DOSSIÊ TEMÁTICO: Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

01.04.2025

Dossiê

Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas

A relação entre a educação profissional e a educação de jovens e adultos, desde a instituição do Decreto nº 5.478, de 24 de junho de 2005, tem sido objeto de disputas  conceituais que se desdobra na criação de políticas que servem a diferentes projetos de sociedade: de um lado, aqueles que atendem aos interesses de manutenção da exploração do trabalhador sob a lógica do capital; e, de outro, os que buscam a formação humana integral e a emancipação da classe trabalhadora.

Para analisar esse contexto conflituoso, o Dossiê Proeja e EJA Integrada à EPT: fundamentos, história(s), políticas e práticas pretende reunir artigos e relatos de experiência que discutam os fundamentos; as disputas entre políticas e programas que relacionem a educação de jovens e adultos com a educação profissional; as história(s) de projetos, cursos e diferentes sujeitos (professores, estudantes, gestores, técnicos-administrativos, pesquisadores, entre outros) envolvidos nos processos de formação docente e discente; e as práticas curriculares, pedagógicas, de inclusão e de acesso, permanência e êxito compreendendo nessa temática as questões de gênero, raça/etnia e de pessoas com necessidades específicas.

Serão publicados 15 artigos no dossiê. Se houver artigo  aprovado, mas não incluídos entre os 15, serão enviados para o fluxo contínuo.

Serão aceitos: artigos e relatos de experiência

Período de submissão: 10 de abril a 13  julho de 2025.

Data de publicação: dez/2025

Editores responsáveis:

Prof. Drª. Ana Lúcia Sarmento Henrique (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte/IFRN)

Prof. Drª. Mariglei Severo Maraschin (Colégio Técnico Industrial de Santa Maria/ CTISM)

Prof. Dr. Ramon Marcelino Ribeiro Júnior (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás/IFG)

Prof. Dr. Vinícius Carvalho Lima (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro/IFRJ)