A MÁQUINA DE TORTURA: UMA SÍNTESE DOS EFEITOS DO VESTIBULAR NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE

Autores

  • Roberto Fernando de Amorim Júnior
  • Dante Henrique Moura

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2005.68

Resumo

O presente artigo trata de discutir uma das formas de acesso ao ensino superior mais utilizado no Brasil: o vestibular. A partir de várias leituras e de experiências anteriormente vivenciadas, concluímos que o vestibular vem causando danos à nossa educação. Tais danos revelam-se na prática bancária de ensino dentro das salas de aula, no aumento das diferenças sociais, na falta de democracia no acesso às universidades, no desprestígio da função do educador, no aumento da fragmentação do conhecimento e na desconstrução de uma educação emancipadora. Diante disso, propomos neste artigo algumas políticas para superar essas dificuldades, enfatizando uma educação que proporcione condições igualitárias de acesso à educação superior para todos. Palavras-chave: ensino, vestibular, educação.

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Publicado

25/12/2007

Como Citar

Amorim Júnior, R. F. de, & Moura, D. H. (2007). A MÁQUINA DE TORTURA: UMA SÍNTESE DOS EFEITOS DO VESTIBULAR NA EDUCAÇÃO E NA SOCIEDADE. HOLOS, 2, 4–13. https://doi.org/10.15628/holos.2005.68

Edição

Seção

ARTIGOS

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