AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PLANEJAMENTO, POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES

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DOI :

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.17312

Mots-clés :

aula de campo, Geografia, roteiro de campo

Résumé

A aula de campo é uma atividade muito recorrente no curso de Geografia, é uma prática educacional em que os alunos saem do ambiente tradicional (sala de aula) para explorar e aprender em espaços informais de ensino. Nesse sentido, o estudo visa apresentar a relevância da aula de campo no curso de Geografia, tendo como referência a realizada durante a disciplina de “Tópicos especiais em estudos regionais I” do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/UFPI) em conjunto com disciplinas da graduação, que são Geomorfologia e Hidrografia, no ano de 2023. Quanto aos objetivos específicos, destacam-se: i) discutir a melhor forma de elaborar e executar uma aula de campo; e ii) apontar os principais materiais e ferramentas para a concretização de uma aula de campo qualitativa e eficiente ao desenvolvimento intelectual dos alunos. O trabalho em epígrafe é de grande importância, pois discute e aponta formas de elaborar, organizar e efetivar uma eficaz prática de aula de campo no ensino da ciência geográfica. A pesquisa baseou-se em leituras em artigos e livros sobre o tema geral deste estudo, caracterizando-se a pesquisa bibliográfica. Conclui-se que, para realizar uma aula de campo que possibilite maior participação dos alunos é necessário: elaborar roteiro de campo; estabelecer um cronograma que esteja conforme a realidade do aluno(a); estabelecer regras de segurança durante as visitas e dialogar com os alunos sobre os conceitos, temas e conteúdos da Geografia, como o vivenciado no estado do Piauí.

Bibliographies de l'auteur

Raimundo Lenilde de Araújo, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-doutoramento em andamento (2023, IGOT/ULISBOA). Pós-doutorado em Ensino de Geografia/Educação Ambiental; Doutor em Educação Brasileira e Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFC). Especialista em Ensino de Geografia e Graduado em Geografia - Licenciatura (UECE). É professor Efetivo, Classe Associado II, da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com atividade profissional no curso de Licenciatura em Geografia (Graduação), no Programa de Pós-graduação em Geografia/Mestrado/UFPI com a realização de estudo, pesquisa, extensão, publicação, orientação e supervisão, formação contínua de Docentes em Geografia com ênfase em Geografia Humana: Geografia urbana; espaço urbano e instituições educacionais; história do pensamento geográfico; estágio curricular para o ensino em Geografia; história da disciplina Geografia; metodologias do ensino de Geografia; currículo, avaliação e ensino de Geografia e educação ambiental; e no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas/Mestrado e Doutorado/UFPI, com foco em Estado, Políticas Publicas, Urbanização e Cidadania.

Emanuel Lindemberg Silva Albuquerque, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Professor Ajunto III do Curso de Geografia (CCG/CCHL/UFPI). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO/CCHL/UFPI). Integrante do Projeto Nós Propomos! Cidadania e Inovação na Educação Geográfica (Universidade de Lisboa/Portugal e UFPI). Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (ProPGeo) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia. Especialista em Geoprocessamento e Graduado em Geografia pela UECE. Membro da Rede de Pesquisa em Geotecnologias e Geografia Física - REGGEF (UFRN/URCA/UFPI/UFPB/UPE). Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq intitulado - Grupo de Estudos em Geotecnologias: Pesquisa e Ensino (UFPI). Coordenador do Laboratório de Geografia e Estudos Ambientais - Geoambiente/UFPI. Temas de interesse: Etnogeomorfologia, Geografia Física, Geotecnologias e Relação Sociedade/Natureza.

Marcos Gomes de Sousa, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Pós-Graduando em ensino de Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPI (PPGGEO-UFPI) nível de Mestrado. Professor em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2018.1 / 2021.2). Participou como Voluntário no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência-PIBID (2018- 2020). Atuou como monitor de disciplina nas disciplinas de Recursos Didáticos para o Ensino de Geografia (2020), Biogeografia (2021), Atividade Curricular de Extensão 2 - ACE 2 (2021) e Atividade Curricular de Extensão 5 -ACE5 (2021). É Participante ativo do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Ensino de Geografia (NUPEG) pela UFPI (2019-atual) e participante como Membro e pesquisador do Grupo de Pesquisa em Geografia, Docência e Currículo (GEODOC) pela UFPI (2020-atual). Desenvolve pesquisas em Geografia, com ênfase em ensino de Geografia, Metodologias do ensino de Geografia, formação de professores e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação para o Ensino de Geografia. Participou como Bolsista do Programa Residência Pedagógica RP (2020-2022) pela UFPI e ex-Professor estagiário pela SEMEC-PI (2021-2022).

Références

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Publiée

30/12/2024

Comment citer

ARAÚJO, Raimundo Lenilde de; ALBUQUERQUE, Emanuel Lindemberg Silva; SOUSA, Marcos Gomes de. AULA DE CAMPO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PLANEJAMENTO, POSSIBILIDADES E DISCUSSÕES. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 20, p. 23–47, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.17312. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17312. Acesso em: 15 janv. 2025.

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ARTIGOS