O PLANEJAMENTO E A REVISÃO DE TEXTOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.15628/holos.2020.5634Palavras-chave:
Processo de produção textual, Revisão de textos, Habilidades metatextuais.Resumo
Objetivou-se analisar a prática pedagógica destinada à produção de textos a fim de identificar as estratégias didáticas adotadas para o planejamento e a revisão da produção dos estudantes. Foram realizadas trinta e uma horas de observação da prática de professoras de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Verificou-se que nas atividades de planejamento as professoras propiciaram a leitura de diferentes textos e promoveram discussões sobre os conteúdos que seriam abordados nas produções. As atividades de revisão foram prevalentes após o término da primeira versão dos textos. Conclui-se que os encaminhamentos observados não possibilitaram aos estudantes relevante melhoria no desempenho em relação à coesão e à coerência nos textos produzidos e, principalmente, na gestão consciente dos elementos constitutivos dos diferentes gêneros textuais. Infere-se que o planejamento e a revisão são atividades metatextuais que contribuem para o desempenho na escrita e, portanto, são ações que precisam ser contempladas na prática pedagógica para um eficiente processo de ensino-aprendizagem da produção textual.
Downloads
Referências
Abaurre, M. B. M., Fiad, R.S., Mayrink-Sabinson, M.L.T. (1997). Cenas de aquisição da escrita: o sujeito e o trabalho com o texto. Campinas: Mercado das Letras.
Andrade, R.M.B.L. (2010). Revisão de cartas de reclamação: reflexões sobre as modificações realizadas por crianças. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Antunes, I. (2016). Práticas pedagógicas para o desenvolvimento das competências em escrita. Em F. A. Coelho & R. Palomanes (Orgs.). Ensino de produção textual (pp. 9-21) São Paulo: Contexto.
Calkins, L.M. (2002). A arte de ensinar a escrever: o desenvolvimento do discurso escrito. (D. Batista, Trad.) Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original publicado em 1986)
Castedo, M. & Ferreiro, E. (2013). Produção e revisão de epígrafes em situação didática com crianças de 7 e 9 anos. EM E. Ferreiro. O ingresso na escrita e nas culturas do escrito: seleção de textos de pesquisa. (pp. 385-419). São Paulo: Cortez, 2013.
Costa, M.C.F. (2010) O papel da revisão textual em textos reescritos por crianças. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE
Cunha, C. & Cintra, L.F.L. (2008). Nova gramática do português contemporâneo (5ª ed.). Rio de Janeiro: Lexikon.
Dalla-Bona, E.M. (2012). Letramento literário: ler e escrever literatura nas séries iniciais do ensino fundamental. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná. Curitiba, PR.
D’Elia, M.E.R. (2007). O texto do professor no texto do aluno: intenções e significado. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.
Dutra, E.F. (2011). A revisão textual nos anos iniciais da escolaridade: percursos e procedimentos. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo. São Paulo, SP.
Gombert, J.E. (1992). Metalinguistic Development. Hertfordshire: Harvester Wheatsheaf.
Guimarães, S.R.K. (2013) The role of morphosyntactic awareness in conventional lexical segmentation. Paidéia, 23 (55), 225-233.
Hayes, J.R. & Flower, L. (1980). Identifying the organization of writing processes. Em L.W. Gregg & E. R. Steinberg (Orgs.). Cognitive processes in writing: an interdisciplinary approach. (pp. 3-30) Hillsdale, NJ: Lawrence Erlbaum.
Jolibert, J. (1994). Formando crianças produtoras de texto. Porto Alegre: Artmed.
Koch, I.V. & Elias, V.M. (2016). Escrever e argumentar. São Paulo: Contexto.
Leal, T.F. & Melo, K.L.R. de. (2007). Produção de textos: introdução ao tema. Em T. F. Leal & A. C. P. Brandão (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental (pp. 11-27) Belo Horizonte: Autêntica.
Lucena, R.N. (2013). A revisão no planejamento, na textualização e na edição: estudo sobre as habilidades das crianças de planejar, revisar e refletir sobre as alterações no texto. Tese de Doutorado. Universidade Federal de Pernambuco. Recife, PE.
Melo, K.L.R. & Silva, A. da (2007). Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. Em Em T. F. Leal & A. C. P. Brandão (Orgs.). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no ensino fundamental (pp. 81-98). Belo Horizonte: Autêntica.
Nascimento, C.E.R. (2009). Escrevendo relatórios em sala de aula: gênero discursivo, circulação e referenciação. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP.
Pereira, L.A. (2008). Escrever com as crianças: como fazer bons leitores e escritores. Porto: Porto Editora.
Rocha, G. (1999). A apropriação das habilidades textuais pela criança. Campinas: Papirus.
Spinillo, A.G. (2009). A consciência metatextual. Em M. da Mota (Org.). Desenvolvimento metalinguístico: questões contemporâneas (pp. 77-113). São Paulo: Casa do Psicólogo.
Sampieri, R. H., Collado, C. F. & Lucio, M. del P. (2013). Metodologia de Pesquisa (5ª ed.). Porto Alegre: Penso.
Spinillo, A.G. (2015). “Por que você alterou isso aqui?” As razões que as crianças adotam quando fazem alterações ao revisar seus textos. Letras de Hoje, 59(1), 32-39.
Travaglia, L.C. (2016). Planejamento de textos para sua produção. EM F. A. Coelho & R. Palomanes (Orgs.). Ensino de produção textual (pp. 87-107). São Paulo: Contexto.