IMAGEM DE SATÉLITE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E APOIO AO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16960

Palavras-chave:

estudos socioambientais, sensoriamento remoto, educação básica

Resumo

O avanço na tecnologia vem proporcionando novos procedimentos para a construção do conhecimento e as informações são cada vez mais presentes, atuais e concretas. Com esses avanços tecnológicos podemos obter diversos dados, sejam eles por foto, áudios dentre outros. No que discerne a coleta de dado e sua resolução visual, podemos apresentar inúmeras maneiras de fazer essa coleta, uma delas é o uso de imagens satélites por meio do sensoriamento remoto. As imagens do sensoriamento remoto têm contribuído muito para a ciência na construção de novos saberes, instigando a refletir e analisar questões expressas em todas as dimensões espaciais e possibilitando uma compreensão mais ampla da superfície terrestre. O presente trabalho tem como objetivos: apresentar reflexões acerca do uso de imagem de satélite como ferramenta de análise ambiental e destacar possibilidades de uso dessas imagens no ensino de Geografia. Portando, a pesquisa classifica enquanto uma pesquisa bibliografia de característica qualitativa, onde por meio da revisão e embasamento de estudos já produzidos, refletimos acerca do uso das imagens de satélites enquanto ferramentas de análise ambiental. O resultado consiste na afirmação por meio das investigações que o uso desses materiais nas aulas pode contribuir de forma muito significativa para a investigação de problemas ambientais e o conhecimento geográfico esperasse que esse estudo contribua de forma significativa para a ciência e instigue novas pesquisas sobre a temática

Biografia do Autor

Francisco Mateus Nogueira da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Atualmente, cursa Mestrado em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) - Campus Central. Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela UERN - Campus Avançado de Assú (2022). No período de 2019 a 2020 participou do Projeto de Extensão "FLORA UERN", voltado para práticas de Educação Ambiental na Educação Básica. No período de 2020 a 2021 participou como voluntário da II etapa do Projeto de Extensão "FLORA UERN". Ainda no ano de 2020 participou como voluntário no Projeto de Extensão "FLONA NA ESCOLA" e do Grupo de Pesquisa "CLIMAGEO", ambos no Departamento de Geografia da UERN - Campus Avançado de Assú (UERN/CAA). No período de 2021 a 2022 participou como bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID).

Ramiro Gustavo Valera Camacho, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró - ESAM, atual Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1988), mestrado em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1991) e doutorado em Ciências (Área de concentração Botânica) pelo Instituto de Biociências -I B, da Universidade de São Paulo - USP (2001). Com pós-doutorado em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso- UFMT junto ao Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte - GPEA/UFMT. Atualmente, é Professor adjunto IV do Departamento de Ciências Biológicas - DECB e participa do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais - PPGCN; Programa de Pós-graduação em Geografia - PPGGeo; e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Biologia - PROFBIO da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Levantamento Florístico e Vegetacional, Padrões de Distribuição da Caatinga, extremamente preocupado com a preservação da biodiversidade nas unidades de conservação do Rio Grande do Norte, atuando principalmente nos seguintes temas: caatinga, desenvolvimento sustentável do semiárido, conservação e preservação da caatinga e educação ambiental. Desde 2013-2017 foi fundador e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró.

Josiel de Alencar Guedes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Bacharel e Licenciado em Geografia, Mestre em Geociências e Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente, todos pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Atualmente, sou professor do Curso de Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Campus de Assú (RN) e do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGEO) no Campus Central. Minhas pesquisas e ensino estão relacionadas a área da Geografia, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Hidrogeografia e Geocartografia.

Saulo Medrado dos Santos, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade de Pernambuco - UPE. Graduado em Geografia (Bacharelado) pela Universidade Cruzeiro do Sul. Mestre em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA onde integrou o grupo de pesquisa de Cartografia Aplicada a Estudos Ambientais e de Ensino vinculado ao Laboratório de Cartografia - LACAR. Foi Professor Substituto do Colegiado de Geografia da UFBA, lecionou as disciplinas de Cartografia Temática e Sistemática; Sistema de Informações Geográficas - SIG; Prática de Campo e Mapeamento do Território. Foi Professor Presencial no curso de Agronomia da Faculdade Anhanguera/Juazeiro, lecionou as disciplinas de Topografia e Georreferenciamento. Atuou profissionalmente na regularização fundiária de empreendimentos de geração e transmissão do setor elétrico, compondo o Projeto Gestão Sócio Patrimonial ELETROBRAS/CHESF. Atualmente, é Pós-doutorando no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN desenvolvendo pesquisa junto ao Laboratório de Estudos Costeiros e Áreas Protegidas - LECAP; Empregado Público Federal na 10 Superintendência Regional da CODEVASF, Palmas/TO. Desenvolve projetos e trabalhos técnicos nas áreas de Cartografia, Sensoriamento Remoto e Topografia.

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Publicado

02-09-2024

Como Citar

NOGUEIRA DA SILVA, Francisco Mateus; VALERA CAMACHO, Ramiro Gustavo; DE ALENCAR GUEDES, Josiel; MEDRADO DOS SANTOS, Saulo. IMAGEM DE SATÉLITE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E APOIO AO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE. Geoconexões, [S. l.], v. 2, n. 19, p. 174–188, 2024. DOI: 10.15628/geoconexes.2024.16960. Disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/geoconexoes/article/view/16960. Acesso em: 5 dez. 2024.

Edição

Seção

NÚMERO ESPECIAL - EDUCAÇÃO, ESPAÇO E AMBIENTE: ABORDAGENS PLURAIS