IMAGEM DE SATÉLITE COMO RECURSO PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA E APOIO AO ESTUDO DO MEIO AMBIENTE
DOI :
https://doi.org/10.15628/geoconexes.2024.16960Mots-clés :
estudos socioambientais, sensoriamento remoto, educação básicaRésumé
O avanço na tecnologia vem proporcionando novos procedimentos para a construção do conhecimento e as informações são cada vez mais presentes, atuais e concretas. Com esses avanços tecnológicos podemos obter diversos dados, sejam eles por foto, áudios dentre outros. No que discerne a coleta de dado e sua resolução visual, podemos apresentar inúmeras maneiras de fazer essa coleta, uma delas é o uso de imagens satélites por meio do sensoriamento remoto. As imagens do sensoriamento remoto têm contribuído muito para a ciência na construção de novos saberes, instigando a refletir e analisar questões expressas em todas as dimensões espaciais e possibilitando uma compreensão mais ampla da superfície terrestre. O presente trabalho tem como objetivos: apresentar reflexões acerca do uso de imagem de satélite como ferramenta de análise ambiental e destacar possibilidades de uso dessas imagens no ensino de Geografia. Portando, a pesquisa classifica enquanto uma pesquisa bibliografia de característica qualitativa, onde por meio da revisão e embasamento de estudos já produzidos, refletimos acerca do uso das imagens de satélites enquanto ferramentas de análise ambiental. O resultado consiste na afirmação por meio das investigações que o uso desses materiais nas aulas pode contribuir de forma muito significativa para a investigação de problemas ambientais e o conhecimento geográfico esperasse que esse estudo contribua de forma significativa para a ciência e instigue novas pesquisas sobre a temática
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