SIMAIES - Desenvolvimento e discussão de uma ferramenta para registrar e divulgar a cooperação entre entidades de Saúde e Educação
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2019.7637Palavras-chave:
Integração Ensino-Saúde, COAPES, Engenharia de Software, Engenharia de RequisitosResumo
A Lei 12.871, que institui o Mais Médicos, determina que as instituições de educação superior responsáveis pela oferta dos cursos de Medicina e dos Programas de Residência Médica poderão firmar Contrato Organizativo da Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) com as secretarias de saúde, com a finalidade de viabilizar a reordenação da oferta de cursos de Medicina e de vagas de Residência Médica e a estrutura de serviços de saúde em condições de ofertar campo de prática suficiente, além de permitir a integração ensino-serviço na área da Atenção Básica. Neste sentido, o Sistema de Monitoramento e Avaliação da Integração Ensino Saúde (SIMAIES) foi desenvolvido para servir como a plataforma de gestão virtual dos contratos criados a partir do COAPES. O SIMAIES é uma ferramenta para gestores e instituições de ensino organizarem e formarem a ponte ensino-serviço-comunidade nas regiões. O sistema é fruto de discussões ocorridas no Comitê Nacional dos COAPES e é peça fundamental para a propagação e correta manutenção deste recurso, otimizando o processo de avaliação e monitoramento das atividades de integração. Uma análise exploratória desta ferramenta mostrou que apesar da centralização, padronização e transparência trazida pela mesma, ainda há um fluxo burocrático a ser percorrido antes da utilização do sistema, o que pode trazer morosidade ao processo.Downloads
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