QUADROS CONCEITUAIS E MÚLTIPLAS LINGUAGENS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: PROPOSTA METODOLÓGICA SOBRE AS ÁREAS VERDES URBANAS
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2025.18335Palavras-chave:
Ensino Médio, linguaguem, áreas verdes, graficidadeResumo
O artigo busca apresentar e analisar uma metodologia para uso de quadros conceituais no ensino de Geografia, visando fomentar o pensamento geográfico e a linguagem gráfica. A metodologia foi baseada no percurso didático proposto por Cavalcanti (2014). A aplicação ocorreu no Instituto Federal do Paraná (IFPR), campus Umuarama, com uma turma de 29 estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional, e envolveu a construção de quadros conceituais sobre áreas verdes urbanas na perspectiva do desenvolvimento do pensamento no espaço, sobre o espaço e com o espaço (Sinton et al., 2013), explorando conhecimentos prévios dos estudantes, a mediação docente e a promoção do protagonismo estudantil por intermédio de múltiplas linguagens. Os resultados indicam grande engajamento dos estudantes, que demonstraram progressos na compreensão dos conceitos trabalhados, mobilizando conhecimentos científicos cotidianos para o desenvolvimento do pensamento geográfico. Além disso, destacou-se a relevância da mediação docente e do uso de diferentes linguagens como ferramentas para enriquecer o processo de ensino-aprendizagem. O estudo reforça o potencial dessa abordagem para o desenvolvimento do pensamento geográfico, sugerindo sua aplicação em outras temáticas e contextos educacionais.
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