A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993

Palavras-chave:

Formação de professores, Desenvolvimento profissional, Educação Profissional

Resumo

Este trabalho apresenta o cenário da produção acadêmica brasileira sobre a formação de professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT). O mapeamento dos trabalhos acadêmicos foi realizado, em setembro/2014, no banco de dados de dissertações e teses do portal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nas reuniões anuais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e nos Encontros de Didática e Prática de Ensino (ENDIPE). Em relação ao recorte temporal, definimos o período entre 2005 e 2014. Os estudos analisados destacam a importância das instituições de ensino criarem espaços de formação continuada, assumindo a responsabilidade de sustentar o desenvolvimento profissional dos professores e reforçam a necessidade de uma base epistemológica e metodológica fundamentar essa formação.

 


 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabel Magda Said Pierre Carneiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE)

Pedagoga do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFCE, campus de Maracanaú. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Maria Marina Dias Cavalcante

Professora Associada O da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do programa de pós-graduação em Educação da UECE. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Referências

ARAÚJO, Tânia Márcia Fernandes de. (2004).A formação continuada segundo os professores do ensino técnico. In. XII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Curitiba/PR.

BARBACOVI, Lecir Jacinto. (2011). O professor de educação profissional e a conectividade orgênica entre formação e pratica docente. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte.

BRASIL.(2016). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União.Brasília, DF, ano134, n. 248, p. 27833-27841, dez.

________. (2006). Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior. Parecer nº 05/2006. Aprecia a indicação do CNE/CP nº 2/2002 sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Formação de Professores para a Educação Básica.

_______.MEC. SEMTEC. (2003). Seminário nacional de educação profissional. “Concepções, experiências, problemas e propostas”. Documento-base. Brasília: MEC/SEMTEC/PROEP.

_______.MEC/SETEC. (2004). Proposta em discussão. Políticas públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, Ministério da Educação.

________. (2012). Conselho Nacional de Educação. Câmara da Educação Básica.Resolução CNE/CEB nº 6 de 20 de setembro de 2012. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17417&Itemid=866. Acesso em: 22 out. 2015

_______. (2014). Lei nº 13.005 de 25 de Junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 22 out. 2015

BURNIER, Suzana. (2006). A docência na Educação Profissional.In: 29 REUNIÃO DA ANPED. Trabalhos apresentados. Caxambu, MG.

_________; GARIGLIO, José Ângelo. (2010).Uma aproximação inicial aos saberes da docência da educação profissional. In: XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

CARDOSO, Aliana Anghinoni. (2012). Professores? Sim! Os saberes docentes e os professores da educação profissional. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pelotas, Pelotas.

CARPIM, Lucymara. (2011).Formação pedagógica dos professores do ensino técnico: caminhos históricos para um paradigma da complexidade. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

CASTELLS, Manuel. (1999).A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra.

COSTA, Maria Adelia da. (2012).Políticas de formação de professores para a educação profissional e tecnológica: cenários contemporâneos. Tese (Doutorado) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia.

CUNHA, Marlise Pinheiro da. (2012).Formação continuada do professor do ensino técnico em Estética. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

DURÃES, Marina Nunes. (2010).O professor da educação profissional: sua origem, formação e relação com a docência. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

FARTES, Vera; SANTOS, Adriana Paula Q. Oliveira. (2011). Saberes, identidades, autonomia na cultura docente da educação profissional e tecnológica. Cadernos de Pesquisa, São Carlos, v. 41, n. 143, p.376-401.

FORTES, Maria Carolina. (2012).Entrelaçados de vidas: A constituição da docência na educação profissional e tecnológica. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica, Porto Alegre, 2012.

GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana. (2012). Saberes da docência na educação profissional e tecnológica: um estudo sobre o olhar dos professores. Educação em Revista, [s.l.], v. 28, n. 1, p.211-236, mar.

GOMES, Heloisa Maria. (2004).Formando professores para a educação profissional.In: 27 REUNIÃO DA ANPED. Trabalho Apresentados. Caxambu, MG.

IMBERNON, F. (2000).Formação docente e Profissional: Formar-se para a mudança e a incerteza. São Paulo: Cortez.

KUENZER, Acácia. (2008). Mesa redonda. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica: Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, pp. 19-40.

____________. (2006). A educação profissional nos anos 2000: a dimensão subordinada das políticas de inclusão. Revista Educação e Sociedade, Campinas, vol. 27, n. 96 - Especial, p. 877-910, out.

MACHADO, Lucília Regina de Souza. (2011).O desafio da formação dos professores para a EPT e PROEJA. Revista Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 689-704, jul.-set.

______________. (2008).Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional.Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Brasília, jun.

MARTINS, Leticia Aparecida. (2011).Trajetória de constituição da docência na educação profissional. Dissertação (Mestrado) - Universidade de Campinas, Campinas.

MOREIRA, Alexandre. (2012).Formação e atuação do bacharel-professor na área de telecomunicações do Instituto Federal de Santa Catarina. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

NÓBREGA-THERRIEN, SILVIA MARIA; THERRIEN, JACQUES. (2004).Os trabalhos científicos e o estado da questão: reflexões teórico-metodológicas. Estudosem avaliação educacional. Fundação Carlos Chagas .v. 15. n, 30. p.5-16, jul/dez.

NUNES, Terezinha de Souza Ferraz. (2012).A constituição da docência nos cursos superiores de tecnologia: implicações do discurso pedagógico oficial. In: 35 REUNIÃO DA ANPED. Porto de Galinhas. Trabalhos apresentados, Porto de Galinhas, PE.

OLIVEIRA, Maria Rita Sales. (2006).Formação e profissionalização dos professores do ensino técnico. In: XIII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Recife: Universidade Federal de Pernambuco.

OLIVEIRA, Nelda Plentz de (2011).Formação continuada de professores e o desenvolvimento de currículos integrados na educação profissional e tecnológica. Tese (Doutorado) - Universidade de Campinas, Campinas.

ORSO, Ana Paula Grochocki. (2011).As políticas educacionais de formação de professores dos cursos técnicos em nível médio: cursos profissionalizantes no Paraná. Dissertação (Mestrado) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba.

PAIVA, Cantaluce, Mércia Ferreira. (2012).A identidade docente na educação profissional: como se forma o professor.In: 35 REUNIÃO DA ANPED. Porto de Galinhas. Trabalhos apresentados. Porto de Galinhas, PE.

PEREZ, Deivis. (2010). Paradigmas de formação: estudo sobre um modelo de capacitação e desenvolvimento de professores para a educação profissional. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

PIMENTA, S. G. (2009). Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 7ª ed. São Paulo: Cortez, p. 15-34.

QUADROS, Claudemir de.; Santos, Leila Maria Araújo; Rodrigues, Maria Luiza; Barichello, Marta Roseli de Azeredo. (2010). Interdisciplinaridade na formação pedagógica de docentes para a educação profissional: algumas aproximações. XV ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais.

SANTOS, patrícia penha dos. (2011).Formação continuada de educadores: um olhar focado na educação profissional e nas movimentações das tecnologias da comunicação e informação. Dissertação (Mestrado) - Centro Universitário La Salle, Canoas.

SANTOS, Luciana Dalla Nora dos; FIGHERA, Adriana Cláudia Martins; JUCHEM, Luiza de Salles (2012). A formação pedagógica do professor da educação profissional e tecnológica. XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Campinas: Universidade Estadual de Campinas.

SIMIONATO, Margareth Fadanelli. (2011). A formação do professor do ensino técnico e a cultura docente. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

URBANETZ, Sandra Terezinha. (2011). A constituição do docente para a educação profissional. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

Downloads

Publicado

23/09/2018

Como Citar

Said Pierre Carneiro, I. M., & Dias Cavalcante, M. M. (2018). A PRODUÇÃO ACADÊMICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. HOLOS, 3, 201–227. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5993

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.