O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2020.5634

Palavras-chave:

Processo de produção textual, Revisão de textos, Habilidades metatextuais.

Resumo

Objetivou-se analisar a prática pedagógica destinada à produção de textos a fim de identificar as estratégias didáticas adotadas para o planejamento e a revisão da produção dos estudantes. Foram realizadas trinta e uma horas de observação da prática de professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Verificou-se que nas atividades de planejamento as professoras propiciaram a leitura de diferentes textos e promoveram discussões sobre os conteúdos que seriam abordados nas produções. As atividades de revisão foram prevalentes após o término da primeira versão dos textos. Conclui-se que os encaminhamentos observados não possibilitaram aos estudantes relevante melhoria no desempenho em relação à coesão e à coerência nos textos produzidos e, principalmente, na gestão consciente dos elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais. Infere-se que o planejamento e a revisão são atividades metatextuais que contribuem para o desempenho na escrita e, portanto, são ações que precisam ser contempladas na prática pedagógica para um eficiente processo de ensino-aprendizagem da produção textual.

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Biografia do Autor

Thalita Folmann da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná- PUCPR

Pedagoga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Professora da Escola de Educação e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Profissional do Magistério na Rede Municipal de Educação de Curitiba. 

Sandra Regina Kirchner Guimarães, Universidade Federal do Paraná- UFPR

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo. Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná. Líder do Grupo de Pesquisa Cognição, Aprendizagem e Desenvolvimento Humano.

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Publicado

19/02/2020

Como Citar

da Silva, T. F., & Guimarães, S. R. K. (2020). O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL. HOLOS, 1, 1–21. https://doi.org/10.15628/holos.2020.5634

Edição

Seção

ARTIGOS

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