O USO DA CARTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO A PERCEPÇÃO ESPACIAL

Authors

  • Bianca Pereira Franklin Universidade Estadual da Paraíba (UEPB)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.14695

Keywords:

ensino de geografia;, percepção espacial, Cartografia, Escola Cidadã Integral

Abstract

Esse artigo é resultado de um projeto oferecido pelo governo do estado da Paraíba, denominado como Mestre da Educação, cujo parâmetro é desenvolver estratégias para aperfeiçoar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos da rede estadual de ensino. O projeto intitulado como “O uso da Cartografia como recurso didático nas aulas de Geografia: perspectivas para um processo de percepção espacial”, foi desenvolvido na Escola Cidadã Integral Professora Maria José costa de Albuquerque, localizada na cidade de Olivedos-PB, sendo selecionado as turmas da 1ª e 2ª série do ensino médio para participarem diretamente do projeto, em que teve como objetivo proporcionar aos alunos o contato prático com a ciência cartográfica, no qual consistiu em leituras e compreensão de elementos espaciais, para minimizar as lacunas de entendimento espacial observadas por meio das aulas que requeriam o conhecimento prévio da cartografia. Nesse sentido, os resultados foram exitosos, tendo em vista a participação coletiva dos alunos na execução das atividades propostas em sala de aula, como também a solidificação do conhecimento geográfico.

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Published

31/07/2023

How to Cite

PEREIRA FRANKLIN, Bianca. O USO DA CARTOGRAFIA COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE GEOGRAFIA: CONSTRUINDO A PERCEPÇÃO ESPACIAL. Geoconexões, [S. l.], v. 1, n. 15, p. 197–211, 2023. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.14695. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14695. Acesso em: 23 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS