OFICINAS DE CARTOGRAFIA ESCOLAR: AS GEOTECNOLOGIAS COMO APORTE NA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO CARTOGRÁFICO
DOI:
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2025.17927Palavras-chave:
Google Earth, ensino de Geografia, noções cartográficasResumo
A Cartografia desempenha um papel essencial no ensino de Geografia, permitindo que os alunos analisem o espaço e compreendam situações do seu cotidiano. O objetivo do artigo é propor e aplicar uma sequência de oficinas de Cartografia Escolar, com suporte de geotecnologias, visando desenvolver o processo de Alfabetização e Letramento Cartográfico em alunos da educação básica. Participaram das oficinas 27 alunos do sétimo ano divididos em duas turmas, X e Y. Metodologicamente, foram utilizadas geotecnologias como Google Earth online, aplicativo de Realidade Aumentada e aplicativo de bússola. Foram realizadas quatro oficinas: na primeira houve a apresentação da ministrante e a tentativa da construção de uma nuvem de palavras a partir do conhecimento prévio dos estudantes; na segunda oficina foram trabalhados os tipos de visão e tipos de imagens; na terceira oficina foi abordado o alfabeto cartográfico e legenda; na quarta oficina, foi trabalhada a noção de proporção, escala, lateralidade, referências e orientação. No que se refere aos resultados, os alunos demonstraram afinidade com o uso de geotecnologias, possibilitando seu uso como potencializadoras do ensino de Cartografia Escolar. As maiores dificuldades dos participantes se referem a lateralidade, escala, proporção e uso do alfabeto cartográfico. Observou-se avanços no processo de Alfabetização e Letramento Cartográfico dos alunos, que inicialmente não associavam a Cartografia às suas vivências, e nas oficinas, aplicaram as noções cartográficas a situações do cotidiano. Salienta-se que o espaço vivido foi amplamente interpretado e gerou discussões que tornaram o ensino de Geografia mais atrativo e significativo.
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