CARTA DA TERRA: PRINCÍPIOS ECOPEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • India Mara Sgnaulin Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó
  • Ivo Dickmann Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó https://orcid.org/0000-0002-6293-8382

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16916

Palavras-chave:

ODS, Ecopedagogia, Carta da Terra, Sustentabilidade

Resumo

Este artigo analisa a formação de professores relacionando a Carta da Terra, os ODS e a Ecopedagogia como uma maneira de promover a consciência e cidadania planetária (planetarização) e da preservação/conservação socioambiental de acordo com os pilares da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com características de um estudo descritivo e explicativo. Foram adotados dois tipos de procedimentos: a pesquisa bibliográfica e análise documental incluindo principalmente a Carta da Terra e a base de dados do site Ecoar de 2000 até 2022. Os dados obtidos destacam que os educadores são poderosos agentes de mudança. Seus conhecimentos e competências são essenciais para a reestruturação de processos educativos rumo à sustentabilidade. A inserção da ecopedagogia nos cursos de formação de professores ainda é um desafio a ser enfrentado, logo, torna-se necessária a reorganização dos currículos escolares, para que neles estejam presentes os princípios, objetivos e valores que realmente favoreçam a mudança de olhar diante das questões ambientais. A Carta da Terra, a ecopedagogia e os ODS, apesar de terem indicadores, objetivos e princípios, fatores econômicos, políticos, sociais e ambientais ainda falham quando são colocados em prática, sendo abordados de forma fragmentada, mas uma intersecção entre eles contribuirá para a formação integral de sujeitos comprometidos com o cuidado do planeta.

Biografia do Autor

India Mara Sgnaulin, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Biologia pela Universidade Católica Dom Bosco (2009). Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (2012). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para a Ciência e Formação de professores, principalmente nos seguintes temas: Campo Educacional, Livro Didático, PNLD, Professor Iniciante, Professor Experiente, Ensino e Aprendizagem de Ciências Naturais e Formação de Professores. Doutora em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária pela Universidade Católica Dom Bosco- UCDB/ MS- Área de concentração: Sustentabilidade Ambiental e Produtiva Aplicada ao Agronegócio e Produção Sustentável. Pós-doutoranda em Educação pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó- UNOCHAPECÓ (2022) em Formação de professores, currículo e práticas pedagógicas.

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia e Licenciado em Pedagogia. Principal foco de atuação e pesquisa: Pensamento de Paulo Freire, Ecopedagogia, Formação Docente em Saúde. Líder grupo de pesquisa interinstitucional Palavração - Grupo de Pesquisa em Educação e Ecopedagogia, cadastrado no CNPq. Entre as principais obras publicadas estão artigos em revistas científicas e os livros: Primeiras Palavras em Paulo Freire (2008; 2016; 2019), Educação Ambiental na América Latina (2018), 365 dias com Paulo Freire (2019), Paulo Freire: método e didática (2020), Pedagogia do Ser Mais (2020), Educação Ambiental Freiriana (2021), Ecopedagogia: origens, fundamentos e perspectivas (2023).

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

SGNAULIN, India Mara; DICKMANN, Ivo. CARTA DA TERRA: PRINCÍPIOS ECOPEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 110–131, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16916. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16916. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS