EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE CONHECIMENTOS DO SENSO COMUM, ESPAÇO VIVIDO E PRÁTICAS EDUCATIVAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15738Palavras-chave:
Educação em periferias urbanas, conhecimentos do senso comum, espaços vividos, práticas educativasResumo
Este artigo discute a Educação em Periferias Urbanas buscando um diálogo possível entre os conhecimentos do senso comum, o espaço vivido e a prática educativa. É mobilizado pela questão: quais são os conhecimentos do senso comum produzidos no espaço vivido do bairro e suas implicações para a prática educativa? Ilustra a discussão, a partir da pesquisa de pós-doutoramento realizada com jovens moradores do bairro da Engomadeira, em Salvador/BA. Utiliza uma metodologia das Representações Sociais – associação livre de palavras e a hierarquização de itens. Pauta-se em autores como Abric (1994), Berger e Luckmann (2004), Bomfim (2004, 2006), Freire (2003), Gohn (2006), entre outros. Os resultados do estudo apontam o bairro como espaço de produção de conhecimentos que possibilita pensar em uma construção formativa, curricular (re)politizada, coletivamente construída com os grupos sociais implicados no espaço vivido do bairro.
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