A ATUAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE OCEANOLOGIA DA FURG

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.7733

Palavras-chave:

Oceanografia, Ciências do Mar, Egressos

Resumo

O trabalho tem por objetivo analisar a evolução da inserção profissional dos egressos do curso de Oceanologia da Universidade Federal do Rio Grande – FURG no período 2001-2013, sua distribuição geográfica e as Grandes Áreas e Áreas de atuação junto aos setores público, privado e terceiro setor. Os levantamentos foram efetuados com o auxílio da Plataforma Lattes, das redes sociais LinkedIn e Facebook e do banco de dados da FURG, abrangendo o universo de graduados. Não há estudos antecedentes para as modalidades que compõem as Ciências do Mar. Os resultados mostram que as políticas públicas de pessoal e a situação econômica do país têm influência na quantidade relativa de egressos inseridos no mercado de trabalho. O setor público é o principal empregador. Em 2013, os egressos do curso de Oceanologia atuavam em 18 das 19 Grandes Áreas que integram o campo das Ciências do Mar, com destaque para Gestão Ambiental, Oceanografia Biológica e Recursos Pesqueiros, assim como em 51 das 57 Áreas, especialmente em Avaliação de Impactos Ambientais, Conservação de Recursos Naturais e Cultivo (Maricultura). A atuação dos egressos em Educação Ambiental revela a contradição entre a formação e o fazer profissional, uma vez que até recentemente o tema não era parte do currículo oficial do curso de Oceanologia.

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Biografia do Autor

Luiz Carlos Krug, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG. Docente do curso de Oceanologia do Instituto de Oceanografia da FURG - IOFURG. Coordenador do Comitê Executivo para a Formação de Recursos Humanos em Ciências do Mar - PPG-Mar.

Luís Fernando Minasi, Universidade Federal do Rio Grande

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Titular do Instituto de Educação da FURG. Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande - PPGEA/FURG.

Cleuza Maria Sobral Dias, Universidade Federal do Rio Grande

Doutora em Educação pela Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora Titular do Instituto de Educação da FURG. Diretora da Estação de Apoio Antártico - ESANTAR.

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Publicado

08/12/2021

Como Citar

Krug, L. C., Minasi, L. F., & Dias, C. M. S. (2021). A ATUAÇÃO DOS EGRESSOS DO CURSO DE OCEANOLOGIA DA FURG. HOLOS, 7, 1–18. https://doi.org/10.15628/holos.2020.7733

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