AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PLANEJAMENTO, POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17312Palavras-chave:
aula de campo, Geografia, roteiro de campoResumo
A aula de campo é uma atividade muito recorrente no curso de Geografia, é uma prática educacional em que os alunos saem do ambiente tradicional (sala de aula) para explorar e aprender em espaços informais de ensino. Nesse sentido, o estudo visa apresentar a relevância da aula de campo no curso de Geografia, tendo como referência a realizada durante a disciplina de “Tópicos especiais em estudos regionais I” do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFPI) em conjunto com disciplinas da graduação, que são Geomorfologia e Hidrografia, no ano de 2023. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: i) discutir a melhor forma de elaborar e executar uma aula de campo; e ii) apontar os principais materiais e ferramentas para a concretização de uma aula de campo qualitativa e eficiente ao desenvolvimento intelectual dos alunos. O trabalho em epígrafe é de grande importância, pois discute e aponta formas de elaborar, organizar e efetivar uma eficaz prática de aula de campo no ensino da ciência geográfica. A pesquisa baseou-se em leituras em artigos e livros sobre o tema geral deste estudo, caracterizando-se a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que, para realizar uma aula de campo que possibilite maior participação dos alunos é necessário: elaborar roteiro de campo; estabelecer um cronograma que esteja conforme a realidade do aluno(a); estabelecer regras de segurança durante as visitas e dialogar com os alunos sobre os conceitos, temas e conteúdos da Geografia, como o vivenciado no estado do Piauí.
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