DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DE SUAS FRAGILIDADES

Authors

  • André Ferreira
  • Carla Mirelly Caetano Duarte
  • Maria Cristina Cavalcanti Araújo INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN
  • Igor Silvestre dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexoes.2017.6320

Keywords:

Educação Geográfica, Didática, Formação do Professor,

Abstract

Esse presente artigo tem como objetivo discorrer sobre a importância da didática
no processo inicial de formação de professores, externando algumas apreensões
dos docentes de Geografia acerca das fragilidades encontradas em seu processo
formativo, que influem diretamente em suas práticas diárias escolares. Para tal,
realizamos revisões bibliográficas acerca do tema, e aplicamos um questionário
online via Google Forms, a fim de obter as informações necessárias. Assim
analisamos os dados obtidos, e relacionamos com os referenciais teóricos.

References

CANDAU, Vera Maria (org.). A Didática em questão. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. Cap. 1, p. 13.

DALBERIO, Maria Célia Borges. DALBERIO, Osvaldo. A formação docente: a mediação da didática para um ensino de melhor qualidade. Revista Ibero-americana de Educação. nº 51/05, Fevereiro de 2010.

LUCKESI, Cipriano Carlos. O papel da didática na formação do educador. In: CANDAU, Vera Maria (Org.). A Didática em questão. 33. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. Cap. 2, p. 26.

PONTUSCHKA, Níbia Nacib; PAGANELLI, Tomoko Lyda; CACETE, Núbia Hanglei. Para ensinar e aprender Geografia- 3ª ed. – São Paulo: Cortez, 2009. – (Coleção docência

em formação. Série Ensino Fundamental).

Published

04/10/2017

How to Cite

FERREIRA, André; DUARTE, Carla Mirelly Caetano; ARAÚJO, Maria Cristina Cavalcanti; DOS SANTOS, Igor Silvestre. DIDÁTICA E A FORMAÇÃO DE LICENCIADOS EM GEOGRAFIA: UMA ANÁLISE DE SUAS FRAGILIDADES. Geoconexões, [S. l.], v. 2, p. 15–22, 2017. DOI: 10.15628/geoconexoes.2017.6320. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/6320. Acesso em: 23 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS