PRÁTICAS DOCENTES SOBRE XENOFOBIA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA DO BRASIL (2017-2024)
UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2025.17966Palavras-chave:
docência, educação básica, educação inclusiva, revisão de literaturaResumo
A educação básica pública no Brasil é fundamental para a formação de cidadãos críticos e conscientes das diversidades culturais e sociais. Este estudo aborda a relação entre xenofobia e práticas docentes, buscando responder à seguinte questão: como as práticas docentes relacionadas à xenofobia se apresentam, no âmbito da literatura já publicada, no contexto da educação básica da rede pública de ensino no Brasil? O objetivo é analisar pesquisas sobre práticas docentes relacionadas à xenofobia na educação básica, no contexto público e brasileiro, publicadas entre junho de 2017 e abril de 2024. Como percurso metodológico, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, na qual foram selecionadas 21 publicações, evidenciando cinco temáticas: a prática docente; a xenofobia no contexto escolar; os desafios pedagógicos; as atividades, recursos e materiais didáticos como propostas para o combate à xenofobia; e o papel da escola na inclusão. Os dados evidenciam a presença da xenofobia no ambiente escolar, destacando a ausência de políticas públicas para acolher alunos migrantes, a lacuna na formação de professores e os desafios pedagógicos, especialmente na comunicação. Apesar disso, iniciativas individuais e coletivas de docentes e gestores buscam enfrentar essas questões com recursos próprios. O estudo aponta uma insuficiência na literatura acadêmica sobre como essas práticas podem influenciar e moldar as percepções dos estudantes sobre a xenofobia. Esses resultados ressaltam a necessidade de aprofundar investigações sobre essa relação e fortalecer políticas públicas educativas, considerando estes como passos fundamentais para a construção de uma educação mais acolhedora, crítica e inclusiva.
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