HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO PARA AUXÍLIO AO ENSINO DA GEOGRAFIA
DOI :
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.14274Mots-clés :
Ensino e aprendizagem, Novas metodologias, Histórias em quadrinhosRésumé
O uso de novas metodologias no ensino de Geografia vem sendo um importante aliado no processo de ensino e aprendizagem. Dentro das novas formas de compartilhamento do conhecimento que encontra-se as Histórias em Quadrinhos – HQ’s. Pensando nisso, este estudo se debruçou na elaboração de uma história em quadrinho que visasse auxiliar o processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Para tal, fez-se um estudo de gabinete para compreender a temática e ajudar na criação do roteiro da HQ intitulada de “Naty: em mudanças climáticas”. Em seguida aplicou-se a HQ nas aulas de Geografia da turma do 6º ano de uma escola pública no interior do Rio Grande do Norte e para finalizar viu-se a percepção dos alunos com relação ao uso da HQ no seu aprendizado. Como resultado podemos observar que a HQ se mostrou como importante ferramenta para auxiliar as aulas de Geografia, tanto no sentido de sair da monotonia das aulas comumente tradicionais aplicadas aos alunos, quanto na facilitação que estes apresentaram de entender o assunto trabalhado na HQ. Por fim, esperamos que a presente proposta metodológica sirva um novo recurso de cunho didático-pedagógico para os professores de Geografia.
Références
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25, 27 mar. 2011.
BRASIL, Ministério da Educação. O uso das Histórias em Quadrinhos no PNBE. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/quadrinhos>. Acesso em: 20 de Fev. de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
DALACOSTA, K.; KAMARIOTAKI-PAPARRIGOPOULOU, M.; PALYVOS, J.A.; SPYRELLIS, N. Multimedia application with animated cartoons for teaching science in elementary education. Computers & Education, 52: 741, 2009.
EISNER, W. Quadrinhos e Arte Seqüencial. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
GUIMARÃES, E. Uma caracterização ampla para a história em quadrinhos e seus limites com outras formas de expressão. INTERCOM. Rio de Janeiro, 1999. Disponível em: http://klicarte.no.sapo.pt/historiaeartes.pdf. Acessado em: 21 fev. 2022.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 25.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GOLÇALVES, Helena Isabel Freitas. Metodologias Ativas de Aprendizagem no Ensino de Geografia. Relatório de Mestrado em ensino de Geografia, Universidade do Porto, Portugal, 2021, 117p.
KAWAMOTO, E.M.; CAMPOS, L.M.L. Histórias em quadrinhos como recurso didático para o ensino do corpo humano em anos iniciais do Ensino Fundamental. Ciências educucacionais, Bauru, 2014, p. 147.
MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de texto, 2007, p. 206.
MORAES, Jerusa Vilhena; CASTELLAR, Sonia Maria Vanzella. Metodologias ativas para o ensino de Geografia: um estudo centrado em jogos. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 17, Nº 2, 422-436, 2018.
OLIVEIRA, Marlene Gonçalves; PONTES, Letícia. Metodologia ativa no processo de aprendizado do conceito de cuidar: um relato de experiência. X Congresso Nacional de Educação–EDUCERE, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2011.Disponível em: http://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5889_3479.pdf Acesso em 23 de novembro 2022.
PONTUSCHKA, N. N; PAGANELLI, T. I; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. São Paulo: Cortez, 2007, p. 215.
ROSS, Jurandyr; SANCHES, Luciano. Geografia do Brasil. [S.l: s.n.], 2005.
SILVA, M.P.L.; PINHEIRO D.V.L.. O LIVRO DIDÁTICO E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO RELIGIOSO. Educação, Psicologia e Interfaces | 1(1) | 15-22| Maio-Agosto de 2017
STEINKE, Ercília Torres. Climatologia Fácil. São Paulo: Oficina de Textos, 2012.
TORRES, Lucas Matheus Garcia; VIEIRA, Paulo Victor Menezes; SOARES, Jamilson
Azevedo. Capitalismo e cultura: o “jogo das pistas” como aplicação didático-pedagógica. Anais VII CONEDU - Edição Online... Campina Grande: Realize Editora, 2020.
TORRES, L. M. G.; FERNANDES, M. J. C.; JUNIOR, R. A. H.; MATOS, E. de A. METODOLOGIAS ATIVAS A PARTIR DE JOGOS DIDÁTICOS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA E UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA. Revista GeoInterações, [S. l.], v. 6, n. 1, 2022. Disponível em: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/RGI/article/view/4321. Acesso em: 7 abr. 2023.
VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
© Geoconexões 2024
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
O autor na submissão do artigo transfere o direito autoral ao periódico.