O USO DO GOOGLE EARTH COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Luciana de Oliveira Cruz Mestranda em Geografia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
  • Enoque Gomes de Morais Doutorando em Geografia, Universidade Federal de Goiás (UFG) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA - Campus Tucuruí)

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2023.14601

Palavras-chave:

Google Earth, Metodologia de Ensino, Cartografia Digital

Resumo

A presente pesquisa buscou apresentar metodologias de ensino-aprendizagem dos conhecimentos cartográficos a estudantes do ensino médio, por meio de uma ferramenta digital chamada Google Earth, culminando em uma ação na qual se empregou o entendimento de uma cartografia digital, tendo em vista as dificuldades enfrentadas pela esfera escolar para transmitir de forma adequada os saberes geocartográficos. O estudo foi realizado na escola estadual de ensino médio Severo Alves, localizada no município de Breu Branco, no estado do Pará. A oficina didática ocorreu conforme direções dadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação à pandemia do novo coronavírus, situação presente naquele período. Assim, os autores deste estudo apresentaram aos estudantes o Google Earth, elucidando os componentes do programa que facilitam os entendimentos cartográficos. Como resultado dos pontos abordados na oficina didática, os alunos produziram uma representação cartográfica, concretizando e mostrando os conhecimentos adquiridos.

Biografia do Autor

Luciana de Oliveira Cruz, Mestranda em Geografia, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Licenciada em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Membro do Grupo de Pesquisa em Geografia e Ordenamento do Território na Amazônia (GOT - Amazônia). Possui Especialização em Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA - Campus Tucuruí). Possui Especialização em Metodologia de Ensino da Geografia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Atua na linha de pesquisa de Políticas Territoriais com ênfase nos impactos ocasionados as populações tradicionais atingidas pela Implementação de Usinas Hidrelétricas na Amazônia. Tem experiência como professora de Geografia em órgãos públicos (Prefeitura e Estado). Atualmente é mestranda do programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Geografia (Área de Concentração: Ambiente e Território na Pan-Amazônia) pela Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Enoque Gomes de Morais, Doutorando em Geografia, Universidade Federal de Goiás (UFG) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA - Campus Tucuruí)

Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com especialização em Educação Ambiental. É mestre e doutorando em Geografia na linha de pesquisa Ensino-Aprendizagem (PPGeo-IESA/UFG) onde também é integrante do Núcleo de Ensino e Pesquisas em Educação Geográfica (NEPEG). É Professor de Geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA - Campus Tucuruí), onde também é membro do Grupo de pesquisa Tecnologia Assistiva para a Educação Inclusiva. Desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores para uso da Cartografia Tátil no processo de Inclusão de estudantes cegos em aulas de Geografia. Tem Interesse na área de Geografia, com ênfase em Cartografia Escolar e Inclusiva, Ensino de Geografia Física e Educação Ambiental.

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Publicado

09-02-2024

Como Citar

CRUZ, Luciana de Oliveira; MORAIS, Enoque Gomes de. O USO DO GOOGLE EARTH COMO METODOLOGIA NO ENSINO DE CARTOGRAFIA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO. Geoconexões, [S. l.], v. 3, n. 17, p. 4–23, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2023.14601. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/14601. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS