OS VALORES DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM ESTUDANTES DO CURSO DE AGROPECUÁRIA DO IFAM, AM
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16968Palavras-chave:
Educação Ambiental; Valores da Educação Ambiental; Participação e Cidadania ambiental; Estudantes do ensino Médio técnicoResumo
O objetivo desta pesquisa é identificar os conhecimentos que os estudantes do curso técnico de nível médio em Agropecuária do IFAM Campus Humaitá possuem a respeito dos valores e dos problemas ambientais existentes na Amazônia e o de analisar a percepção dos estudantes a respeito do conhecimento, dos valores éticos e estéticos, políticos, diante dos contextos culturais, sociais e educacionais voltados para uma Educação Ambiental Crítica. A metodologia utilizada foi a pesquisa de intervenção por meio de seis oficinas com estudantes do 2º ano do curso técnico de nível médio em Agropecuária, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus de Humaitá, AM. As análises ocorreram por meio da técnica denominada análise de conteúdo proposta por Bardin (1977) como a) Pré-análise; b) Exploração do material e c) Tratamento dos resultados obtidos e interpretação. Os resultados apontam que os estudantes ampliaram seus conhecimentos sobre Educação Ambiental, compreendendo a importância dos valores ambientais da ética e da estética como fator de sensibilização para participação social e política, bem como, consciência ambiental crítica.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Ambiental; Valores da Educação Ambiental; Participação e Cidadania ambiental; Estudantes do ensino Médio técnico.
Referências
ALTIERI. M; NICHOLLS, C. I. Agroecologia: Teoria y práctica para uma agricultura sustentable. México: PNUMA, 2000.
ARAÚJO, U.F. Os direitos humanos na sala de aula: a ética como tema transversal. São Paulo: Moderna, 2001.
ARAÚJO, U.F. SILVA, M.A.M. Valores Morais na Educação Ambiental e os Marcos conceituais para a construção da cidadania: o Capital Natural na Economia Global. Ituitaba: Barlavento, 2016.
BARBA, C.H de. “Ambientalização curricular” no ensino superior: o caso da Universidade Federal de Rondônia, campus de Porto Velho. Tese (Doutorado em Educação Escolar). São Paulo: UNESP, 2011. em: https://repositorio.unesp.br/server/api/core/bitstreams/bff2bec2-061e-4a7c-bc51-c2e251bd1237/content, acesso em: 15 de fevereiro de 2024 às 18h.
BARBOSA, G.S. O desafio do Desenvolvimento Sustentável. Revista Visões, 4. ed., nº4, volume 1, Jan/Jun 2008.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BONOTTO, D.M.B. A temática ambiental e a escola pública de ensino médio: conhecendo e apreciando a natureza. Rio Claro, 1999, 278p. Dissertação (Mestrado em Conservação e Manejo de Recursos) – Centro de Estudos Ambientais, UNESP, Rio Claro.
BONOTTO, DMB., and CARVALHO, MBSS., orgs. Educação Ambiental e valores na escola: buscando espaços, investindo em novos tempos [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2016.
BONOTTO, D.M.B. Educação Ambiental e o Trabalho com valores. In: Educação Ambiental e o trabalho com valores, reflexão, práticas e formação docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012.
BONOTTO, D. M. B. Educação Ambiental e o trabalho com valores In: _____; CARVALHO, M. B. S. S. (Orgs.). Educação Ambiental e o trabalho com valores: reflexões, práticas e formação docente. São Carlos: Pedro & João Editores, 2012ª.
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Tratado de educação ambiental.1992 Disponível em, http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/tratado.pdf acesso em: 24 fevereiro 2024 às 22h:23 min.
_______. Lei n° 9.795, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a Educação Ambiental, institui a Política da Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.lei.adv.br/9795-99.htm>. Acesso em: 13 fevereiro 2024.
_______. Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos; altera a Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998; e dá outras providências. Ministério do Meio Ambiente, Brasília, DF, 2010. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm. Acesso em:13 fevereiro de 2024.
CARVALHO, L. M. de. A Temática Ambiental e o processo educativo: dimensões e abordagens. São Carlos: Editora da UFSCar, 2006.
CARVALHO, I.C de M. Educação Ambiental a formação do sujeito ecológico. 6ª ed. São Paulo: Cortez, 2012.
CASTRO, R. S de. SPAZZIANI, M de L. SANTOS, E. P. Universidade, Meio Ambiente e Parâmetros Curriculares Nacionais. In: Sociedade e Meio Ambiente: A Educação Ambiental em debate. Editora Cortez. São Paulo, 2000.
CASTRO, R. S.; BAETA, A. M. Autonomia Intelectual: condição necessária para o exercício da cidadania. In: LOUREIRO, C. F. B.; LAYRARGUES,P. P.; CASTRO, R. S. (orgs.). Educação Ambiental: repensando o espaço da cidadania, 3ª ed., São Paulo: Cortez, 2005
CASTRO, R. S de. SPAZZIANI, M de L. Vygotsky e Piaget: contribuições para a educação ambiental. In: NOAL, F.O.; REIGOTA, M & BARCELOS, V.H.L. (orgs.). Tendências da educação ambiental brasileira. Santa Cruz do Sul, Edunisc, 1998.
CAVALARI, R.M.F, SANTANA, L.C, CARVALHO, L.M. Concepções de educação e educação ambiental nos trabalhos do I EPEA. Universidade Estadual Paulista, campus de Rio Claro. 2001. Acesso em file:///C:/Users/ifro/Downloads/30013-Texto%20do%20artigo-34850-1-10-20120705.pdf em 27de fevereiro de 2024.
CINQUENTTI, H.C.S, CARVALHO, L.M de. As dimensões dos valores e da participação política em projetos de professoras: abordagens sobre os resíduos sólidos. Ciência & Educação, v. 10, n. 2, p. 161-171, 2004.
COSTA, S.S BARBA, C.H de, MENDES, B.M. Os Valores na educação ambiental: o conhecimento, a ética e a participação política. Revista Educação em Foco: Pesquisa em Educação na Amazônia. Porto Velho, . Edufro, 2021).
DESGAGNÉ, Serge. O conceito de pesquisa colaborativa: a idéia de uma aproximação entre pesquisadores universitários e professores práticos. Tradução Adir Luiz Ferreira e Margarete Vale Sousa. Revista Educação em Questão, Natal, v. 29, n. 15, mai./ago., 2007.
DIAS FREIRE, G. Educação Ambiental Princípios e Práticas. Editora Gaia, São Paulo. 2003, p. 226.
GOMES, M. E. S. BARBOSA, E. F. A Técnica de Grupos Focais para Obtenção de Dados Qualitativos. Instituto de Pesquisas e Inovações Educacionais. 1999. Disponível em: https://www.scirp.org/reference/referencespapers?referenceid=2687156. Acesso em 23 de fevereiro 2024.
JACOBI, P. Educação Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade. 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/kJbkFbyJtmCrfTmfHxktgnt/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 15 de fevereiro de 2024, às 20h.
LEFF, E. Epistemologia Ambiental. Tradução de Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez, 2002.
LEFF, E. Saber ambiental: Sustentabilidade Racionalidade Complexidade Poder. Ed. Vozes. Petrópolis, 2001.
LOUREIRO, C.F.B; TOZONI REIS, M.F.C. Teoria social crítica e pedagogia histórico crítica: contribuições à educação ambiental. Rev. Eletrônica Mestr. Educ. Ambient. Ed. Especial, julho, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Geoconexões
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.