OS VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO IFAM, AM
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16968Palavras-chave:
Educação Ambiental; Valores da Educação Ambiental; Participação e Cidadania ambiental; Estudantes do ensino Médio técnicoResumo
O objetivo desta pesquisa é identificar os conhecimentos que os estudantes do curso técnico de nível médio em Agropecuária do IFAM Campus Humaitá possuem a respeito dos valores e dos problemas ambientais existentes na Amazônia e o de analisar a percepção dos estudantes a respeito do conhecimento, dos valores éticos e estéticos, políticos, diante dos contextos culturais, sociais e educacionais voltados para uma Educação Ambiental Crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção por meio de seis oficinas com estudantes do 2º ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus de Humaitá, AM. As análises ocorreram por meio da técnica denominada análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) como a) Pré-análise; b) Exploração do material e c) Tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os resultados apontam que os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre Educação Ambiental, compreendendo a importância dos valores ambientais da ética e da estética como fator de sensibilização para participação social e política, bem como, consciência ambiental crítica.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Valores da Educação Ambiental; Participação e Cidadania ambiental; Estudantes do ensino Médio técnico.
Referências
ALTIERI. M; NICHOLLS, C. I. Agroecologia: Teoria y práctica para uma agricultura sustentable. México: PNUMA, 2000.
ARAÚJO, U.F. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.
ARAÚJO, U.F. SILVA, M.A.M. Valores Morais na Educação Ambiental e os Marcos conceituais para a construção da cidadania: o Capital Natural na Economia Global. Ituitaba: Barlavento, 2016.
BARBA, C.H de. “Ambientalização curricular” no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia, campus de Porto Velho. Tese (Doutorado em Educação Escolar). São Paulo: UNESP, 2011. em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/bff2bec2-061e-4a7c-bc51-c2e251bd1237/content, acesso em: 15 de fevereiro de 2024 às 18h.
BARBOSA, G.S. O desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões, 4. ed., nº4, volume 1, Jan/Jun 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BONOTTO, D.M.B. A temática ambiental e a escola pública de ensino médio: conhecendo e apreciando a natureza. Rio Claro, 1999, 278p. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos) – Centro de Estudos Ambientais, UNESP, Rio Claro.
BONOTTO, DMB., and CARVALHO, MBSS., orgs. Educação Ambiental e valores na escola: buscando espaços, investindo em novos tempos [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
BONOTTO, D.M.B. Educação Ambiental e o Trabalho com valores. In: Educação Ambiental e o trabalho com valores, reflexão, práticas e formação docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.
BONOTTO, D. M. B. Educação Ambiental e o trabalho com valores In: _____; CARVALHO, M. B. S. S. (Orgs.). Educação Ambiental e o trabalho com valores: reflexões, práticas e formação docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012ª.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Tratado de educação ambiental.1992 Disponível em, http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf acesso em: 24 fevereiro 2024 às 22h:23 min.
_______. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política da Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.lei.adv.br/9795-99.htm>. Acesso em: 13 fevereiro 2024.
_______. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Ministério do Meio Ambiente, Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em:13 fevereiro de 2024.
CARVALHO, L. M. de. A Temática Ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. São Carlos: Editora da UFSCar, 2006.
CARVALHO, I.C de M. Educação Ambiental a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
CASTRO, R. S de. SPAZZIANI, M de L. SANTOS, E. P. Universidade, Meio Ambiente e Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Sociedade e Meio Ambiente: A Educação Ambiental em debate. Editora Cortez. São Paulo, 2000.
CASTRO, R. S.; BAETA, A. M. Autonomia Intelectual: condição necessária para o exercício da cidadania. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES,P. P.; CASTRO, R. S. (orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania, 3ª ed., São Paulo: Cortez, 2005
CASTRO, R. S de. SPAZZIANI, M de L. Vygotsky e Piaget: contribuições para a educação ambiental. In: NOAL, F.O.; REIGOTA, M & BARCELOS, V.H.L. (orgs.). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul, Edunisc, 1998.
CAVALARI, R.M.F, SANTANA, L.C, CARVALHO, L.M. Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA. Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. 2001. Acesso em file:///C:/Users/ifro/Downloads/30013-Texto%20do%20artigo-34850-1-10-20120705.pdf em 27de fevereiro de 2024.
CINQUENTTI, H.C.S, CARVALHO, L.M de. As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.
COSTA, S.S BARBA, C.H de, MENDES, B.M. Os Valores na educação ambiental: o conhecimento, a ética e a participação política. Revista Educação em Foco: Pesquisa em Educação na Amazônia. Porto Velho, . Edufro, 2021).
DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Tradução Adir Luiz Ferreira e Margarete Vale Sousa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, mai./ago., 2007.
DIAS FREIRE, G. Educação Ambiental Princípios e Práticas. Editora Gaia, São Paulo. 2003, p. 226.
GOMES, M. E. S. BARBOSA, E. F. A Técnica de Grupos Focais para Obtenção de Dados Qualitativos. Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais. 1999. Disponível em: https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=2687156. Acesso em 23 de fevereiro 2024.
JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/kJbkFbyJtmCrfTmfHxktgnt/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 15 de fevereiro de 2024, às 20h.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
LEFF, E. Saber ambiental: Sustentabilidade Racionalidade Complexidade Poder. Ed. Vozes. Petrópolis, 2001.
LOUREIRO, C.F.B; TOZONI REIS, M.F.C. Teoria social crítica e pedagogia histórico crítica: contribuições à educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Ed. Especial, julho, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geoconexões
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.