CARTA DA TERRA: PRINCÍPIOS ECOPEDAGÓGICOS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16916Palavras-chave:
ODS, Ecopedagogia, Carta da Terra, SustentabilidadeResumo
Este artigo analisa a formação de professores relacionando a Carta da Terra, os ODS e a Ecopedagogia como uma maneira de promover a consciência e cidadania planetária (planetarização) e da preservação/conservação socioambiental de acordo com os pilares da sustentabilidade. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com características de um estudo descritivo e explicativo. Foram adotados dois tipos de procedimentos: a pesquisa bibliográfica e análise documental incluindo principalmente a Carta da Terra e a base de dados do site Ecoar de 2000 até 2022. Os dados obtidos destacam que os educadores são poderosos agentes de mudança. Seus conhecimentos e competências são essenciais para a reestruturação de processos educativos rumo à sustentabilidade. A inserção da ecopedagogia nos cursos de formação de professores ainda é um desafio a ser enfrentado, logo, torna-se necessária a reorganização dos currículos escolares, para que neles estejam presentes os princípios, objetivos e valores que realmente favoreçam a mudança de olhar diante das questões ambientais. A Carta da Terra, a ecopedagogia e os ODS, apesar de terem indicadores, objetivos e princípios, fatores econômicos, políticos, sociais e ambientais ainda falham quando são colocados em prática, sendo abordados de forma fragmentada, mas uma intersecção entre eles contribuirá para a formação integral de sujeitos comprometidos com o cuidado do planeta.
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