Bem-estar pessoal e relacionamento ambiental em crianças de 10-12 anos
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.8410Palavras-chave:
bem-estar pessoal, relacionamento ambiental, apego ao lugar, identidade de lugar, satisfação ambientalResumo
Trata-se de um estudo quantitativo e qualitativo, sendo que o primeiro comparou as médias de bem-estar por escolas, enquanto o segundo analisou a percepção das crianças sobre os conceitos de bem-estar, apego ao lugar, identidade de lugar e satisfação ambiental. Participaram do estudo quantitativo 886 crianças, alunos do sexto ano do ensino fundamental de escolas públicas do município de Cascavel, com idade entre 10-12 anos. Foi utilizada a Escala PWI-SC (Cummins et al., 2003) que apresentou alfa de cronbach de 0,74. Os dados foram analisados por meio do Teste t de Student e ANOVA. Houve diferenças significativas entre as médias de bem-estar por escolas nos itens de como as crianças se relacionam com as pessoas, sobre sua saúde, o quanto se sentem seguras e satisfação com as coisas que tem em geral. Para o estudo qualitativo, foram realizados grupos focais com perguntas abertas abrangendo o relacionamento ambiental infantil, considerando construtos como bem-estar, apego ao lugar, identidade de lugar e satisfação ambiental. Participaram quatro turmas dos sextos anos de quatro escolas, tendo média de 25 alunos por turma, as quais foram selecionadas por diferentes zonas urbanas (central, intermediária e periférica). Constatou-se que as crianças possuem uma visão ecocêntrica dos problemas ambientais, sendo que o bem-estar pessoal aparece relacionado ao apego e à identidade de lugar e também à proximidade com a natureza.
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