RELAÇÕES SINÉRGICAS ENTRE EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16918

Palavras-chave:

saber agroecológico, agricultura sustentável, aprendizagem

Resumo

Educação e agroecologia são duas categorias muito abrangentes e guardam em si – e entre si – possibilidades de ampliação de seus entendimentos. A educação é um componente essencial para reprodução dos conhecimentos gerados pela sociedade. Ao mesmo tempo, é espaço de construção, reflexão e reconstrução de saberes. A agroecologia – que, na realidade, transcende a lógica mecânica de produção – também se configura como um espaço de aprendizagem que une um aporte epistemológico e um modo de vida. Objetivando refletir sobre as convergências e as relações mútuas de fortalecimento entre essas duas grandes categorias, o artigo que segue, de modo mais específico, tem como intuito apresentar alguns dos grandes horizontes de reflexão proporcionados pela agroecologia e expor os espaços de convergência entre essas duas categorias. Sendo uma Revisão de Literatura Integrativa, com um universo temporal delimitado, majoritariamente, entre os anos de 2016 e 2021, com pesquisa realizada em fontes secundárias e com o uso das técnicas de skimming e scanning para a seleção de material, este trabalho pretende ser mais um instrumento de instigação à reflexão. A complementariedade que existe entre a educação e a agroecologia é nítida. Compreender esta intima associação possibilitou perceber que o resgate de conhecimentos das populações tradicionais associado às práticas de agricultores experimentadores e aos conhecimentos gerados nos ambientes de educação são condições necessárias a uma vida mais amplamente saudável. Todo esse conjunto aponta para um caminho possível e mais sustentável para a produção e reprodução da vida em seus mais diversos aspectos

Biografia do Autor

José Édson de Albuquerque Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993), graduação em Teologia pelo Centro Pastoral de Ciências Religiosas (2003), graduação em Ciências da Religião (2020) pela Universidade Católica de Pernambuco (2020), graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (2019) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é discente no Programa Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFERSA). É professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte e fundador e sócio cooperado da Cooperativa de Trabalho, de Assessoria e Prestação de Serviços Múltiplos para o Desenvolvimento Rural - COOPERVIDA. Tem experiência na área de Educação e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia apropriada, reuso de água, agroecologia, agricultura familiar, inclusão social e tecnologia convencional.

Francisca Gomes Torres Filha, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1996), Curso Superior de Teologia pelo Centro Pastoral de Ciências Religiosas (2000), especialização em Antropologia pela UERN (1998), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN/PRODEMA (2002) e Doutorado em Ciências da Comunicação, pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho/Portugal (2021). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É membro do Colegiado do curso de Pós-Graduação lato sensu em educação e contemporaneidade; e também do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Diversidade (NEGÊDI). Faz parte do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-Uminho) e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS-Uminho) da Universidade do Minho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, agricultura familiar, economia solidária e meio ambiente.

Janine Beatriz Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2018) e mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UERN), na linha de pesquisa Estudos Socioambientais. Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Nildo da Silva Dias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2001), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo - USP/ESALq (2004) e Pós-doutorado pela Universidade da Califórnia Riverside (UCR) - US Salinity Laboratory (2014). Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1 A. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia. Tem experiência na área de manejo ecológico e conservação dos solos e da água, com ênfase em tecnologia sociais de convivência com o semiárido e manejo da salinidade na agricultura. Vencedor dos Prêmios nacionais: Agência Nacional de Águas (2017) na Categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica; I Prêmio ODS Brasil/Agenda 2030 na Categoria Ensino, Pesquisa e Extensão e Menção honrosa no IV Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Vencedor dos prêmios internacionais: Primer Premio Ciencia aplicada a los ambientes salinos - Luiz Panigatti e; Primer premio a la tecnología aplicada a los ambientes salinos - Luis Berasategui (Red Argentina de Salinidad).

Referências

ALVES, R. Conversas sobre Educação. 7. ed. Campinas: Verus Editora, 2003.

ANTUNES, A.; PADILHA, P. R. Educação cidadã, educação integral: fundamentos e práticas. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010. (Educação Cidadã).

BORGES, M. C. A.; MELO, W. B. Ensino de agroecologia e educação ambiental: uma análise a partir da constituição de 1988 e da crítica do paradigma antropocêntrico. Revista de Direito Brasileira. v. 24, n. 9., set-dez, p. 365-377, 2019. Disponível em: https://www.indexlaw.org/index.php/rdb/article/view/5358/4792. Acesso em: 10 mar. de 2022.

ÇÃO. In: Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [on line], 2021. Disponível em: https://dicionario.priberam.org/-%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 10 mar. de 2022.

CAPORAL, F. Poderá a Agroecologia responder aos cinco axiomas da sustentabilidade? Revista Brasileira de Agroecologia. v. 11, n. 4., dez., p. 390-402, 2016. Disponível em: https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/20668/12341. Acesso em: 06 abr. de 2022.

CAPORAL, F. R.; PAULUS, G.; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: uma ciência do campo da complexidade. Brasília: MDA/SAF, 2009 / Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2010. (Educação Cidadã).

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

GADOTI, M. Educar para a sustentabilidade: uma contribuição à década da educação para o desenvolvimento sustentável. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2008. (Série Unifreire).

GADOTTI, M. Pedagogia da práxis. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. 2. ed. São Paulo: Companhia das letras, 2020.

MOREIRA, M. A.; MASINI, E. F. S. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2006.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

OLIVEIRA, R. E.; VASCONCELOS, V. O. Diálogos entre agroecologia e educação popular: práxis e extensão. Revista ELO - Diálogos em Extensão. v. 5, n. 1., ago, p. 38-39, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/1129/610. Acesso em: 10 mar. de 2022.

SANTOS, B. de S. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Edições Almedina, S.A., 2020.

SAVIANI, D. Escola e Democracia. Edição Comemorativa. Campinas: Autores Associados, 2008. (Coleção Educação Contemporânea).

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011. (Coleção educação contemporânea)

SILVA, M. G.; FERRARI, E. A. Cultura camponesa, educação e agroecologia. Trabalho Necessário. v. 16, n. 31, jan., p. 215-236, 2018. Disponível em: https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/27378/15919. Acesso em: 10 mar. de 2022.

SOARES JUNIOR, D. A.; LEITÃO, M. do R. de F. A. Desenvolvimento local: o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC) em Tupanatinga, PE. Interações, Campo Grande, v. 18, n. 1, p. 75-87, 2017.

SOUSA, R. P. Agroecologia e educação do campo: desafios da institucionalização no brasil. Educação e Sociedade. v. 38, n. 140, jul-set, p. 631-648, 2017. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/NVYdW7qx7dNfFNC9fS9FQKK/?lang=pt. Acesso em: 10 mar. de 2022.

TROILO, G.; ARAÚJO, M. N. R. A educação em agroecologia e as disputas de classe no ensino superior: estudo de caso de formações pioneiras instituídas em universidades públicas brasileiras. Revista NERA. v. 23, n. 55, set-dez, p. 294-321, 2020. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/nera/article/view/7036/. Acesso em: 10 mar. de 2022.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

DE ALBUQUERQUE ARAÚJO, José Edson; TORRES FILHA, Francisca Gomes; TORRES, Janine Beatriz; DA SILVA DIAS, Nildo. RELAÇÕES SINÉRGICAS ENTRE EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 154–173, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16918. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16918. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS