Estudo Comparativo de Ferramentas Computacionais para Modelagem Geométrica e cubagem de Maciços Rochosos

Autores

  • Suelen Silva Rocha Universidade Federal de Pernambuco
  • Júlio César de Souza Universidade Federal de Pernambuco
  • Ítalo Marcolino do Carmo Universidade Federal de Pernambuco
  • Hermeson Carneiro Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.15628/holos.2018.5361

Palavras-chave:

Modelagem, Maciço rochoso, Ferramentas computacionais, Avaliação de Reservas

Resumo

O desenvolvimento mineiro ocorre em diversas etapas. Na fase inicial da atividade de mineração realiza-se uma análise prévia para quantificação e qualificação do minério passível de ser extraído de modo rentável, constituindo-se em uma gestão dos recursos e reservas minerais. Essa etapa é fundamental por caracterizar-se como fator de determinação para maximização da recuperação do minério, o que implica na vida útil e lucratividade do empreendimento mineiro através do reconhecimento geológico do depósito mineral que está sujeito de ser materializado por vários tipos de modelos. Neste contexto, é fundamental a elaboração de um modelo geomorfológico representativo do corpo mineralizado baseado em informações recolhidas por meio de técnicas de prospecção geológica e levantamentos de campo. Por ser realizado na fase inicial, a precisão dos resultados desses trabalhos geralmente não se constitui fator decisivo na seleção dos alvos de pesquisa de detalhe devido à carência de dados de campo e necessidade de custos reduzidos, sendo admitidas variações de até 30% nos valores determinados. O desenvolvimento contínuo das ferramentas computacionais permite que modelos geomorfológicos das ocorrências minerais possam ser elaborados de maneira rápida e precisa com baixo custo operacional. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma metodologia para modelagem geométrica de maciços rochosos a partir do uso de softwares de baixo custo e ilustrar na prática a aplicação da mesma para determinação do volume de maciços rochosos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Suelen Silva Rocha, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheira de Minas e Meio Ambiente - Universidade Federal do Pará (2014)

Mestre em Engenharia Mineral - Laboratório de Planejamento de Lavra/ Departamento de Engenharia de Minas/ Universidade Federal de Pernambuco (2017)

Júlio César de Souza, Universidade Federal de Pernambuco

Graduado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1988), Mestre em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991) e Doutor em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996).

Atualmente:

Coordenador do Programa de Pós-graduação em Engenharia Mineral da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Coordenador do Laboratório de Planejamento de Lavra do Departamento de Engenharia de minas da UFPE

Ítalo Marcolino do Carmo, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro de Minas - Universidade Federal de Pernambuco (2011)

Mestre em Engenharia Mineral - Laboratório de Planejamento de Lavra/ Departamento de Engenharia de Minas/ Universidade Federal de Pernambuco (2013)

Hermeson Carneiro Rodrigues, Universidade Federal de Pernambuco

Engenheiro de Minas e Meio Ambiente, graduado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (2014).

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mineral da Universidade Federal de Pernambuco.

Referências

Barnes, M. P. (1980). Computer-Assisted Mineral Appraisal and Feasibility. New York: Soe. Min. Eng.

Carmo, I. M. (2013). Estudo Comparativo de Ferramentas Computacionais para Modelagem geométrica e Cubagem de Maciços Rochosos. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, PE, Brasil.

Carmo, F. A. R., Curi, A., & Sousa W. T. (2006). Otimização econômica de explotações a céu aberto. Revista Escola de Minas, 59(3), 317-321.

CPRM – Serviço Geológico do Brasil (2001). CD-ROM.

Curi, A., Neme, M. B., Silva, J. M., & Carneiro, A. C. B. (2011) Realização de projeto de lavra de mina subterrânea com utilização de aplicativos específicos. Revista Escola de Minas, 64, 519-524.

Curi, A., Pereira, M. A., Sousa, W. T., & Silva, V. C. (2013). Final open pit design for Monte Raso phosphate mine. International Journal of Modern Engineering Research, 3, 3780-3785.

Curi, A. (2014). Minas a Céu Aberto – planejamento de lavra. São Paulo: Oficina de textos.

Devore, J. L. (2006). Probabilidade e estatística: para engenharia e ciências. São Paulo: Pioneira Thompson Learning.

Gama, C. A. J. V. D. (1974) – Modelo computacional de uma exploração mineira. Revista Geologia e Metalurgia, 35, 289 – 324.

Gama, C. A. J. V. D. (1986). Evolução dos Métodos de Cálculo de Reservas Minerais. Revista Brasil Mineral, (28), 36-42.

Girodo, A. C. (2006). Planejamento da produção mineral: material didático instrucional. Belo Horizonte: IETEC.

Google Earth. Acesso a Jussaral por Recife. 2013.

Hustrulid, W., Kuchta, M., & Martin, R. (2013). Open Pit Mine – planning & design. 3rd edition. New Youk: CRC Press

Pinto, C. L. L., & Dutra, J. I. G. (2008). Introdução ao planejamento e operação de lavra (a céu aberto e subterrânea). Belo Horizonte: UFMG.

Revuelta, M. B. & Jimeno, C. L. (2012). Manual de Evaluación y Diseño de Explotaciones Mineras. Madrid: Entorno Gráfico.

Sad, J. H. G., & Valente, J. M. (2007). Delineação de depósitos minerais. Belo Horizonte: Rona.

Sousa, J. C. (1991). Estudo de viabilidade econômica preliminar de alternativas para o beneficiamento do carvão de Candiota. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.

Tomi, G. Modelagem geológica informatizada em Datamine. In J. K. Yamamoto. Avaliação e Classificação de Reservas Minerais (pp. 164-191). São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Yamamoto, J. K. (2001). Avaliação e Classificação de Reservas Minerais. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo.

Yamamoto, J. K., & Conde, R. P. (1996). Avaliação de reservas por métodos computacionais: um estudo de caso na Mina de Canoas 2 (PR). Revista Brasileira de Geociências, 26(1), 35-42.

Yamamoto, J. K., & Landim, P. M. B. (2013). Geoestatística: conceitos e aplicações. São Paulo: Oficina de textos.

Downloads

Publicado

11/06/2018

Como Citar

Rocha, S. S., de Souza, J. C., Carmo, Ítalo M. do, & Rodrigues, H. C. (2018). Estudo Comparativo de Ferramentas Computacionais para Modelagem Geométrica e cubagem de Maciços Rochosos. HOLOS, 2, 60–77. https://doi.org/10.15628/holos.2018.5361

Edição

Seção

ARTIGOS

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.