EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE CONHECIMENTOS DO SENSO COMUM, ESPAÇO VIVIDO E PRÁTICAS EDUCATIVAS

Autores/as

  • Silvia Letícia Costa Pereira Correia Universidade de São Paulo - USP
  • Andrea Coelho Lastória Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.15738

Palabras clave:

Educação em periferias urbanas, conhecimentos do senso comum, espaços vividos, práticas educativas

Resumen

Este artigo discute a Educação em Periferias Urbanas buscando um diálogo possível entre os conhecimentos do senso comum, o espaço vivido e a prática educativa. É mobilizado pela questão: quais são os conhecimentos do senso comum produzidos no espaço vivido do bairro e suas implicações para a prática educativa? Ilustra a discussão, a partir da pesquisa de pós-doutoramento realizada com jovens moradores do bairro da Engomadeira, em Salvador/BA. Utiliza uma metodologia das Representações Sociais – associação livre de palavras e a hierarquização de itens. Pauta-se em autores como Abric (1994), Berger e Luckmann (2004), Bomfim (2004, 2006), Freire (2003), Gohn (2006), entre outros. Os resultados do estudo apontam o bairro como espaço de produção de conhecimentos que possibilita pensar em uma construção formativa, curricular (re)politizada, coletivamente construída com os grupos sociais implicados no espaço vivido do bairro.

Biografía del autor/a

Silvia Letícia Costa Pereira Correia, Universidade de São Paulo - USP

Pós-doutorado no Programa de Pós-graduação em Estudos Territoriais (PROET), Departamento de Ciências Exatas e da Terra, da Universidade do Estado da Bahia. Pós-doutorado no Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC), da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto. Doutora em Educação e Contemporaneidade, pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC/UNEB). Mestre em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação (GESTEC/UNEB). Especialista em Formação Docente para EaD (UNINTER), Especialista em Educação Básica de Jovens e Adultos (UNEB). Especialista em Psicopedagogia (UCSAL). Graduada em Pedagogia (UFBA). Professora nos anos iniciais do Ensino Fundamental e Coordenadora Pedagógica, sendo que desde 2010, é Gestora de uma Escola da Rede Municipal de Ensino de Salvador/BA. Possui experiência na área de Educação com ênfase nos Processos Tecnológicos e de Aprendizagem; Docência no Ensino Fundamental I; Didática; Estágio Supervisionado; Currículo; Formação de Professores; Cotidiano Escolar e Representações Socioespaciais.

Andrea Coelho Lastória, Universidade de São Paulo - USP

Livre Docente em Educação, na área de Ensino de Geografia, pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto - FFCLRP - Universidade de São Paulo - USP. Pós-Doutorado em Didática da Geografia e História na Universidade de Oviedo - Espanha com bolsa da Fundação Carolina. Mestre e Doutora em Educação, na área de Metodologia de Ensino, pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar. Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP de Rio Claro e em Pedagogia pela Faculdade Plínio Augusto do Amaral (SP). Realizou intercâmbio internacional como pesquisadora bolsista da AECI - Governo Espanhol junto a Faculdade de Educação da Universidade de Granada nos campi universitários de Granada (sul da Espanha) e Melilla (norte da África) nas áreas de Formação de Professores e Didática da Geografia. É Professora Associada da USP, efetiva na FFCLRP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FFCLRP. Professora do Curso de Pedagogia da FFCLRP, na USP. Foi Vice - Coordenadora e Coordenadora do Curso de Pedagogia da FFCLRP - USP. Foi Vice Chefe do Departamento de Educação, Informação e Comunicação da FFCLRP USP. Coordena o grupo de pesquisa "Estudo da Localidade de Ribeirão Preto - ELO". Diretora do Fórum Iberoamericano de Educação, Geografia e Sociedade - Geoforo. Representante do Brasil no Comitê de Educação do Instituto Panamericano de Geografia e História - IPGH. Membro do Laboratório Interdisciplinar de Formação do Educador - LAIFE, na FFCLRP / USP. Foi Coordenadora Pedagógica, Recursista e Avaliadora do Programa Nacional do Livro e Material Didático - PNLD, junto ao Ministério da Educação - MEC.

Citas

ABRIC, Jean Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, A. S. P.; OLIVEIRA, D. C. (orgs.). Estudos interdisciplinares de representação social. Tradução de Pedro Humberto Faria Campos. Goiânia: AB, 1994.

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, N.; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. (org.). Pesquisa no/do cotidiano escolar: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002. p. 13-38.

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith. Representações sociais: desenvolvimentos atuais e aplicações à educação. In: CANDAU, Vera. Maria. (org). Linguagem: espaços e tempo no ensinar e aprender. In: Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE), 10., Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: LP&A, 2000.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. São Paulo: Martins Fontes, 1977.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade. Tratado de Sociologia do Conhecimento. Tradução de Floriano de Souza Fernandes. 24 ed. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 5-247.

BOMFIM, Natanael Reis. Geografia Escolar: qual o seu problema? Caminhos de Geografia. Uberlândia, v. 7, n. 18, p. 123-133, jun., 2006. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/caminhosdegeografia/article/view/15423 Acesso em: 18 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG71815423

__________. Représentations sociales de l’espace et l’enseignement et l’apprentissage de la géographie scolaire: le cas des élèves favelados d’une ville du nord-est du Brésil.Tese (Doutorado em Educação) - Universidade do Quebec em Montreal, Montreal, Canadá, 2004.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação? São Paulo: Editora Brasiliense (Coleção Primeiros Passos), 1995.

CERTEAU, Michel de; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano 2: morar, cozinhar. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

CORREIA, Silvia Letícia Costa Pereira. Representações sociais e cotidiano escolar: metáforas no/do/com/o Espaço Vivido e sua tessitura com o Currículo Praticado. 189 p. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação Educação e Contemporaneidade, Universidade do Estado da Bahia, Salvador/BA, 2020.

DUARTE, Cristiane Rose; BRASILEIRO, Alice, SANTANA Ethel P.; PAULA, Kátia de; VIEIRA, Mariana; UGLIONE, Paula. Projeto e Metáfora: explorando ferramentas de análise do espaço construído. Anais do II Seminário Nacional sobre Ensino e Pesquisa em Projeto de Arquitetura - PROJETAR 2005 - Rio de Janeiro/RJ. Disponível em: http://projedata.grupoprojetar.ufrn.br/. Acesso em: 16 de março de 2023.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães. Currículos realizados e/ou vividos nos cotidianos de escolas públicas: sobre como concebemos a teoria e a prática em nossas pesquisas. In: MACEDO, Elizabeth; MACEDO, Roberto Sidnei; AMORIM, Antonio Carlos. (Orgs.) Como nossas pesquisas concebem a prática e com ela dialogam? Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2008. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/. Acesso em: 23 mar. 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

GONÇALVES, Antônio Custódio. Os bairros urbanos como lugares de práticas sociais. Revista da Faculdade de Letras – Geografia. Porto, I Série. v. IV. p. 15-31, 1988. Disponível em: https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1547.pdf. Acesso em: 12 mar. 2023.

GOHN, Maria da Glória. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., v. 14, n. 50, p. 27-38, 2006. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ensaio/v14n50/30405.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40362006000100003

JESUS, Likem Edson Silva de. Periferia, um termo crítico: distanciamentos espaciais, sociais e simbólicos nas cidades. Revista Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais. Recife, v. 10, n. 1, p. 58-78, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revistamseu/article/view/244989. Acesso em: 26 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.51359/2238-8052.2021.244989

JODELET, Denise. As representações sócio-espaciais da cidade. In: DERYCKE, P. H. (org.). Concepções de espaço. Paris: Universidade de Paris, 1982. p. 145-177.

__________. A cidade e a memória In: RIO, Vicente del; DUARTE, Cristiane Rose; RHEINGANTZ, Paulo Afonso (orgs.), Projeto de lugar: colaboração entre psicologia, arquitetura e urbanismo. Coleção PROARQ. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2002. p. 31-43.

LIBÂNEO, José Carlos. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12. ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. A Fenomenologia da percepção. Tradução de Carlos Alberto Ribeiro de Moura. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MOSCOVICI, Serge. A Psicanálise, sua imagem e seu público. Tradução de Sônia Fuhrman. Coleção Psicologia Social. Petrópolis: Vozes, 2012.

__________. A representação social da psicanálise. Tradução de Álvaro Cabral. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos praticados: entre a regulação e a emancipação. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

SÁ, Celso Pereira de. A Construção do objeto de pesquisa em representações sociais. Rio de Janeiro. EDUERJ, 1998.

_____________. Núcleo central das representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1996.

SEVERO, José Leonardo Rolim de Lima. Educação não escolar como campo de práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília, DF, v. 96, n. 244, p. 561-576, set./dez. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/. Acesso em: 22 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/S2176-6681/345513545

RIBEIRO, Marinalva Lopes; SOARES, Sandra Regina. A prática educativa nas representações de docentes de cursos de licenciatura. Sitientibus, Feira de Santana, n. 37, p. 173-193, jul./dez. 2007. Disponível em: https://periodicos.uefs.br/index.php/sitientibus/article/view/7782/6428. Acesso em 26 mar. 2023.

SPINK, Mary Jane Paris (Org.). O conhecimento no cotidiano: as representações sociais na perspectiva da psicologia social. São Paulo: Brasiliense, 2004.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: um estudo da percepção, atitude e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. São Paulo: DIFEL, 1980.

VINUTO, Juliana. A amostragem em Bola de Neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto, Temáticas, Campinas, v. 22, n. 44, p. 203-220, ago/dez. 2014. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977. Acesso em: 26 mar. 2023. DOI: https://doi.org/10.20396/tematicas.v22i44.10977

Publicado

21/11/2023

Cómo citar

CORREIA, Silvia Letícia Costa Pereira; LASTÓRIA, Andrea Coelho. EDUCAÇÃO EM PERIFERIAS URBANAS: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE CONHECIMENTOS DO SENSO COMUM, ESPAÇO VIVIDO E PRÁTICAS EDUCATIVAS. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 16, p. 92–107, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.15738. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/15738. Acesso em: 26 dic. 2024.

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL: Educação Popular e suas interfaces com a ressignificação do ensino e da aprendizagem