RELAÇÕES SINÉRGICAS ENTRE EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16918Palavras-chave:
saber agroecológico, agricultura sustentável, aprendizagemResumo
Educação e agroecologia são duas categorias muito abrangentes e guardam em si – e entre si – possibilidades de ampliação de seus entendimentos. A educação é um componente essencial para reprodução dos conhecimentos gerados pela sociedade. Ao mesmo tempo, é espaço de construção, reflexão e reconstrução de saberes. A agroecologia – que, na realidade, transcende a lógica mecânica de produção – também se configura como um espaço de aprendizagem que une um aporte epistemológico e um modo de vida. Objetivando refletir sobre as convergências e as relações mútuas de fortalecimento entre essas duas grandes categorias, o artigo que segue, de modo mais específico, tem como intuito apresentar alguns dos grandes horizontes de reflexão proporcionados pela agroecologia e expor os espaços de convergência entre essas duas categorias. Sendo uma Revisão de Literatura Integrativa, com um universo temporal delimitado, majoritariamente, entre os anos de 2016 e 2021, com pesquisa realizada em fontes secundárias e com o uso das técnicas de skimming e scanning para a seleção de material, este trabalho pretende ser mais um instrumento de instigação à reflexão. A complementariedade que existe entre a educação e a agroecologia é nítida. Compreender esta intima associação possibilitou perceber que o resgate de conhecimentos das populações tradicionais associado às práticas de agricultores experimentadores e aos conhecimentos gerados nos ambientes de educação são condições necessárias a uma vida mais amplamente saudável. Todo esse conjunto aponta para um caminho possível e mais sustentável para a produção e reprodução da vida em seus mais diversos aspectos
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