RELAÇÕES SINÉRGICAS ENTRE EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16918

Palavras-chave:

saber agroecológico, agricultura sustentável, aprendizagem

Resumo

Educação e agroecologia são duas categorias muito abrangentes e guardam em si – e entre si – possibilidades de ampliação de seus entendimentos. A educação é um componente essencial para reprodução dos conhecimentos gerados pela sociedade. Ao mesmo tempo, é espaço de construção, reflexão e reconstrução de saberes. A agroecologia – que, na realidade, transcende a lógica mecânica de produção – também se configura como um espaço de aprendizagem que une um aporte epistemológico e um modo de vida. Objetivando refletir sobre as convergências e as relações mútuas de fortalecimento entre essas duas grandes categorias, o artigo que segue, de modo mais específico, tem como intuito apresentar alguns dos grandes horizontes de reflexão proporcionados pela agroecologia e expor os espaços de convergência entre essas duas categorias. Sendo uma Revisão de Literatura Integrativa, com um universo temporal delimitado, majoritariamente, entre os anos de 2016 e 2021, com pesquisa realizada em fontes secundárias e com o uso das técnicas de skimming e scanning para a seleção de material, este trabalho pretende ser mais um instrumento de instigação à reflexão. A complementariedade que existe entre a educação e a agroecologia é nítida. Compreender esta intima associação possibilitou perceber que o resgate de conhecimentos das populações tradicionais associado às práticas de agricultores experimentadores e aos conhecimentos gerados nos ambientes de educação são condições necessárias a uma vida mais amplamente saudável. Todo esse conjunto aponta para um caminho possível e mais sustentável para a produção e reprodução da vida em seus mais diversos aspectos

Biografia do Autor

José Édson de Albuquerque Araújo, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em História pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1993), graduação em Teologia pelo Centro Pastoral de Ciências Religiosas (2003), graduação em Ciências da Religião (2020) pela Universidade Católica de Pernambuco (2020), graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Estácio de Sá (2019) e mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2003). Atualmente é discente no Programa Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFERSA). É professor da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer do Rio Grande do Norte e fundador e sócio cooperado da Cooperativa de Trabalho, de Assessoria e Prestação de Serviços Múltiplos para o Desenvolvimento Rural - COOPERVIDA. Tem experiência na área de Educação e pesquisa, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia apropriada, reuso de água, agroecologia, agricultura familiar, inclusão social e tecnologia convencional.

Francisca Gomes Torres Filha, Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (1996), Curso Superior de Teologia pelo Centro Pastoral de Ciências Religiosas (2000), especialização em Antropologia pela UERN (1998), Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela UERN/PRODEMA (2002) e Doutorado em Ciências da Comunicação, pelo Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho/Portugal (2021). Atualmente, é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É membro do Colegiado do curso de Pós-Graduação lato sensu em educação e contemporaneidade; e também do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação, Gênero e Diversidade (NEGÊDI). Faz parte do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS-Uminho) e do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS-Uminho) da Universidade do Minho. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, gênero, agricultura familiar, economia solidária e meio ambiente.

Janine Beatriz Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2018) e mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO/UERN), na linha de pesquisa Estudos Socioambientais. Atualmente, cursa doutorado no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, sendo bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Nildo da Silva Dias, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2001), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo - USP/ESALq (2004) e Pós-doutorado pela Universidade da Califórnia Riverside (UCR) - US Salinity Laboratory (2014). Atualmente, é professor Titular da Universidade Federal Rural do Semi-Árido e Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1 A. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Fitotecnia. Tem experiência na área de manejo ecológico e conservação dos solos e da água, com ênfase em tecnologia sociais de convivência com o semiárido e manejo da salinidade na agricultura. Vencedor dos Prêmios nacionais: Agência Nacional de Águas (2017) na Categoria Pesquisa e Inovação Tecnológica; I Prêmio ODS Brasil/Agenda 2030 na Categoria Ensino, Pesquisa e Extensão e Menção honrosa no IV Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional. Vencedor dos prêmios internacionais: Primer Premio Ciencia aplicada a los ambientes salinos - Luiz Panigatti e; Primer premio a la tecnología aplicada a los ambientes salinos - Luis Berasategui (Red Argentina de Salinidad).

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

DE ALBUQUERQUE ARAÚJO, José Edson; TORRES FILHA, Francisca Gomes; TORRES, Janine Beatriz; DA SILVA DIAS, Nildo. RELAÇÕES SINÉRGICAS ENTRE EDUCAÇÃO E AGROECOLOGIA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 154–173, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16918. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16918. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS