A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.5724

Palavras-chave:

Conhecimento matemático, Ensino de Matemática, Pedagogia, Estudo Longitudinal

Resumo

O presente estudo está inserido no campo da Educação Matemática e de forma mais direta relaciona-se à formação dos professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Trata-se de levantamento descritivo-analítico, no contexto de uma abordagem qualitativa por meio de estudo longitudinal. O estudo foi realizado com estudantes do curso de Pedagogia que ingressaram no curso em 2007 e o concluíram no ano de 2010. Apresentamos resultados sobre a relação dos alunos com o conhecimento matemático e seu ensino durante o período de formação inicial. A partir de textos produzidos pelos sujeitos da pesquisa ao final de cada ano do curso de Pedagogia (2007, 2008, 2009 e 2010), visualizamos alterações em relação ao conhecimento matemático e seu ensino.  Tais alterações indicam que eles terminam o curso mais próximos do conhecimento matemático, afirmam a necessidade de constante estudo sobre essa área e  há rupturas de crenças como aquelas relacionadas à matemática ser inacessível. Também percebemos preocupação dos sujeitos com a relação professor-aluno no processo de ensino e aprendizagem da Matemática bem como com a utilização de atividades diversificadas, brincadeiras, jogos, necessidade de explicar os conceitos de diferentes formas, utilização de diferentes materiais didáticos, necessidade de mostrar aplicações dos conceitos matemáticos.

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Biografia do Autor

Eliane Maria Vani Ortega, FCT- UNESP Presidente Prudente -SP Departamento de Educação

Licenciada em Matemática-FCT-Unesp de Presidente Prudente

Mestre em Educação-FFC da Unesp /Marília

Doutora em Educação-FE USP/São Paulo

Profa Assistente Doutora do Departamento de Educação da FCT-Unesp de Presidente Prudente- Área de ensino de Matemática

Vinício de Macedo Santos, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP

Licenciado em Matemática e Estatística-USP

Mestre em Educação: História, Política, Sociedade-PUCSP

Doutor em Educação- USP

Livre docente  pela Faculdade de Educação da USP desde 2008 na área de metodologia do Ensino de Matemática

Professor Titular da FEUSP pelo Departamento de metodologia  de Ensino e Educação Comparada.

Pós doutorado - Departamento de Didáctica das Matemáticas da Universidade de Sevilha

Pós doutorado- École des Hautes Études en Sciences  Sociales de Paris

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Publicado

11/06/2018

Como Citar

Ortega, E. M. V., & Santos, V. de M. (2018). A RELAÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA COM O CONHECIMENTO MATEMÁTICO E SEU ENSINO: UM ESTUDO LONGITUDINAL. HOLOS, 2, 207–224. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5724

Edição

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ARTIGOS

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