HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AUXÍLIO AO ENSINO DA GEOGRAFIA

Autores

  • Lucas Matheus Garcia Tôrres Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG). Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  • Paulo Victor Menezes Vieira Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS). Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)
  • Jerônico Dantas Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor da Educação Básica

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14274

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Novas metodologias, Histórias em quadrinhos

Resumo

O uso de novas metodologias no ensino de Geografia vem sendo um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Dentro das novas formas de compartilhamento do conhecimento que encontra-se as Histórias em Quadrinhos – HQ’s. Pensando nisso, este estudo se debruçou na elaboração de uma história em quadrinho que visasse auxiliar o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Para tal, fez-se um estudo de gabinete para compreender a temática e ajudar na criação do roteiro da HQ intitulada de “Naty: em mudanças climáticas”. Em seguida aplicou-se a HQ nas aulas de Geografia da turma do 6º ano de uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte e para finalizar viu-se a percepção dos alunos com relação ao uso da HQ no seu aprendizado. Como resultado podemos observar que a HQ se mostrou como importante ferramenta para auxiliar as aulas de Geografia, tanto no sentido de sair da monotonia das aulas comumente tradicionais aplicadas aos alunos, quanto na facilitação que estes apresentaram de entender o assunto trabalhado na HQ. Por fim, esperamos que a presente proposta metodológica sirva um novo recurso de cunho didático-pedagógico para os professores de Geografia.

Biografia do Autor

Lucas Matheus Garcia Tôrres, Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG). Universidade Federal da Paraíba (UFPB)

Graduado, Mestre e Doutorando em Geografia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB. É membro do Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO) e Laboratório de Ensino, Pesquisa e Projetos em Análise Espacial (LEPPAN). Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Geografia Física do Semiárido (GEOFISA). Tem experiência na área de Geografia Física, com ênfase em Geoprocessamento, Ordenamento territorial e Hidrogeografia, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, gestão de recursos hídricos no semiárido, águas urbanas, uso e ocupação do solo, geoprocessamento aplicado aos recursos hídricos e hidroquímica.

Paulo Victor Menezes Vieira, Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS). Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Graduado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e atualmente mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (PPGATS) da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA). Atuou como membro do Laboratório de Educação Geográfica (LEG/UERN) e do Laboratório de Geoprocessamento (LABGEO/UERN). Foi pesquisador no Grupo de Pesquisa em Educação Geográfica (GPEG/UERN) e no Grupo de Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais (UERN). Possui experiência nas áreas de Geografia Humana e Geografia Ambiental, com ênfase em projetos de ensino e meio ambiente.

Jerônico Dantas, Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor da Educação Básica

Professor de educação básica, Licenciado em Geografia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Durante a graduação, foi bolsista no programa PIBID e no programa PIM, desenvolvendo atividades em projetos de monitoria, pesquisa e extensão. Voluntário do Projeto de Extensão Quarta Cinematográfica (FE/UERN). Tem experiência na área de ensino de Geografia, com ênfase em Cartografia Escolar, BNCC, e produção de materiais didáticos em turmas do Ensino Fundamental II.

Referências

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25, 27 mar. 2011.

BRASIL, Ministério da Educação. O uso das Histórias em Quadrinhos no PNBE. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/quadrinhos>. Acesso em: 20 de Fev. de 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DALACOSTA, K.; KAMARIOTAKI-PAPARRIGOPOULOU, M.; PALYVOS, J.A.; SPYRELLIS, N. Multimedia application with animated cartoons for teaching science in elementary education. Computers & Education, 52: 741, 2009.

EISNER, W. Quadrinhos e Arte Seqüencial. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

GUIMARÃES, E. Uma caracterização ampla para a história em quadrinhos e seus limites com outras formas de expressão. INTERCOM. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: http://klicarte.no.sapo.pt/historiaeartes.pdf. Acessado em: 21 fev. 2022.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GOLÇALVES, Helena Isabel Freitas. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Geografia. Relatório de Mestrado em ensino de Geografia, Universidade do Porto, Portugal, 2021, 117p.

KAWAMOTO, E.M.; CAMPOS, L.M.L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciências educucacionais, Bauru, 2014, p. 147.

MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de texto, 2007, p. 206.

MORAES, Jerusa Vilhena; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 17, Nº 2, 422-436, 2018.

OLIVEIRA, Marlene Gonçalves; PONTES, Letícia. Metodologia ativa no processo de aprendizado do conceito de cuidar: um relato de experiência. X Congresso Nacional de Educação–EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5889_3479.pdf Acesso em 23 de novembro 2022.

PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007, p. 215.

ROSS, Jurandyr; SANCHES, Luciano. Geografia do Brasil. [S.l: s.n.], 2005.

SILVA, M.P.L.; PINHEIRO D.V.L.. O LIVRO DIDÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO RELIGIOSO. Educação, Psicologia e Interfaces | 1(1) | 15-22| Maio-Agosto de 2017

STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.

TORRES, Lucas Matheus Garcia; VIEIRA, Paulo Victor Menezes; SOARES, Jamilson

Azevedo. Capitalismo e cultura: o “jogo das pistas” como aplicação didático-pedagógica. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.

TORRES, L. M. G.; FERNANDES, M. J. C.; JUNIOR, R. A. H.; MATOS, E. de A. METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/4321. Acesso em: 7 abr. 2023.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

02-09-2024

Como Citar

TÔRRES, Lucas Matheus Garcia; VIEIRA, Paulo Victor Menezes; DANTAS, Jerônico. HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AUXÍLIO AO ENSINO DA GEOGRAFIA. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 350–368, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.14274. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14274. Acesso em: 22 dez. 2024.