OS VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO IFAM, AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16968

Palavras-chave:

Educação Ambiental; Valores da Educação Ambiental; Participação e Cidadania ambiental; Estudantes do ensino Médio técnico

Resumo

O objetivo desta pesquisa é identificar os conhecimentos que os estudantes do curso técnico de nível médio em Agropecuária do IFAM Campus Humaitá possuem a respeito dos valores e dos problemas ambientais existentes na Amazônia e o de analisar a percepção dos estudantes a respeito do conhecimento, dos valores éticos e estéticos, políticos, diante dos contextos culturais, sociais e educacionais voltados para uma Educação Ambiental Crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção por meio de seis oficinas com estudantes do 2º ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus de Humaitá, AM. As análises ocorreram por meio da técnica denominada análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) como a) Pré-análise; b) Exploração do material e c) Tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os resultados apontam que os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre Educação Ambiental, compreendendo a importância dos valores ambientais da ética e da estética como fator de sensibilização para participação social e política, bem como, consciência ambiental crítica.

 

PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Valores da Educação Ambiental; Participação e Cidadania ambiental; Estudantes do ensino Médio técnico.

Biografia do Autor

Sandra Santos da Costa, Instituto Federal de Rondônia - IFRO

Professora, Pesquisadora e Técnica Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia. Coordenadora do curso de Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica UAB/IFRO. Foi professora efetiva em Rondônia nas redes: Municipal (1998), estadual (2012) e professora celetista na rede privada de ensino (2012). Foi professora EBTT efetiva no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC) (2013). Foi coordenadora de cursos de licenciatura na rede privada de ensino. Foi coordenadora geral de ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2016). Foi coordenadora do ensino técnico, coordenadora de graduação e diretora de desenvolvimento do ensino no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) (2019). Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR) (2023). Mestre em Educação Escolar (UNIR) (2017). Especialista em Docência no Ensino Superior: Novas linguagens e novas abordagens pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC) (2004). Graduada em Licenciatura em Pedagogia (UNIR) (2003). Integrante do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento da Aquicultura e Pesca do Amazonas (DAPAM) (2016).

Clarides Henrich de Barba, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Possui Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1982),Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Rondônia (1989), Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) sob orientação do Prof. Dr. Glenn Walter Erickson. Doutor em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2011) sob a orientação da Profª Drª Rosa Maria Feiteiro Cavalari, tendo como tese: "Ambientalização Curricular? no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia- campus de Porto Velho. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Rondônia, Foi chefe do departamento acadêmico de Filosofia da Universidade Federal de Rondônia. É Professor do Curso de Graduação em Filosofia e atua com as disciplinas de Introdução à Filosofia, Filosofia da Educação, Ensino da Filosofia, Metodologia da Pesquisa Científica. Na Pós-Graduação, leciona a disciplina de Educação Ambiental e Práticas Educativas no Programa de Mestrado e Doutorado Profissional (Linha de Pesquisa: em Formação de Professores) com a disciplina de Fundamentos Filosóficos, Antropológicos e Sociológicos da Educação e no Mestrado Acadêmico em Educação (linha de Pesquisa em Políticas Públicas e Gestão Educacional) atua na disciplina de Educação e Desenvolvimento Amazônico. É pesquisador em Educação Ambiental, Ética e cultura amazônica em Educação Ambiental, Políticas Públicas em Educação Escolar e em Educação Ambiental. Orienta pesquisas em Educação Ambiental e Ambientalização Curricular. É líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Ambiental no contexto amazônico, localizado na Universidade Federal de Rondônia.

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Pós-doutora em Psicologia pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP, 2008/2009), com Estagio Pós Doutoral junto a Catedra Vygotsky da Faculdade de Psicologia da Universidad de La Havana - Cuba (2009). Doutorado em Educação - Universidad Rovira i Virgili/Espanha (2002) - revalidado na Faculdade de Educação da USP, Mestrado em Pedagogia do Movimento Humano pela Universidade Gama Filho (1992) e Mestrado em Tecnologia Educacional - Universidad Rovira i Virgili (2001). Especialização em Medicina Desportiva e Biociência do Esporte - Universidade Federal de Juiz de Fora (1980),Especialização em Didática do Ensino Superior desde 1985 - Universidade Gama Filho/RJ, Especialização em Administração dos Serviços de Saúde - UNAERP/SP (1994). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1997), Licenciada em Psicologia pela Universidade Federal de Rondônia (1996), Graduada em Educação Fisica, Recreação e Jogos pela Universidade Federal de Juiz de Fora/MG (1978), Graduada em Pedagogia - Faculdades Integradas de Ariquemes (2004). Foi docente na Universidade Federal de Rondônia (UNIR) por aproximadamente 20 anos, atuando como pesquisadora, líder do grupo de pesquisa PRAXIS, certificado no CNPq desde 2004, Coordenadora do LABMIDIA - Laboratório Didático Pedagógico Multimídia, projeto aprovado desde 1997. Implantou o Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação da Universidade Federal de Rondônia em 2009, atuando como Coordenadora até 2012, quando é redistribuída a convite para a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Atualmente é Professora Titular da UFOPA, lotada no Instituto de Ciências da Educação, sendo Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado Acadêmico em Educação desde sua implantação em 2013 até outubro de 2015, permanecendo como docente do quadro permanente do referido programa. Também é docente permanente junto ao Programa de doutorado Sociedade, Natureza e Desenvolvimento (PPGSND) e docente colaboradora do Programa Interdisciplinar em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ) - Mestrado Acadêmico, ambos da UFOPA. Também é docente permanente do Doutorado em Rede EDUCANORTE. É membro pesquisadora da REDE INTER-REGIONAL N-NE-CO SOBRE DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR - RIDES e assumiu sua presidência durante a gestão 2012-2015. Possui publicações em livros e periódicos de circulação nacional e internacional. Tem experiência em diversas áreas, com ênfase em Educação e Psicologia, atuando principalmente nos temas: Educação Superior, Formação de Professores e Psicólogos, Tecnologia Educacional, Educação Integral, Educação para a Sustentabilidade, Currículo, Política e Gestão Escolar, Planejamento Educacional, Psicologia Escolar e Educacional, Resolução e Mediação de Conflitos, além de estudiosa do pensamento de Paulo Freire.

Referências

ALTIERI. M; NICHOLLS, C. I. Agroecologia: Teoria y práctica para uma agricultura sustentable. México: PNUMA, 2000.

ARAÚJO, U.F. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.

ARAÚJO, U.F. SILVA, M.A.M. Valores Morais na Educação Ambiental e os Marcos conceituais para a construção da cidadania: o Capital Natural na Economia Global. Ituitaba: Barlavento, 2016.

BARBA, C.H de. “Ambientalização curricular” no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia, campus de Porto Velho. Tese (Doutorado em Educação Escolar). São Paulo: UNESP, 2011. em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/bff2bec2-061e-4a7c-bc51-c2e251bd1237/content, acesso em: 15 de fevereiro de 2024 às 18h.

BARBOSA, G.S. O desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões, 4. ed., nº4, volume 1, Jan/Jun 2008.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.

BONOTTO, D.M.B. A temática ambiental e a escola pública de ensino médio: conhecendo e apreciando a natureza. Rio Claro, 1999, 278p. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos) – Centro de Estudos Ambientais, UNESP, Rio Claro.

BONOTTO, DMB., and CARVALHO, MBSS., orgs. Educação Ambiental e valores na escola: buscando espaços, investindo em novos tempos [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.

BONOTTO, D.M.B. Educação Ambiental e o Trabalho com valores. In: Educação Ambiental e o trabalho com valores, reflexão, práticas e formação docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.

BONOTTO, D. M. B. Educação Ambiental e o trabalho com valores In: _____; CARVALHO, M. B. S. S. (Orgs.). Educação Ambiental e o trabalho com valores: reflexões, práticas e formação docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012ª.

BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Tratado de educação ambiental.1992 Disponível em, http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf acesso em: 24 fevereiro 2024 às 22h:23 min.

_______. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política da Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.lei.adv.br/9795-99.htm>. Acesso em: 13 fevereiro 2024.

_______. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Ministério do Meio Ambiente, Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em:13 fevereiro de 2024.

CARVALHO, L. M. de. A Temática Ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. São Carlos: Editora da UFSCar, 2006.

CARVALHO, I.C de M. Educação Ambiental a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.

CASTRO, R. S de. SPAZZIANI, M de L. SANTOS, E. P. Universidade, Meio Ambiente e Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Sociedade e Meio Ambiente: A Educação Ambiental em debate. Editora Cortez. São Paulo, 2000.

CASTRO, R. S.; BAETA, A. M. Autonomia Intelectual: condição necessária para o exercício da cidadania. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES,P. P.; CASTRO, R. S. (orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania, 3ª ed., São Paulo: Cortez, 2005

CASTRO, R. S de. SPAZZIANI, M de L. Vygotsky e Piaget: contribuições para a educação ambiental. In: NOAL, F.O.; REIGOTA, M & BARCELOS, V.H.L. (orgs.). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul, Edunisc, 1998.

CAVALARI, R.M.F, SANTANA, L.C, CARVALHO, L.M. Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA. Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. 2001. Acesso em file:///C:/Users/ifro/Downloads/30013-Texto%20do%20artigo-34850-1-10-20120705.pdf em 27de fevereiro de 2024.

CINQUENTTI, H.C.S, CARVALHO, L.M de. As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.

COSTA, S.S BARBA, C.H de, MENDES, B.M. Os Valores na educação ambiental: o conhecimento, a ética e a participação política. Revista Educação em Foco: Pesquisa em Educação na Amazônia. Porto Velho, . Edufro, 2021).

DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Tradução Adir Luiz Ferreira e Margarete Vale Sousa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, mai./ago., 2007.

DIAS FREIRE, G. Educação Ambiental Princípios e Práticas. Editora Gaia, São Paulo. 2003, p. 226.

GOMES, M. E. S. BARBOSA, E. F. A Técnica de Grupos Focais para Obtenção de Dados Qualitativos. Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais. 1999. Disponível em: https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=2687156. Acesso em 23 de fevereiro 2024.

JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/kJbkFbyJtmCrfTmfHxktgnt/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 15 de fevereiro de 2024, às 20h.

LEFF, E. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.

LEFF, E. Saber ambiental: Sustentabilidade Racionalidade Complexidade Poder. Ed. Vozes. Petrópolis, 2001.

LOUREIRO, C.F.B; TOZONI REIS, M.F.C. Teoria social crítica e pedagogia histórico crítica: contribuições à educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Ed. Especial, julho, 2016.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

DA COSTA, Sandra Santos; DE BARBA, Clarides Henrich; AZEVEDO BRASILEIRO, Tania Suely. OS VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO IFAM, AM. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 223–241, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16968. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16968. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS