GAMIFICATION E A WEB 2.0: planejando processo ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2017.5759

Palavras-chave:

Educação, Tecnologia, Ensino.

Resumo

Este trabalho tem a finalidade de apresentar estratégias de utilização de plataforma digital para engajar e dinamizar o processo de ensino. Compreendo assim o conceito da gamificação como um processo que pode ser desenvolvido no ensino-aprendizagem, alinhando os conceitos Web 2.0. Desde o seu aparecimento a Internet (Web), a gamificação tem se apresentado como uma poderosa ferramenta que pode ser utilizada em vários contextos, inclusive na educação, com suas interfaces interativas e dinâmicas. A gamificação do inglês gamification um é conceito que reflete: engajamento, jogabilidade, sistemas de recompensas e ensinos colaborativos. A proposta é apresentar uma metodologia baseada em 3 etapas: A Etapa 01 corresponde à parte de planejamento onde professor pode organizar, a partir de vários pontos: textos, situação problema, a temática de uma aula. A Etapa 02, momento da interação do professor com a plataforma Socrative, criação dos questionários. Etapa 03, momento da aula, onde o professor disponibiliza o acesso por meio de código, de forma que os alunos tenham a possibilidade de acessar os quiz e estudar de modo colaborativo (equipes de estudos) e individual, assim, tendo condições para rever o conteúdo, estudar em casa ou no laboratório de informática da instituição de ensino ou de outro local que lhe for conveniente, por sua característica multi-plataforma: celular, tablet. O planejamento gamificado torna a aula mais inovadora e interativa, onde os alunos, passam a ser agentes ativos do processo de ensino-aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Washington Sales do Monte, Faculdade Vale do Jaguaribe Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar

Doutorando em Ciência da Propriedade Intelectual (USF), Mestre em Ambiente, Tecnologia e Sociedade (UFERSA), Especialista em Docência do Ensino Supeior e Consultoria Empresarial, Graduado em Marketing.

Marcelo Martins Barreto, FACEP - Faculdade Evolução Alto Oeste Potiguar.

Graduado em Adminstração e Pós Graduando em Gestão de Pessoas pela FACEP.

Alexsandra Bezerra da Rocha, Universidade Federal de Campina Grande, campos Cajazeiras.

Professora da Universidade Federal de Campina Grande, campos Cajazeiras. Doutora em Geografia - linha de pesquisa Dinâmica Territorial e Ambiental - UFC - com período Sanduíche na Universidade de Lisboa - Portugal, Mestre em Geografia - UFC. Coordenadora do Grupo de Pesquisa no CNPq Alfabetização e letramento cartográfico analise de dados espaciais. Coordenadora do Laboratório de Cartografia e Geoprocessamento - LACARGEO.

Referências

ABRANTES, Rodrigo. A jogada: sabedoria dos jogos para jovens visionários. [s. l.]: Bestseller, 2014. 90 p.

ADOLPHO, Conrado. Google Marketing: O guia definitivo de Marketing Digital. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2009.

ALVES, Lynn Rosalina Gama; MINHO, Marcelle Rose da Silva; DINIZ, Marcelo Vera Cruz. Gamificação: diálogos com a educação. In: FADEL, Luciane Maria et al.Gamificação na Educação. São Paulo: Pimenta Cultural, 2014. Cap. 3. p. 74-97.

AMORA. Dimmi. Professor, você está preparado para ser dono de um meio de comunicação de massa? (IN). FREIRE, Wendel (org). Tecnologia e educação: as mídias na prática docente. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

CUNHA, Lucas Felipe da; GASPARINI, Isabela; BERKENBROCK, Carla D. M.. Investigando o uso de gamificação para aumentar o engajamento em sistemas colaborativos. In: WORKSHOP SOBRE ASPECTOS DA INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NA WEB SOCIAL (WAIHCWS'13), 5., 2013, Manaus. Proceedings. Manaus: Ceur-ws.org, 2013. p. 28 - 33. Disponível em: <http://migre.me/mGWx8>. Acesso em: 03 ago. 2014.

FARDO, Marcelo Luis. A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. Revista Renote: Novas Tecnologias da Educação, Caxias do Sul, v. 12, p.1-9, jul. 2013. ISSN 1679-1916 (versão on-line).

HUIZINGA, Johan. Homo ludens. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 2000.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

______. Cibercultura. (Trad. Carlos Irineu da Costa). São Paulo: Editora 34, 2009.

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Introdução à administração. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

MCGONIGAL, Jane. A realidade em jogo: por que os games nos tornam melhores e como ele podem mudar o mundo. Rio de Janeiro: Best Seller Ltda., 2012.

SOCRATIVE. Homepage site socrative. Disponível em: <http://www.socrative.com/>. Acesso em: 03 ago. 2014.

VIANNA, Ysmar et. al. Gamification, Inc. Como reinventar empresas a partir de jogos. Rio de Janeiro: Mjv Press, 2013.

WEILLER, Thais Arrias. Game design inteligente: elementos de design de videogames, como funcionam e como utilizá-los dentro e fora de jogos. 2012. 156 f. Dissertação (Mestrado) – Curso de Comunicação, Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.

Downloads

Publicado

06/09/2017

Como Citar

do Monte, W. S., Barreto, M. M., & da Rocha, A. B. (2017). GAMIFICATION E A WEB 2.0: planejando processo ensino-aprendizagem. HOLOS, 3, 90–97. https://doi.org/10.15628/holos.2017.5759

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.