAS, Lisete Funari; GUINDANI, Evandro Ricardo. PRÁTICAS DOCENTES SOBRE XENOFOBIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO BRASIL (2017-2024): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA. Geoconexões, [S. l.], n. 21, p. e1796601, 2025. DOI: 10.15628/geoconexes.2025.17966. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17966. Acesso em: 12 abr. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS