Suporte básico de vida na escola: O relato da evidência

Autores

  • Maria Boné Agrupamento de Escolas de Monforte, Portugal. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. http://orcid.org/0000-0002-4549-5313
  • Maria João Loureiro Departamento de Educação e Psicologia e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. http://orcid.org/0000-0002-5041-8689
  • Jorge Bonito Escola de Ciências Sociais e Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro. http://orcid.org/0000-0002-5600-0363

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.8959

Palavras-chave:

suporte básico de vida, escola, alunos, espetador, competências

Resumo

Em alguns países, a educação de crianças em suporte básico de vida (SBV) é obrigatória, enquanto em muitos outros existem apenas iniciativas locais e regionais. O objetivo deste trabalho é conhecer as competências reveladas por alunos sujeitos à aprendizagem de SBV, em países europeus, com base na revisão da literatura disponível. Foram analisados 29 artigos. Pode concluir-se que: a) as crianças apresentam-se recetivas e entusiasmadas, tornando a aprendizagem eficaz, com benefícios sociais, podendo ser multiplicadoras do ensino; b) os professores treinados podem ensinar tão eficazmente quanto os profissionais de saúde; c) a idade ideal para o início do ensino de compressões torácicas é cerca dos 12 anos; d) a proporção de espetadores treinados aumentará com a educação escolar.

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Biografia do Autor

Maria Boné, Agrupamento de Escolas de Monforte, Portugal. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

Departamento de Expressões do Agrupamento de Escolas de Monforte. Área: educação especial. Doutoranda do programa doutoral em educação da Universidade de Aveiro.

Maria João Loureiro, Departamento de Educação e Psicologia e Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Área: avaliação educacional. Docente e orientadora de alunos do programa doutoral em educação da Universidade de Aveiro.

Jorge Bonito, Escola de Ciências Sociais e Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora. Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores da Universidade de Aveiro.

Departamento de Pedagogia e Educação da Escola de Ciências Sociais da Universidade de Évora. Docente do doutoramento em ciências da educação da Universidade de Évora. Orientador de alunos do doutoramento em educação da Universidade de Évora e do programa doutoral em educação da Universidade de Aveiro.

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Publicado

16/12/2020

Como Citar

Boné, M., Loureiro, M. J., & Bonito, J. (2020). Suporte básico de vida na escola: O relato da evidência. HOLOS, 6, 1–21. https://doi.org/10.15628/holos.2020.8959

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