O DOCUMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO NA EDUCAÇÃO PARA COMBATER O PRECONCEITO DE GÊNERO: O CASO MARIA LUISA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2019.7789

Palavras-chave:

Cinema, Documentário, Educação, Preconceito.

Resumo

A proposta deste artigo é trazer discussão sobre a importância que o documentário pode ter na educação como ferramenta de conscientização no ambiente escolar, para diminuir o preconceito na questão de gênero. Além de pesquisa bibliográfica, tem amparo do documentário Maria Luisa, idealizado pelo GEPEIS da UFSM e que teve seu propósito nesta perspectiva. A educação pode e deve utilizar-se de diferentes ferramentas para difundir pautas importantes atualmente, e com o instrumento audiovisual, seu alcance e influência podem ser ainda maiores. Cabe ao educador estimular o criticismo nos ambientes nos quais atua, por meio da diversidade de informação e dos questionamentos do status quo vigente.

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Biografia do Autor

Valmor Rhoden, Universidade Federal de Santa Maria e Universidade Federal do Pampa.

Pós-Doutor em Educação pela UFSM.

Doutor em Comunicação. 

Professor Adjunto do Curso de Relações Públicas da Universidade Federal do Pampa - Campus São Borja-RS.

Integrante do Grupo de pesquisa GEPEIS da UFSM. 

Jéssica Dalcin da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Integrante do Grupo de Pesquisa do Imaginário da UFSM-GEPEIS.

Especialista em Comunicação e Mídias/UNIFRA e Mestre em Patrimônio Cultural/UFSM. 

Valeska Maria Fortes de Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM) e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação e Imaginário – GEPEIS

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Publicado

03/12/2019

Como Citar

Rhoden, V., Silva, J. D. da, & Oliveira, V. M. F. de. (2019). O DOCUMENTÁRIO COMO INSTRUMENTO NA EDUCAÇÃO PARA COMBATER O PRECONCEITO DE GÊNERO: O CASO MARIA LUISA. HOLOS, 1, 1–11. https://doi.org/10.15628/holos.2019.7789

Edição

Seção

ARTIGOS

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