O LEGADO DE ÉLISÉE RECLUS PARA UMA GEOGRAFIA SEM DICOTOMIAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2025.17298

Palavras-chave:

Geografia Crítica, radicalidade política, pluralidade temática, Élisée Reclus

Resumo

Este estudo busca analisar a contribuição da radicalidade política e da pluralidade temática de Élisée Reclus para a Geografia sem dicotomias, resultando em uma forma peculiar de Geografia crítica social, ampliando o conhecimento sobre a obra do referido autor e destacando sua relevância para a Geografia crítica contemporânea.  O artigo explora a obra de Reclus, frequentemente pouco estudada e mal compreendida devido à sua associação com um positivismo descritivo superficial, ignorando a complexidade de seu pensamento. A metodologia adotada consistiu principalmente em uma revisão de literatura abrangente, que inclui não apenas as obras originais do autor (1864, 1866, 1868-1869, 1886, 1899, 1901, 1905-1908, 2002 [1914] e 2010), mas também análises críticas de outros estudiosos de sua obra. Com sua intensa participação na política anarquista e sua visão da sociedade em simbiose com a natureza, Reclus desenvolveu uma abordagem temática ampla, manifestada de forma marcante em suas obras. Assim, ao explorar os caminhos libertários traçados pelo autor, a Geografia humana encontra novos horizontes de reflexão e transformação, desafiando os limites do conhecimento estabelecido e abrindo-se para uma visão mais crítica, sem dicotomias e inclusiva do mundo.

Biografia do Autor

Suzete Câmara da Silva Figueiredo, 5ª Diretoria Regional de Educação e Cultura do Rio Grande do Norte (5ª DIREC)

Professora de Geografia do Centro Estadual de Educação Profissional Ruy Antunes Pereira. Licenciada em Geografia e Especialista em Educação Ambiental e Geografia do Semiárido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN. Mestre em Geografia pelo Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN. Tem experiência na área de Geografia Humana e Física, com ênfase em Geografia Política, Econômica e Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental e Políticas de Combate aos efeitos da Seca, Política Pública, Política Habitacional e Planejamento Territorial Urbano.

Rikelner Mateus de Melo Costa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Graduando de Licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com proximidade na área de Geografia Humana. Atualmente integra o Grupo de Pesquisa em Planejamento Territorial, Técnica e Desigualdades Socioespaciais (GEOPLAT - UFRN). Devido à atuação no Programa de Educação Tutorial - PET, se aproximou da tríade universitária, desenvolvendo nesse período, atuações nos âmbitos do ensino, pesquisa e extensão. Além disso, participa do Projeto de Pesquisa intitulado Construção e Implementação do Observatório das Cidades Inteligentes: uma perspectiva crítica sobre as dinâmicas socioespaciais na região Nordeste do Brasil.

Jane Roberta de Assis Barbosa, Programa de Pós-graduação e Pesquisa em Geografia (PPGE), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professora adjunta do Departamento de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Geografia Humana. Possui graduação em Geografia (bacharelado) pela UFRN (2004), licenciatura em Geografia pela UFRN (2007), mestrado em Geografia pela UFRN (2008) e doutorado em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo, USP (2014). Doutorado Sanduíche na Universidade de Paris I, Panthéon-Sorbonne (2012-2013).

Referências

ANDRADE, Manuel Correia de. Élisée Reclus. São Paulo: Editora Ática, 1985.

BIBLIOTHÈQUE NATIONALE DE FRANCE. Gallica - Bibliothèque numérique. Disponível em: https://gallica.bnf.fr/. Acesso em: 06 abr. 2024.

BOINO, Paul. O pensamento geográfico de Élisée Reclus. In: Da ação Humana na Geografia Física/ Geografia comparada no espaço e no tempo. Organização e tradução Plínio Augusto Coêlho. São Paulo: Expressão e Arte: Editora Imaginário, 2010.

CAPEL, Horácio. Filosofia e Ciência na Geografia Contemporânea. 2014

CLAVAL, Paul. Epistemologia da Geografia. Florianópolis: Ed. UFSC, 2011

CIRQUEIRA, J. V. (2016). Élisée Reclus e a excentricidade de sua geografia anarquista. Terra Brasilis, 7. Publicado online em 09 de dezembro de 2016. Acesso em 16 de março de 2024. Disponível em: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/1787. DOI: https://doi.org/10.4000/terrabrasilis.1787

FERRETTI, Federico. “Eles têm o direito de expulsar-nos”: A nova Geografia Universal de Élisée Reclus. In: Espaço e Economia [Online], 3 | 2013.

GIBLIN, Béatrice. “Élisée Reclus”: un géographe d’exception. Hérodote, n. 2, p. 11-28, 2005.

LACOSTE, Yves. A geografia, isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1988.

MARSH, George. Man and Nature, or Physical geography as modified by human action. London: Sampson Low, 1864.

MORAES, A.C.R; WANDERLEY, M.C. Geografia Crítica: A valorização do Espaço. São Paulo: Editora Hucitec, 1987.

PINTO, J. V. C. (2011). Geografia anarquista e anarquismo geográfico, geografia libertária e libertarismo geográfico: a excentricidade e a atualidade do pensamento de Élisée Reclus. In: Colóquio Internacional: Élisée Reclus e a Geografia do Novo Mundo, Universidade de São Paulo, Anais, São Paulo, Departamento de Geografia, p. 1-20.

RECLUS, Élisée. El hombre y la tierra. In: MENDOZA, Josefina Gómez; JIMÉNEZ, Julio Muñoz; CANTERO, Nicolás Ortega. El pensamiento geográfico. Madrid: Alianza Editoria, 1982.

RECLUS, Élisée. Estados Unidos do Brasil: Geografia, Etnografia, Estatística. Rio de Janeiro: B. L. Garnier, 1908.

RECLUS, Élisée. A evolução, a revolução e o ideal anarquista. São Paulo: Imaginário, 2002.

RECLUS, Élisée. Da ação humana sobre a Geografia Física: o homem e natureza. In: RECLUS, Elisée. Da ação humana na Geografia Física/ Geografia Comparada no espaço e no tempo. São Paulo: Editora Imaginário; Expressão e Arte Editora, 2010a.

RECLUS, Élisée. Geografia comparada no espaço e no tempo. In: RECLUS, Elisée. Da ação humana na Geografia Física/ Geografia Comparada no espaço e no tempo. São Paulo: Editora Imaginário; Expressão e Arte Editora, 2010b.

VESENTINI, José William. Geografia Crítica e ensino. Orientação, São Paulo, n. 6, p. 53-58, 2009.

Downloads

Publicado

03-02-2025

Como Citar

FIGUEIREDO, Suzete Câmara da Silva; COSTA, Rikelner Mateus de Melo; DE ASSIS BARBOSA, Jane Roberta. O LEGADO DE ÉLISÉE RECLUS PARA UMA GEOGRAFIA SEM DICOTOMIAS. Geoconexões, [S. l.], n. 21, p. e1729802, 2025. DOI: 10.15628/geoconexes.2025.17298. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/17298. Acesso em: 9 mar. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS