EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE CONHECIMENTOS DO SENSO COMUM, ESPAÇO VIVIDO E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Authors

  • Silvia Letícia Costa Pereira Correia Universidade de São Paulo - USP
  • Andrea Coelho Lastória Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15738

Keywords:

Educação em periferias urbanas, conhecimentos do senso comum, espaços vividos, práticas educativas

Abstract

Este artigo discute a Educação em Periferias Urbanas buscando um diálogo possível entre os conhecimentos do senso comum, o espaço vivido e a prática educativa. É mobilizado pela questão: quais são os conhecimentos do senso comum produzidos no espaço vivido do bairro e suas implicações para a prática educativa? Ilustra a discussão, a partir da pesquisa de pós-doutoramento realizada com jovens moradores do bairro da Engomadeira, em Salvador/BA. Utiliza uma metodologia das Representações Sociais – associação livre de palavras e a hierarquização de itens. Pauta-se em autores como Abric (1994), Berger e Luckmann (2004), Bomfim (2004, 2006), Freire (2003), Gohn (2006), entre outros. Os resultados do estudo apontam o bairro como espaço de produção de conhecimentos que possibilita pensar em uma construção formativa, curricular (re)politizada, coletivamente construída com os grupos sociais implicados no espaço vivido do bairro.

Author Biographies

Silvia Letícia Costa Pereira Correia, Universidade de São Paulo - USP

Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET), Departamento de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade do Estado da Bahia. Pós-doutorado no Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Doutora em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Especialista em Formação Docente para EaD (UNINTER), Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB). Especialista em Psicopedagogia (UCSAL). Graduada em Pedagogia (UFBA). Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica, sendo que desde 2010, é Gestora de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA. Possui experiência na área de Educação com ênfase nos Processos Tecnológicos e de Aprendizagem; Docência no Ensino Fundamental I; Didática; Estágio Supervisionado; Currículo; Formação de Professores; Cotidiano Escolar e Representações Socioespaciais.

Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo - USP

Livre Docente em Educação, na área de Ensino de Geografia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP - Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado em Didática da Geografia e História na Universidade de Oviedo - Espanha com bolsa da Fundação Carolina. Mestre e Doutora em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro e em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral (SP). Realizou intercâmbio internacional como pesquisadora bolsista da AECI - Governo Espanhol junto a Faculdade de Educação da Universidade de Granada nos campi universitários de Granada (sul da Espanha) e Melilla (norte da África) nas áreas de Formação de Professores e Didática da Geografia. É Professora Associada da USP, efetiva na FFCLRP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP. Professora do Curso de Pedagogia da FFCLRP, na USP. Foi Vice - Coordenadora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da FFCLRP - USP. Foi Vice Chefe do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP USP. Coordena o grupo de pesquisa "Estudo da Localidade de Ribeirão Preto - ELO". Diretora do Fórum Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade - Geoforo. Representante do Brasil no Comitê de Educação do Instituto Panamericano de Geografia e História - IPGH. Membro do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE, na FFCLRP / USP. Foi Coordenadora Pedagógica, Recursista e Avaliadora do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD, junto ao Ministério da Educação - MEC.

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Published

21/11/2023

How to Cite

CORREIA, Silvia Letícia Costa Pereira; LASTÓRIA, Andrea Coelho. EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE CONHECIMENTOS DO SENSO COMUM, ESPAÇO VIVIDO E PRÁTICAS EDUCATIVAS. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 92–107, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15738. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15738. Acesso em: 23 jul. 2024.

Issue

Section

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem