CHAMADA PARA DOSSIÊ TEMÁTICO: A ética e seus princípios na educação profissional e tecnológica

08/05/2024

A Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica informa que, no período de 01 de julho de 2024 a 30 de setembro de 2024, encontra-se aberta a submissão de artigos, ensaios, resenhas, relato de experiências e entrevistas para publicação, em edição do Dossiê Temático, intitulado: A ética e seus princípios na educação profissional e tecnológica. Os trabalhos podem ser enviados em português, espanhol, francês e inglês.

Organização:

Dr. Pablo Castro Santos (UERN): Pós-doutorado em Educação na área de concentração de Bioética (2020), pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (ULisboa). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UERN (2013-2024) e membro da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB). Membro Titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP/MS), mandato 2024-2027. Tem experiência em pesquisas nas áreas das Ciências Biológicas, saúde, epidemiologia e educação.

Dr. Leandro Silva Costa (IFRN): Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN) nas temáticas de bioética e educação profissional. Coordenador do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do IFRN (CEP-IFRN). Atualmente atua em projetos de pesquisas na área de bioquímica, novas tecnologias educacionais, práticas pedagógicas inovadoras, tecnologias sociais e educação para o desenvolvimento sustentável e bioética e ética em pesquisa com seres humanos.

Dr.a Lenina Lopes Soares Silva (IFRN): mestrado e doutorado, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (UFRN). Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação, Ciência, Tecnologia e Trabalho (Necttra/IFRN). Atua principalmente nos seguintes temas: educação, ensino-aprendizagem, organização escolar, mediação pedagógica, políticas educacionais, memória e história da educação

Dr.a Kalyane Kelly Duarte de Oliveira (UERN): atua como docente do Departamento de Enfermagem do Campus Avançado de Pau dos Ferros/UERN. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade/UERN. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UERN. Atuando principalmente nos temas: educação em saúde, promoção da saúde, redes sociais de apoio e proteção à criança e ao adolescente e saúde da mulher e atenção básica.

Dr.a Isabel Cristina de Jesus Brandão (UESB): doutora em Educação, professora plena da UESB, tem experiência na área de Educação com ênfase em educação atuando nos seguintes temas: infância, educação infantil, políticas públicas e estágio. Coordena o Grupo de Pesquisa e Estudos Infância e Educação Infantil (GPEIEI-CNPq-UESB).

EMENTA

Reflexões acerca de ética aplicada à educação profissional e tecnológica convergem para pensarmos a ética como um saber/conhecimento que busca em um conjunto específico de questões fundamentar as ações da vida humana em sociedade nos princípios gerais da ética, notadamente da ética normativa. No entanto, é válido considerar que a ética aplicada é construto da prática, e, nesse sentido, sua condução deve seguir regras legais vinculadas, normalmente às teorias do contrato social. Diante disso, no processo de formação humana,   critérios éticos permitem avaliar social, cultural e moralmente ações de indivíduos e grupos. Assim sendo, a ética aplicada poderá ser guiada pelo melhor agir dos humanos em situações específicas, principalmente nos espaços sociais de formação e sociabilidades, entre eles “as  escolas” de educação profissional e tecnológica.

O interesse dos organizadores do Dossiê agrega-se à necessidade de um debate profícuo e crítico acerca de princípios éticos na ação educativa, considerando as diferentes modalidades da ética aplicada à educação profissional e tecnológica quais sejam: a bioética,  a  ética  ambiental, a  ética  como conteúdo de ensino, na pesquisa, na extensão, a ética no uso da inteligência artificial no processo de ensino e na produção do conhecimento,  a ética em seus fundamentos políticos, culturais, religiosos, sociais e ideológicos que perpassam educação básica e superior no país.

Cabe destacar que o Dossiê será composto por, no máximo, 10 artigos e ensaios, 2 resenhas, 2 relatos de experiências e 2 entrevistas sobre a temática, e os autores devem escolher a seção específica de seu trabalho. Os trabalhos aprovados e não incluídos no Dossiê serão redirecionados para as mesmas seções na RBEPT em fluxo contínuo.

Informamos que o Dossiê comporá o volume 2 da RBEPT, com publicação prevista para dezembro de 2024, e contará com a apresentação dos trabalhos publicados elaborada pelos organizadores.

O envio dos trabalhos deve ser feito acessando a Revista em https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT. Para isso, consulte as normas de submissão e o template (disponível em: https://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/index), e faça o cadastro como “Autor” para realizar sua submissão.

Qualquer dúvida, entre em contato pelo e-mail: editor.rbept@gmail.com