O DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL INCLUSIVO NOS INSTITUTOS FEDERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2021.8881

Palavras-chave:

educação, espaço, inclusão.

Resumo

O desenvolvimento é tema de interesse de várias áreas do conhecimento, dentre elas a Geografia. As abordagens e análises tendem a limitar-se à dimensão econômica, ignorando outras faces do desenvolvimento. Cabe, pois, ampliar a noção para a socioespacialidade, a territorialidade e a ideia de inclusão social. O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento em sua dimensão espacial e inclusiva, a partir dos Institutos Federais. A metodologia utilizada é a pesquisa documental sobre a literatura geográfica e a legislação que trata dos Institutos Federais. Ao final, tem-se como resultado a proposição de uma concepção de denominada desenvolvimento socioespacial inclusivo, que ativa o olhar geográfico sobre o desenvolvimento, aproximando-o conceitualmente da realidade concreta das instituições educacionais, além atentar às populações vulneráveis em sua diversidade e direitos. Conclui-se pela necessidade de se considerar, na análise espacial, o desenvolvimento possível aos Institutos Federais: aquele que promove a abertura do espaço institucional à inclusão, na interface com as comunidades locais.

Biografia do Autor

ARTHUR BRENO STÜRMER, Instituto Federal Farroupilha - IFFAR

Doutor em Geografia - UFSM; Mestre em Desenvolvimento Regional - UESC; Especialista em Docência na Educação Básica - IFMG; em História e Geografia Ambiental do Sul do Brasil - UNOESC; em Gestão Educacional - UFSM; em Mídias na Educação - UFSM; Pedagogo e Geógrafo com experiência na Educação Básica e Superior; Docente do Instituto Federal Farroupilha - IFFAR.

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Publicado

07-02-2022

Como Citar

STÜRMER, ARTHUR BRENO. O DESENVOLVIMENTO SOCIOESPACIAL INCLUSIVO NOS INSTITUTOS FEDERAIS. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 12, p. 25–40, 2022. DOI: 10.15628/geoconexoes.2021.8881. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/8881. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS